Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Quem fez mais pelos trabalhadores da educação publica do Pará? Simão Jatene ou Ana Júlia?

Quem fez mais pelos trabalhadores da educação publica do Pará?

Vamos analisar ações dos dois candidatos ao governo do Pará na área da educação em nosso estado:

image

Simão Jatene

! Governou por quatro anos o Pará e nesse período pouco investiu na reforma e melhorias das escolas públicas do nosso estado. Em Mosqueiro nenhuma escola estadual foi reformada por Jatene.

! Pagava os salários dos funcionários da Seduc geralmente lá pelos dias 04 a 05 de cada mês. Os funcionários da Seduc eram os últimos servidores a receber seus vencimentos na folha de pagamento do estado.

! Não pagava vale-refeição aos servidores da Seduc.

! Terceirizou os serviços de apoio nas Escolas Estaduais. Contratou trabalhadores terceirizados para realizar tais funções dentro das unidades de ensino e tentou transferir os funcionário(a)s das escolas de Mosqueiro para municípios “próximos” como Santa Isabel, Benevides, Marituba, Ananindeua.

! Criou a famigerada corregedoria da Seduc. Lembremos que o corregedor era um “delegado-juiz” que punia e perseguia servidores em geral, em especial os professores.

! Os diretores eram nomeados politiqueiramente, conforme a as relações de apadrinhamento e de conchavos do governo tucano.

! Ocorriam corriqueiramente descontos inexplicáveis e abusivos no contracheque dos professores e técnicos pedagógicos.

! A lotação dos professores da rede estadual, todo começo de ano, era “um deus nos acuda,” haja vista, que, segundo a Seduc, existia a imposição da LDB determinando carga horária de até 200 horas. Assim, muitos professores ficavam angustiados com a não possibilidade de extrapolação de sua carga horária para mais de 200 horas de trabalho.

! Existia uma portaria criada pela secretaria “Rosa Cunha” que determinava que o professor/técnico pedagógico que solicitasse licença-prêmio ou licença-curso não teria garantido o seu retorno à escola na qual estava lotado. Em outras palavras essa portaria impedia aos professores e técnicos pedagógicos o direito a se qualificar profissionalmente, por meio de cursos de especialização, mestrado e doutorado, além de não garantir o descanso legal da licença-prêmio.

! Havia cota reduzida para a liberação de professores para a licença-curso (mestrado e doutorado), além da determinação de descontos nos vencimentos do professor/técnico licenciado. O valor da bolsa-curso ofertada aos professores e técnicos pedagógicos que se licenciavam para fazer mestrado e doutorado não cobria as perdas dos descontos do contracheque.

! Sucateou o Sistema Modular de Ensino (SOME): cortou a gratificação de interiorização paga aos professores e técnicos pedagógicos, reduziu os investimentos para a manutenção do sistema, cortou convênios com prefeituras que mantinham o SOME em muitos municípios paraenses.

! Aumentou a contratação temporária de professores, técnicos e funcionários em geral, fato que levou o ministério público do trabalho a exigir a demissão e realização de concurso público para área da educação e de outros setores do serviço público do estado do Pará.

! Municipalizou o ensino fundamental em diversos municípios paraenses. A municipalização piorou ainda mais a qualidade do ensino fundamental nesses municípios. Essa municipalização provocou perdas salariais e prejuízos aos profissionais da educação que foram na “marra” municipalizados.

! Criou o cred-livro no valor de 150 reais ofertado apenas aos professores de sala de aula, lotados com carga horária de 200 horas nas escolas da Seduc, técnicos pedagógicos e diretores não tinham direito a tal benefício.

Obs: Observe que o “Jateve,” teve quatro anos no governo (2003 a 2006) e não conseguiu melhorar a educação pública do Pará, nem as condições de trabalho dos profissionais da educação em nosso estado. Muito pelo contrário, analisando as realizações destacadas acima no governo do “Pescador-Simão”, concluímos que a educação pública estadual piorou e os trabalhadores da educação “amargaram tempos ruins.”

Quem fez mais pelos trabalhadores da educação publica do Pará?

Vamos analisar ações dos dois candidatos ao governo do Pará na área da educação em nosso estado:

image

Ana Júlia

! Governa há três anos e nove meses e nesse período investiu na reforma de mais de 500 escolas públicas da rede estadual. Em Mosqueiro reformou, climatizou e construiu o auditório da escola estadual Honorato Filgueiras (investimentos de 1 milhão de reais), reformou e climatizou a escola estadual Abelardo Leão Conduru (investimentos de 580 mil reais), reformou e ampliou a escola estadual Maria Luiza Pires (Furo das Marinhas).

! Passou a pagar os salários dos funcionários da Seduc geralmente no último dia útil de cada mês. Ofereceu empréstimo consignado (a juros baixos) no Banpará a todos os servidores estaduais.

! Passou a pagar vale-refeição a todos os servidores da Seduc

! Extinguiu a famigerada corregedoria e criou a ouvidoria da Seduc. A ouvidoria recebe denúncias contra servidores e as analisa, se surgirem indícios claros sobre a má conduta do servidor, abre procedimento administrativo contra o servidor denunciado.

! Vem ocorrendo eleições diretas dos diretores das escolas estaduais em todo o estado do Pará. Acabaram as nomeações por critérios politiqueiros.

! Reajustou os salários dos professores e técnicos pedagógicos com percentuais de aumento anual sempre acima da inflação. É claro que não foram os reajustes que a categoria almejava, porém garantiu a reposição da inflação dos últimos quatro anos com um pouco de ganho real.

! A lotação dos professores da rede estadual passou a ser organizada com base nas diretrizes da LDB que determina carga horária de até 200 horas. Porém, dependendo da necessidade da escola e da disponibilidade dos professores a extrapolação é permitida sem nenhum problema.

! Foi criada a portaria nº 219/2007, assinada pelo secretario Mário Cardoso, que garante aos professor/técnico pedagógico licença-prêmio ou licença-curso retorno à escola na qual está lotado. Em outras palavras, essa portaria permite aos professores e técnicos pedagógicos o direito a se qualificar profissionalmente, por meio de cursos de especialização, mestrado e doutorado.

! Houve ampliação na liberação de professores/técnicos pedagógicos para a licença-curso (mestrado e doutorado), além do não desconto nos vencimentos dos mesmos. A bolsa-curso ofertada aos professores e técnicos pedagógicos que se licenciam para fazer mestrado e doutorado sofreu reajustes razoáveis nos valores.

! Criou o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos professores e técnicos pedagógicos. O PCCR vai passar a vigorar no começo de 2011.

! Investiu na reestruturação do Sistema Modular de Ensino (SOME): com o PCCR, a gratificação de interiorização vai voltar a ser paga aos professores e técnicos pedagógicos, realizou novos convênios com prefeituras para manter o SOME em vários municípios paraenses.

! Foi obrigada a demitir por imposição do Ministério público do trabalho, milhares de funcionários temporários, inclusive professores (contratados temporariamente pela dupla: Almir/Jatene). Contudo, realizou um amplo concurso público para a efetivação de funcionários técnico-administrativos, professores e técnicos pedagógicos. Já foram nomeados aproximadamente 14 mil profissionais da educação. No começo de 2011, todos os concursados, ainda não chamados, serão nomeados.

! Brecou o processo de municipalização do ensino fundamental no estado do Pará. Acabando assim, com uma política amplamente desenvolvida nas gestões do Almir/Jatene.

! Criou o Cred-leitura, que passou a ser ofertado a professores, técnicos em educação e diretores das escolas da Seduc. Tal benefício extendeu-se aos professores da UEPA. O valor foi corrigido para 200 reais na última Feira do livro de 2010.

! Criou em parceria com o governo federal o projeto “Escola de Portas Abertas” “Mais Educação” e “Ensino Médio Inovador"

! Entregou kit escolar a todos os alunos da rede estadual de educação no ano de 2009.

Obs: Observe que a Ana Júlia, nos últimos três anos e nove meses (2007 a 2010), mesmo enfrentando muitas dificuldades deixadas pelo governo anterior, conseguiu resolver alguns problemas existentes na educação pública do Pará. Ocorreram melhorias nas condições de trabalho dos profissionais da educação da rede estadual. Concluímos, então, que a educação pública estadual e os trabalhadores da educação “vivem tempos melhores.”

Comentário do blog: A Ana júlia fez mais pela educação pública e pelos trabalhadores da educação pública paraense (porém, ficou devendo é claro). Já o “Simão Jateve”, prometeu bastante há quatro anos atrás e não cumpriu as promessas de campanha (ficou devendo muito, não resta a menor dúvida). Então, colegas  educadores é melhor votar em quem foi menos ruim para a educação pública do Pará.

Tucano não gosta de mulher

image

Tucano não gosta de mulher

Representantes do PSDB nacional entraram semana passada junto ao TSE com um pedido de proibição da música “Eu gosto de mulher”, da banda paulistana Ultraje a Rigor, durante o período de campanha eleitoral.


A música, que fez sucesso a partir do final dos anos 80, faz em determinado momento a seguinte citação: “Mulher dona-de-casa, mulher pra presidente”.


O partido acredita que a música caracteriza propaganda para a candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, principal concorrente do partido tucano, e deve ser proibida de tocar nas rádios brasileiras durante o período de eleição.


“É um absurdo, temos que ficar de olho neste tipo de propaganda discreta” – disse Sérgio Guerra, presidente do PSDB – “é preciso ter atenção, pois detalhes como este ficam na mente do eleitor e influenciam no momento do voto”, completou em tom repreendedor.


Caso não consiga vetar a reprodução da música nas rádios, o partido pretende sugerir a substituição da frase por outra que não faça apologia a nenhum candidato – ou candidata – que dispute as eleições deste ano.


O PT se manifestou dizendo que não tem nenhuma ligação com a banda. Em nota à imprensa, o partido do presidente Lula e da candidata Dilma diz se tratar “de uma feliz coincidência”.


A música, que tem mais de 20 anos e fez sucesso a partir do final dos anos 80, faz em determinado momento a seguinte citação:


Não fosse por mulher eu nem era roqueiro
Mulher que se atrasa, mulher que vai na frente
Mulher dona-de-casa, mulher pra presidente…..


Fala Sérgio Guerra, isso que é ter medo de (ou da) mulher…
E já que vocês lembraram:

Mulher pra presidente,
Ooo ooo ooo oo, Mulher pra presidente………..

Repostado  do blog: Conversa Afiada de Paulo Henrique Amorim – publicado no dia  30 de junho de 2010.

Comentário do blog: O Sérgio Guerra (presidente do PSDB) já estava prevendo a vitória da companheira Dilma Rousseff, lá em junho passado. Talvez isso explique esse novo tipo de trauma tucano: “Dilmofobia.” Em outras palavras: fobia de mulher na presidência do Brasil, ou não seria: “Boiolagem amarela” mesmo!?

Pesquisa diária Vox /Band/iG: Dilma venceria no 1º turno com 47% - Quinta-feira, 30 de setembro de 2010 - 19h30

Jornal da Band

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rouseff, estaria eleita no primeiro turno se o pleito fosse hoje, segundo pesquisa diária Vox Populi/Band/iG divulgada nesta quinta-feira.
De acordo com os números fechados ontem, a petista permanece com 49% das intenções de voto, enquanto José Serra (PSDB) se mantém com 26% e Marina Silva (PV) segue com 12%.
Votos brancos e nulos somam 4%, e os indecisos são 8%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Esse tipo de levantamento, chamado de "tracking", é atualizado todos os dias e serve para antecipar as tendências do eleitorado. Na pesquisa, o Vox Populi faz 500 entrevistas diárias e trabalha com uma amostra consolidada de 2.000 entrevistas a cada quatro dias. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 27.428/10.

Comentário do blog: Tá chegando a hora da vitória “é Dilma lá e Ana aqui.” Vamos as ruas companheirada consolidar e/ou conquistar votos para as nossas mulheres petistas.Vamos ganhar no 1º turno.

Conheça seu candidato I

 

Related Posts with Thumbnails

Pode ser, Tanto às 11:39 0 se aventuraram

Onde tem mais: Besteiras, Eleições 2010

Visite:http://domistecofernandel.blogspot.com/

Postado por Rato!

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Certos candidatos fazem de tudo ….! Para ganhar voto. Mudam até de cor, olhem o exemplo abaixo: antes ele foi azul; até recentemente era amarelo; agora tá verde… Dá para confiar nesse cara?

image

Comentário do blog: Não sei não! Acho que não dá para confiar em candidato que vive mudando de cor. Será que ele vai cumprir o que anda prometendo por ai? No passado recente prometeu “mundos e fundos” aos paraenses, ganhou a confiança do povo paraense, teve a sua chance, mas não cumpriu o que prometeu. Agora ele quer de novo a confiança dos paraenses. Na dúvida “mano”, é melhor não confiar em candidato “camaleão.” Ele “Jateve” a sua chance não soube aproveitar, desperdiçou….

Dilma mantêm a dianteira e deve vencer no 1º turno com uma vantagem de pelo menos 13 milhões de votos.

Quarta-feira, 29 de setembro de 2010 – 19h30.     

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, manteve 49% das intenções de voto e estaria eleita se o pleito fosse hoje, segundo a pesquisa diária Vox Populi/Band/iG divulgada nesta quarta-feira.
Os dados levantados ontem apontam que o segundo colocado, José Serra (PSDB), subiu de 25% para 26%, enquanto Marina Silva (PV) permaneceu com 12% em relação à última pesquisa.
Votos brancos e nulos somam 3%, e os indecisos são 9%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O “tracking” tem a renovação da amostra de entrevistados como sua principal diferença em relação às pesquisas convencionais. O Vox Populi ouve 500 eleitores por dia e trabalha com uma amostra consolidada de 2.000 entrevistas a cada quatro dias. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 27.428/10.

Comentário do blog: Tá chegando a hora…! Tem tucuno desesperado. E o que é pior “a laia do FHC, Serra, Arthur Virgilho e Cia,” além de uma derrota estrondosa na disputa presidencial, vão também, ser derrotado na disputa em Minas e São Paulo. E o “Demos” não vai sobrar nem poeira para a posteridade. Tchau!!! resquicio da ditadura militar, leva contigo as péssimas lembranças da ARENA, do PDS e do PFL. Vai de retro…!!! Satanás…!!! Não vai deixar nenhuma saudade!!! A classe trabalhadora brasileira dá as condolências … ao fim de uma ideologia partidária ultra-conservadora, entreguista, retrograda, mafiosa e perversa.

STF: discussão sobre Ficha Limpa volta à estaca zero

 

No Blog do Noblat

Após ficarem divididos sobre a validade da Lei da Ficha Limpa para este ano, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, na tarde de hoje (29), por 6 a 4, extinguir o julgamento sobre a questão.

A decisão foi tomada porque após o empate em 5 a 5 - ocorrido na madrugada da última sexta-feira (24) -, o autor do recurso, Joaquim Roriz (PSC), desistiu da candidatura ao governo do DF e da ação.

Anteriormente, Roriz foi enquadrado nas novas regras de inelegibilidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por ter renunciado do mandato de senador, em 2007, para escapar de um processo no Conselho de Ética.

Na prática, com a decisão de hoje do STF é como se não tivesse ocorrido o julgamento em que houve o empate. Ou seja, a validade da Lei da Ficha Limpa ainda é uma incógnita para as próximas eleições do dia 3 de outubro.

Uma nova discussão sobre a Lei deve ocorre apenas quando um novo recurso de outro político chegar ao STF.

Na sessão de hoje votaram pela extinção do recurso: Cezar Peluso (presidente), Dias Toffoli, Marco Aurélio, Celso de Mello, Ellen Gracie e Gilmar Mendes.

Votaram pela manutenção do recurso: Ayres Britto, Joaquim Barbosa, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski.

Se você vota no Pará, pense bem antes de dar o seu voto a qualquer um dos nomes abaixo

Via Blog do Congresso em foco

Lista dos candidatos do Pará que se enquadram em pelo menos uma das situações abaixo:
- Foram barrados pela Lei da Ficha Limpa;
- São réus em ações penais;
- Foram denunciados como integrantes do esquema dos sanguessugas;
- Tiveram parecer pela cassação nos conselhos de Ética da Câmara ou do Senado;
- Foram presos em ações das polícias Civil e Federal:

1- Antônio Armando Amaral de Castro (PSDB) – candidato a deputado estadual – barrado com base na Lei da Ficha Limpa

2- Asdrúbal Bentes (PMDB) – candidato a deputado federal – réu na Ação Penal  481 (Estelionato, formação de quadrilha e crime eleitoral). Data de autuação: 17/04/2008. O que diz o deputado:
“Ao tempo em que agradeço a sua gentileza de me conceder espaço para apresentar explicações sobre o inquérito 2197, que tramita no STF, tendo como autor o Ministério Público Federal e relator o eminente Ministro Sepúlveda Pertence, valho-me do ensejo para prestar os seguintes esclarecimentos:
A denúncia apresentada ao Supremo Tribunal Federal pelo eminente Procurador-Geral da República, Dr. Antônio Fernando Barros e Silva de Souza, tem como fundamento a suposta prática de crime contra o planejamento familiar. A denúncia consiste no pretenso fornecimento de laqueaduras a mulheres carentes em troca de votos nas eleições para o cargo de prefeito do Município de Marabá-PA, em 2004.
Ao ser notificado, apresentei, tempestivamente, a Sua Excelência o Senhor Ministro Relator, resposta preliminar negando peremptoriamente a autoria do delito que me é imputado e refutando uma a uma das acusações contidas no inquérito 2197 com os seguintes argumentos:
Negativa de autoria: pela inexistência nos autos de quaisquer provas indiciárias, testemunhais ou documentais capazes de configurar a autoria dos fatos que me são imputados.
Não configuração do crime de estelionato porque, das provas trazidas aos autos não se extrai que o acusado tenha agido dolosamente para obter vantagem ilícita para si ou para outrem em decorrência de ardil ou artifício provocado na vítima.
Da mesma forma não pode prosperar a imputação que me é feita da prática de crime eleitoral porque os fatos narrados na denúncia teriam ocorrido no período de janeiro a março de 2004 e o entendimento doutrinário e a jurisprudência predominante dos Tribunais de Justiça é de que o crime eleitoral não se configura quando a conduta vedada é cometida fora do processo eleitoral, que se inicia com a escolha dos candidatos em convenção partidária.
Além disso, o crime descrito no art. 299 do Código Eleitoral exige para sua caracterização a abordagem direta ao eleitor com o objetivo de dele obter a promessa de que o voto será obtido ou dado, e nos autos não existem provas dessa abordagem por parte do acusado.
Também quanto ao crime de formação de quadrilha, não há como se manter a denúncia, por não estar presente o elemento subjetivo imprescindível para sua tipificação, qual seja, a associação de mais de três pessoas em caráter permanente e estável com o objetivo de cometer crimes.
As provas trazidas aos autos não são suficientes para possibilitar o enquadramento penal pretendido. Por fim, é inaplicável a denúncia da prática de crime contra o planejamento familiar, consistente na realização de esterilização cirúrgica (art. 15, da Lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996), posto que, não sendo médico, não realizei qualquer operação de laqueadura e nos autos não há prova, indiciária ou testemunhal, de que tenha solicitado a realização dessas cirurgias.
Toda a argumentação da resposta preliminar apresentada ao ministro Relator está fundada em ensinamentos doutrinários e em jurisprudência dos Egrégios Tribunais de Justiça pátrios.
Esclareço, ainda, que os autos estão conclusos ao eminente Ministro Relator Sepúlveda Pertence, aguardando sua manifestação e encaminhamento ao Tribunal para deliberar sobre o recebimento ou rejeição da denúncia.
Estou com a consciência tranqüila de que não cometi os crimes que me são imputados e, como sempre, confiante na Justiça.”

3- Flexa Ribeiro (PSDB) – candidato a senador – preso em 2004 na Operação Pororoca, acusado de participar, através de sua empresa, a Engeplan, de um esquema de fraudes em concorrências públicas. O valor total das obras fraudadas, de acordo com a investigação, ultrapassou R$ 103 milhões. O que diz o senador:
"Ao Congresso em Foco:
Sobre as investigações resultantes da Operação Pororoca, gostaríamos de esclarecer que:
O Senador Flexa Ribeiro não responde à ação penal. Flexa está tranqüilo e à disposição para colaborar mais uma vez com qualquer investigação complementar. Flexa respeita e acredita na atuação do Supremo Tribunal Federal (STF), que no decorrer das diligências poderá verificar a inexistência das supostas violações apontadas. O inquérito 2266 corre em segredo de justiça, determinado pela própria justiça.
É importante ressaltar que a licitação – objeto das investigações – foi suspensa e não acarretou qualquer desembolso por parte da União. Também é fundamental frisar que a empresa da qual Flexa era sócio sequer participou do referido processo licitatório. Também convém ressaltar que Flexa não se enquadra nos rigores da chamada Lei da Ficha Limpa. Afinal, como já foi dito, não responde à ação penal. Por isso mesmo, não teve questionada em nenhum momento a sua candidatura."
4- Lira Maia  (DEM) – candidato a deputado. federal – réu nas Ações Penais 524 (Crime contra a Lei de Licitações. Data de autuação: 09/11/2009); 484 (Crime de responsabilidade. Data de autuação: 30/04/2008); 517 (Crime de responsabilidade. Data de autuação: 26/06/2009); 518 (Crime de responsabilidade. Data de autuação: 29/06/2009). O que diz o deputado:
"Entre os anos de 1997 a 2004, fui Prefeito de minha cidade de Santarém no Estado do Pará. Todos os processos relacionados são frutos do calor da disputa política local com denúncias infundadas junto aos órgãos da esfera judicial aos quais tenho me defendido ao longo dos anos. Acredito fielmente na justiça brasileira e tenho a convicção de que os fatos serão devidamente esclarecidos.
Até a presente data, alguns processos foram arquivados, e, quando aos que estão em curso, acredito que a justiça prevalecerá.
Infelizmente, esse é o ônus de ser um homem público, principalmente tendo exercido mandato de prefeito. Esse ônus não é privilégio meu, a esmagadora maioria dos parlamentares que já exerceu o cargo de prefeito também responde a processos judiciais."

5- Jader Barbalho (PMDB) – candidato a senador. Teve o registro liberado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), mas barrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na Lei da Ficha Limpa. Também é réu nas Ações Penais 336 (emprego irregular de verba pública. Data de autuação: 23/05/2003); 398 (Peculato. Data de autuação: 13/10/2005); 339 (Crime contra o sistema financeiro nacional. Data de autuação: 17/6/2003); 397  (Falsidade ideológica, formação de quadrilha, estelionato, crime de lavagem. Data de autuação: 29/8/2005), e 374 (Crime contra a administração em geral. Data de autuação: 21/06/2004). Foi preso em 2002 na Operação Navalha, acusado de comandar uma organização criminosa que fraudou em R$ 132 milhões a extinta Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). É apontado nesse processo como beneficiário direto das irregularidades e de ter desviado R$ 14 milhões.

6- José Fernandes de Barros (PRB) – candidato a deputado federal – barrado com base na Lei da Ficha Limpa

7- Josué Bengtson (PTB) - candidato a deputado federal. Foi um dos deputados denunciados pela CPI dos Sanguessugas. Responde ao processo 10734-65.2007.4.01.3600) na Justiça Federal de Mato Grosso pelos crimes de quadrilha ou bando, corrupção passiva e de lavagem de dinheiro.
"O empresário Luiz Antônio Vedoin diz que pagou ao hoje ex-deputado Josué Bengtson quase R$ 94 mil em troca da execução de emendas. Desse valor, R$ 39 mil foram para a Igreja do Evangelho Quadrangular, segundo Darci Vedoin. Em contrapartida, Bengtson apresentou emendas no valor de mais de R$ 1,1 milhão, de acordo com a denúncia. Em sua defesa, o ex-deputado disse que nunca fez acordos com os donos da Planam. Bengtson disse que um depósito feito em seu nome se refere a uma oferta dos Vedoin para saldar dívida de campanha. O outro depósito foi uma ajuda dos donos da Planam para a pré-campanha de 2004. Ele disse que, conforme documento, devolveu o dinheiro recebido em agosto de 2006 (época em que estava em pleno funcionamento a CPI dos Sanguessugas). Bengtson disse que o cheque de R$ 35 mil era uma doação para a Igreja do Evangelho Quadrangular. Ele alegou que não tinha nada a ver com propinas em troca de emendas parlamentares.
Josué Bengtson e seu advogado, Luís Maximiliano Telesca, disseram na quinta-feira (23) ter conseguido colocar o processo em uma fase preliminar de produção de provas. Bengtson não acha que isso pode atrapalhar a sua defesa, já que haveria demora em eventual absolvição. “Lamentavelmente, nossa Justiça é muito demorada, mas acontece que houve erro, foi erro deles”, contou o candidato ao Congresso em Foco.
Segundo Telesca, a máfia das ambulâncias existiu, mas é necessário separar os casos. Ele reafirma que o dinheiro recebido por Bengtson se trata de uma doação de campanha e de uma oferta para a igreja presidida pelo então deputado, que é o pastor presidente. O advogado admite que os Vedoin devem ter sonhado em obter vantagens ilegais com a ajuda ao parlamentar. “É possível que quem tenha pago tenha pensado que ele pudesse dar algum benefício em troca, mas não deu nenhum benefício”, conta Telesca.
De acordo o defensor do candidato, a 2ª Vara da Justiça Federal de Mato Grosso ainda vai ouvir de novo algumas testemunhas para falarem sobre as licitações supostamente fraudadas. Por ordem do Tribunal Regional Federal, o juiz Jefferson Schneider deve aguardar que as prefeituras do Pará enviem todos os processos licitatórios questionados.
O candidato Josué Bengtson diz que preferiu não disputar as eleições de 2006, embora ela fosse muito mais fácil do que a atual, porque só precisaria de 30 mil votos para ser eleito, em vez dos 100 mil necessários atualmente por conta da coligação usada. “É uma coisa muito ruim você ter que passar a campanha explicando”, disse o ex-deputado ao Congresso em Foco."

8- Paulo Rocha (PT) – candidato a senador – réu na Ação Penal 470 (Crimes praticados por funcionários públicos contra a administração em geral, quadrilha ou bando e crimes de "lavagem" ou ocultação de bens, direitos ou valores). Data de autuação: 12/11/2007

9- Raimundo Santos (PR) - candidato a deputado estadual. Foi um dos deputados denunciados pela CPI dos Sanguessugas. Responde ao processo 6234-19.2008.4.01.3600  na Justiça Federal de Mato Grosso pelos crimes de quadrilha ou bando, lavagem de dinheiro e contra a Lei de Licitações.
"De acordo com relatório parcial da CPI dos Sanguessugas, Raimundo Santos apresentou R$ 4,8 milhões em emendas suspeitas de abastecerem o esquema de superfaturamento da Planam. O empresário Luiz Antônio Vedoin diz que pagou comissões ao então deputado antecipadamente à execução das emendas. E afirma que teria crédito com o parlamentar porque o combinado era 10% sobre o valor das liberações de dinheiro. Os valores eram pagos a assessores e a um agiota para quem Raimundo Santos devia, segundo a denúncia. Em defesa entregue à Câmara, Santos admite o recebimento do dinheiro, mas nega se tratar de propina em troca de emendas. Disse que os valores recebidos dos Vedoin eram doações para saldar dívidas remanescentes de sua campanha em 2002. O deputado diz que os donos da Planam, ao saberem dos débitos, se ofereceram para pagá-las. "Os depositários quitaram, assim, com os valores depositados, dívidas assumidas no correr da campanha", conta Santos. O deputado diz que suas emendas beneficiaram 17 municípios, mas o grupo Planam venceu licitações em apenas três.
Os funcionários do diretório do PR não souberam indicar os contatos do candidato Raimundo Santos. O site deixado recados na quinta-feira (23). Não houve retorno ao Congresso em Foco."

10-  Roselito Soares da Silva (PR) – candidato a deputado estadual – barrado com base na Lei da Ficha Limpa

11- Wladimir Costa (PMDB-PA) – candidato a deputado federal – réu na Ação Penal 528 (Investigação penal). Data de autuação: 25/02/2010
Veja ainda:
Outros estados

Postado por Rato!

No Blog da Franssinete Florenzano

PT e PMDB no 2º turno

Ana Júlia Carepa declarou, hoje, que o seu segundo voto para o Senado é em Jader Barbalho, em discurso para 1.600 trabalhadores na fábrica da Sococo, em Ananindeua. O apoio foi deliberado em reunião com a direção do PT.

E Helder Barbalho acaba de anunciar no Twitter que os levantamentos internos do PMDB apontam segundo turno no Pará.

TSE confirma que Jader Barbalho é ficha suja; caso vai ao STF

29/09/2010 - 20h21

FELIPE SELIGMAN
DE BRASÍLIA

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) confirmou nesta quarta-fera, por 5 votos a 2, a decisão que barrou a candidatura de Jader Barbalho (PMDB-PA) ao Senado, por considerá-lo "ficha-suja". O caso agora deve ir ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Os ministros do TSE analisaram os chamados embargos de declaração da defesa de Jader. Esses recursos servem para resolver omissões, obscuridades ou contradições ocorridas no primeiro julgamento.

O relator do caso, ministro Arnaldo Versiani, negou o pedido do candidato. Ele foi seguido pelos ministros Cármen Lúcia, Aldir Passarinho Júnior, Hamilton Carvalhido e Ricardo Lewandowski.

Os únicos que concordavam com o pedido do candidato foram Marco Aurélio Mello e Marcelo Ribeiro.

Seus advogados deverão apresentar um recurso extraordinário para que o caso seja analisado pelo STF.

A situação de Jader Barbalho é igual a do ex-candidato ao governo do Distrito Federal, Joaquim Roriz.

Ele renunciou ao cargo de senador, em 2001, para escapar de processo de cassação de mandato e perda dos direitos políticos.
Pela lei do Ficha Limpa, renunciar ao mandato para evitar processo é critério de inelegibilidade.

À época presidente do Senado, Barbalho estava em pé de guerra com o senador Antônio Carlos Magalhães (DEM-BA), morto em 2007. Ele enfrentava seguidas acusações de corrupção e desvio de dinheiro público no Pará.

CARTA DE APOIO DOS PESQUISADORES E PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DO PARÁ À REELEIÇÃO DE ANA JÚLIA

Data folha presidencial

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Dilma mantem a diferença de 11% para a somátoria das intenções de votos de Serra e Marina e venceria no 1º turno, segundo a pesquisa diária Vox Populi/Band/iG

Terça-feira, 28 de setembro de 2010 – 19h32 .

Jornal da Band

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, mantém 49% das intenções de voto, de acordo com pesquisa diária Vox Populi/Band/iG divulgada nesta terça-feira.
Com base em dados coletados ontem, o segundo colocado no levantamento, José Serra (PSDB), subiu de 24% para 25%. Já a concorrente do PV, Marina Silva, caiu de 13% para 12%. As variações estão dentro da margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa aponta ainda que Dilma estaria eleita já no primeiro turno, se a eleição fosse hoje. Votos brancos e nulos somam 4%, e os indecisos são 8%.

Na pesquisa de “tracking”, o Vox Populi faz 500 entrevistas diárias e trabalha com uma amostra consolidada de 2.000 entrevistas a cada quatro dias. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 27.428/10.

Comentário do blog: Essa pesquisa mostra uma diferençe de 11% da Dilma em relação a somátoria da intenção de votos do Serra e da Marina. Tal diferença de 11% da Dilma para os outros dois candidatos representa uma diferença de aproximadamente 15 a 17 milhões de votos. Por essa diferença massiva de votos da Dilma para o filho adotivo da g’lobo’, in’veja’ e folha(de papel higiênico) de São Paulo e da  candidata “ecocapitalista”, mostra a “forçação de barra” do datafolha que na pesquisa lançada hoje (28/09/2010) diz que pode haver segundo turno para disputa presidencial. Esses dois instituto de marketing das elites brasileiras (Ibope e Datafolha) não aprendem mesmo, continuam querendo manipular na “cara dura” a intenção de votos do eleitorado brasileiro. Ibope e datafolha vão ser desmacarados mais uma vez, quando a companheira Dilma “faturar” no 1º turno a eleição para presidente, com uma larga vantagem de votos.

ELEIÇÕES – Flexa, um tucano muito atrapalhado

Fernando Flexa Ribeiro (foto, ao ser preso), tradicional caixa de campanha do PSDB no Pará, dois meses antes de assumir uma vaga no Senado foi preso e algemado pela Polícia Federal, no rastro da Operação Pororoca, acusado de fraudes em licitações públicas no Amapá. A Operação Pororoca prendeu uma quadrilha de 25 pessoas acusadas de subornar servidores públicos para que fraudassem o Siafi, o Sistema de Acompanhamento de Gastos Federais, regularizando a situação de prefeituras devedoras da União.
A Engeplan Engenharia, empresa de Flexa Ribeiro, foi flagrada – por uma força-tarefa da Polícia Federal, Ministério Público e INSS, o Instituto Nacional de Seguridade Social – fraudando certidões negativas de débitos da Previdência Social. Por conta disso, ao deflagrar a Operação Caronte – referência ao barqueiro mitológico que recebia pagamento para transportar mortos -, a Polícia Federal prendeu 22 integrantes da quadrilha, inclusive um dos sócios de Flexa Ribeiro na Engeplan, Fabiano de Abreu Coelho.

Barra (nada) Pesada

Pena que o entrevistador Ronaldo Porto tenha se comportado mais como empregado do que como entrevistador do candidato pemedebista ao Senado Federal, Jader Barbalho, perdendo-se com isso a oportunidade de ver esclarecido como será o segundo voto de Barbalho, pelo menos publicamente declarado, e o por quê de ele não ter sido candidato ao Governo do Estado, pois, como ele enfatizou, terá uma votação maior que a de qualquer outra e para qualquer cargo.
Infelizmente, essa hierarquia militar, aplicada na RBA(Rede Barbálhica de Aleivosias), que colocou o jornalista submisso ao patrão quando quem estava ali era um candidato, que deveria ser colocado em igualdade de condições com os demais, mas seguramente não será porque o apresentador do programa confundiu papéis e preferiu preservar a própria pele. lamentável

Duas razões pragmáticas para votar no PT.

Duas razões pragmáticas para votar no PT. 1ª razão: O projeto do PT é estrutural.

Você pode até seguir o raciocínio da campanha do Jatene e achar que Ana Júlia não fez o melhor governo do mundo. Tudo bem, nós sabemos que o Pará tava oco. Que o Pará precisava de tanto, mas de tanto, que o muito que se fizesse só serviria para cobrir o básico. Também sabemos que quem percebe o básico é quem precisa do básico. E sabemos que a mídia não dá voz a quem precisa do básico. Como disse, o projeto do PT é estrutural. E não se muda estrutura em quatro anos. É preciso mais tempo para vocês verem o resultado. Foi assim com Lula e com a maioria dos mandatos do PT. Na verdade, independentemente do que você pode pensar, Ana Júlia fez, sim um bom governo. Fez o certo, começou a fazer a base.

Por que esta razão é pragmática? Porque você quer que os problemas sejam resolvidos, e não, simplesmente, mascarados. E sabe que, sem mudança estrutural, toda outra forma de mudança é superficial.

Duas razões pragmáticas para votar no PT. 2ª razão: O PSDB é um partido bypassado.

Todo mundo tá saindo de lá. E parece que só vai sobrar o Jatene pra apagar a luz. O Aécio vai sair. Até o Gabriel já se mandou. Tudo indica que Dilma, presidente, vai contar, logo de saída, com uma bancada de 325 deputados e 45 senadores. A eles, deverão se juntar, em menos de três meses, outros 78 deputados e 13 senadores, eleitos por partidos que, provavelmente, entrarão na base governista. Com essa bancada, deverá acontecer algo inédito na história recente do país: uma situação de hegemonia no Congresso. Nem Lula governou com essa base. É um projeto que apenas avança – e, longe dele (pior, com o PSDB e o DEM), o Pará vai ficar de fora. Sendo pragmático, longe de Dilma e de Lula não há futuro para o Pará. Ana Júlia é PT. PT é Lula e Dilma. É o projeto que está mudando o Brasil. Você vê que está funcionando. O que acontece Brasil afora já começou a acontecer aqui. Lula, Dilma e Ana Júlia começaram a mudar a realidade do estado mais difícil do Brasil, que é o nosso Pará. E precisam continuar com esse trabalho. Em time que está ganhando não se mexe. Pra quê voltar pra trás?

Por que esta razão é pragmática¿ Porque você sabe que para governar direito é preciso um acordo de maioria – o que não quer dizer que não haja oposição! Você já aprendeu que é assim que funciona onde dá certo. E enquanto o parlamentarismo não vem, temos que remediar com alianças partidárias. Quando tem acordo, a política fica mais ágil e mais fácil de acompanhar. O poder fica mais fácil de fiscalizar. Os debates ganham objetividade.

Postado por Fabio Fonseca de Castro:http://hupomnemata-po.blogspot.com/2010/09/duas-razoes-pragmaticas-para-votar-no.html

Re-postado por Rato!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Quer um abraço de Tamanduá….?!

 

Você quer um abraço de Tamanduá? Então, vota nesses caras!!! Essa dupla quer voltar a governar o Pará para satisfazer os interesses dos latifundiários e do grupo Liberal. Só que o povo paraense não vai voltar para o tempo do “Jateve e do atraso.”  Melhor deixar o Jatene  fazer o que ele mais sabe fazer: pescar e, também, deixar o “rato fujão” fumar o seu cigarrinho, lá pras bandas do interio de São Paulo.

Eleição caminha para “vitória folgada” de Dilma, diz sociólogo

Segunda-feira, 27 de setembro de 2010 – 18h06.

Da Redação

brasil@eband.com.br

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, deve ter uma “vitória folgada” tanto no primeiro como em um eventual segundo turno, afirmou o sociólogo Alberto Carlos de Almeida, convidado do Canal Livre deste domingo.
Para o especialista, as oscilações sofridas pela petista nas pesquisas eleitorais estão ocorrendo dentro da margem de erro. “Apenas um fato novo poderia levar ao segundo turno. Ou então se ocorrer um crescimento da [candidata do PV] Marina Silva, tirando votos de Dilma”, disse.
Almeida minimizou ainda os efeitos das denúncias de corrupção no Ministério da Casa Civil, pasta ocupada pela petista no governo atual. “Os números mostram com clareza que o que tem mais importância para as pessoas é a melhoria do bem estar”.
Já o cientista político José Augusto Guilhon de Albuquerque lamentou a “situação de alienação do eleitorado brasileiro”. “As pessoas aceitam qualquer coisa, já não há mais indignação. Há um conformismo exagerado. E o Brasil está dando motivos graves de indignação a todos nós”, declarou.
Alberto Carlos de Almeida criticou a campanha do presidenciável do PSDB, José Serra, comparando-a a uma “folha seca”. “Para onde vai o vento vai também a folha. A campanha está sem estratégia, sem uma linha definida. E o Serra é o responsável por isso.”
O historiador e sociólogo Marco Antonio Villa, que também participou do programa, lamentou o andamento das campanhas à Presidência no pleito deste ano. “Estamos diante de uma das campanhas menos politizadas desde 1989. A eleição está morna, e isso interessa à candidata Dilma, que representa o governo”, declarou.
Villa também fez críticas aos tucanos, afirmando que “oposição não se constrói na véspera da eleição”. Apesar disso, acrescentou que “fica muito difícil ser oposição” quando o atual governo é beneficiado pelos altos índices de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Redator: Rodolfo Albiero

Dilma mantem a liderança na pesquisa diária Vox Populi/Band/iG

Segunda-feira, 27 de setembro de 2010 – 19h31.

A candidata Dilma Russef (PT) continua na liderança, porém, Marina Silva (PV) subiu três pontos percentuais nos últimos quatro dias e agora aparece com 13% das intenções de voto, segundo a pesquisa diária Vox Populi/Band/iG divulgada nesta segunda-feira.

De acordo com os dados fechados ontem, Dilma Rousseff (PT) tem 49% das intenções de voto, enquanto José Serra, do PSDB, possui 24%. Votos brancos e nulos somam 3% e os indecisos são 10%.
Em relação à pesquisa anterior, Marina ganhou um ponto percentual e, por outro lado, Serra e Dilma continuaram nos mesmos patamares. Mesmo com a queda na diferença entre a petista e os demais candidatos, ela ainda venceria a eleição no primeiro turno se o pleito fosse hoje.

O “tracking” tem a renovação da amostra de entrevistados como sua principal diferença em relação às pesquisas convencionais. O Vox Populi ouve 500 eleitores por dia e trabalha com uma amostra consolidada de 2.000 entrevistas a cada quatro dias. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 27.428/10.

Nota do blog: Vamos lá companheirada! Vamos sair as ruas, no ambiente de trabalho, na vizinhança e em todos os ambintes que pudermos, vamos difulgar e elevar a candidatura da companheira Dilma. Temos que “acabar com o jogo no 1º turno” para mostrar para as empresas de marketing dos tucanos: Globo, in’Veja,’ e Folha (de papel higiênico) de São Paulo e a sociedade brasileira a força do PT e da classe trabalhadora brasileira. Não podemos deixar a elite retrograda, golpista e ganânciosa  voltar a comandar o país.

Debate ao chocolate

Blog da Franssinete Florenzano

FOTOS: RENNATO TESTA

Sobre a cadeira vazia de Simão Jatene (PSDB),  que faltou ao debate na Rádio Liberal,  hoje, Ana Júlia Carepa (PT) colocou um presente: chocolates da fábrica de Medicilância, criada recentemente com o apoio de seu governo.

Para adoçar o Dia de Cosme e Damião, ela distribuiu barras da guloseima para os demais candidatos, Domingos Juvenil (PMDB) e Fernando Carneiro (PSOL), assessores e jornalistas presentes. O programa eleitoral de Jatene alardeara que a fábrica não existia.

Também foi distribuída à imprensa e aos demais candidatos uma carta enviada a Ana Júlia pelo prefeito de Medicilândia, Ivo Valentim Muller, e pelo presidente da Coopatrans, proprietária da fábrica de chocolate, Ademir Venturim, agradecendo o incentivo recebido.
A ausência gerou piadinhas. Jatene foi apelidado por Fernando Carneiro(PSOL) de “Simão Fujão” no debate ao vivo, transmitido a 80 municípios pelas emissoras Liberal/CBN e Rádio Liberal Castanhal, além do Portal ORM.

Wladimir com Jatene. Wladimir, teu nome é coerência!

 

Num discurso na Pedreira, ontem à noite, Wladimir Costa, o Wlad, candidato a deputado federal pelo PMDB, embarcou de mala e cuia na candidatura do tucano Simão Jatene ao governo do Estado.
Anunciou-o publicamente.
Desde o início da campanha, vocês sabem, Sua Excelência ignorou solenemente a candidatura de Domingos Juvenil, o peemedebista que disputa o governo do Estado, e estava alinhado com Ana Júlia.
Esse alinhamento, ressalte-se, tem razões óbvias.
As rádios que Wladimir tem aí pelo interior passaram a receber, de uns tempos para cá, polpudas verbas publicitárias do governo do Estado.
Mas eis que as birutas eleitorais começaram a mudar.
Com elas, as intenções de votos.
E com as intenções de voto, as adesões.
Pois Wladimir, que antes era anajulista até o talo, agora virou jatenista.
Pelo faro, sente que é melhor assim.
Sente que é mais conveniente.
Como Wladimir é ele e mais ele, como é ele e mais ninguém, como não se subordina a qualquer diretriz partidária, dificilmente receberá alguma represália no PMDB.
Até porque os tempos, parece, são mesmo de debandada.
Debandada geral.
Aliás, deem uma olhadinha na foto acima.
E de tempos idos – nem tão remotos assim.
Aparecem Wladimir e Jatene.
Antes disso, o deputado era aliado e defensor de Jader Barbalho, do PMDB.
Depois, almirizou quando Almir Gabriel (PSDB), em 2006, disputava contra Ana Júlia.
Nessa ocasião, Wladimir atacou a então candidata petista de tudo.
Sentou-lhe a pau.
Baixou a lenha.
Inclusive usando impropérios impublicáveis.
Agora, Wladimir Costa, aquele que já migrou de Jader para Almir, de Almir para Jatene, de Jatene para Ana Júlia, agora volta aos braços de Jatene.
Wladimir, teu nome é coerência.
Hehehe.

Tirado do Blog do Espaço Aberto

Nota do Blog: Vamos ver até quando a tal Praiana (de)F(a)M(a) continuará no ar, ganahará outro beijo do nosso capa OLHÃO, quem acertár a data…

domingo, 26 de setembro de 2010

Pra descontrair…. Adivinha quem é?

Adivinha quem é? É muito feio, careca, filho adotivo da rede globo e da revista veja, tem muita inveja do Lula, não tem carisma, tá desesperado, tá prometendo coisas que não pode cumprir, passou a eleição engolindo sapo (de índio) e, ainda vai perder a eleição….!?!?

Quem responder ganha um presente do blog…. Um beijo do nosso “capa-olhão”.

Serra prometeu e não cumpriu

Tá na UOL:

Algumas das principais bandeiras hoje empunhadas por José Serra (PSDB) na campanha à Presidência foram objeto, durante sua gestão no governo de São Paulo, de ressalvas de auditorias promovidas pelo TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado).
Uma equipe de 15 técnicos finalizou, em maio, a análise das contas relativas a 2009, terceiro ano de Serra à frente do governo ao qual renunciou em abril para concorrer.
As contas foram aprovadas, mas o relatório de mais de 700 páginas inclui, além das variáveis econômicas, a avaliação dos indicadores de gestão e uma compilação das auditorias realizadas ao longo daquele ano pelo tribunal em 21 ações de governo.
Essas auditorias apontam problemas nas áreas de saúde, distribuição de medicamentos, habitação popular, expansão da oferta de transporte de massa, saneamento e política de esporte nas escolas, entre outras.
Todas essas áreas incluem propostas centrais do candidato José Serra, divulgadas tanto em seu programa de TV como no seu site oficial e em entrevistas e debates.
Na saúde, área da qual foi ministro no governo Fernando Henrique Cardoso, a gestão de Serra é cobrada por ignorar os planejamentos anuais definidos pela Secretaria da Saúde na definição de investimentos. Apesar de algumas metas terem sido superadas, o TCE diz que há "ausência de garantias quanto a critério, planejamento e racionalidade".
Também foram verificados problemas em obras realizadas pelo Estado, como valor contratado acima do orçado e obras entregues já com infiltrações e rachaduras. Agora, uma das principais propostas de Serra é construir 154 ambulatórios médicos de especialidades.
Ainda na área da saúde, Serra promete distribuição de "cestas de medicamentos" gratuitas. O TCE, contudo, afirma que, como governador, ele não cumpriu a destinação de valores mínimos determinados por normas para um programa semelhante e reduziu a verba disponível para a ação.
Nessa área, o órgão descobriu que o governo paga mais por medicamentos do que outras instituições e recomenda que a "pactuação de preços deveria ser revista".
Outra promessa do presidenciável Serra é "garantir a oferta de moradia popular de qualidade", com imóveis "bem acabados". Quando governador, casas e apartamentos entregues a partir de sua posse, em 2007, apresentam uma série de problemas, segundo fiscalização do TCE.
Na região metropolitana de São Paulo, 62% dos moradores consultados pelos auditores disseram sofrer com vazamentos e infiltrações.
No interior, onde prevalecem casas, a maior reclamação (38% dos entrevistados) foi em relação a goteiras.
Além disso, o governo entregou, em 2009, menos de 40% da meta prevista para aquele ano. Um dos motivos alegados pelo governo à época foram as chuvas no segundo semestre.
Outra meta não cumprida foi em relação à expansão de vagas no ensino técnico. O número de vagas criadas naquele ano não chegou à metade do programado, apesar de toda a verba disponibilizada ter sido executada.
A política é bandeira de Serra, que prevê criar 1 milhão de vagas em todo o país, uma das principais promessas do candidato do PSDB.
Na área de saneamento, os auditores fizeram duas inspeções em uma série de "piscinões" (reservatórios para evitar enchentes). Uma em 2008, outra em 2009. Segundo os técnicos, houve uma "pequena melhora" com relação à limpeza, mas o assoreamento chegou a piorar.

Comentário do blog: Tá bom do “vampiro paulista” e representante da burguesis golpista e gananciosa pegar uma carona com os promesseiros do Círio Nsª Snª de Nazaré, pode ser que a assim, a “santinha paraense” ajude ele a cumprir as promessas (ou não seriam milagres) de campanha.

Dilma mantém 50%, e Serra cai para 23% na pesquisa diária Vox Populi/Band/iG:

Sábado, 25 de setembro de 2010 – 19h14.

Jornal da Band.

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, mantém 50% das intenções de voto, segundo a pesquisa diária Vox Populi/Band/iG divulgada neste sábado.
Os dados fechados ontem mostram ainda que o candidato do PSDB, José Serra, recuou um ponto, totalizando 23%.

A presidenciável do PV, Marina Silva, subiu um ponto e alcançou 11%. Votos brancos e nulos somam 4%, e os indecisos são 11%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O “tracking” tem a renovação da amostra de entrevistados como sua principal diferença em relação às pesquisas convencionais. O Vox Populi ouve 500 eleitores por dia e trabalha com uma amostra consolidada de 2.000 entrevistas a cada quatro dias. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 27.428/10.

Comentário do Blog: Essa eleição tá no papo. A Dilma vai levar no 1º turno. Vai haver “revoada tucuna” e “falecimento por inanição dos “Demos.”Tchau…!!! Direita retrograda e conservadora, e vê se leva junto,  suas empresas de marketing: “rede bobo,””inveja,”e folha(fóssil) de São Paulo.

sábado, 25 de setembro de 2010

A MIDIA COMERCIAL EM GUERRA CONTRA LULA E DILMA

Leonardo Boff*


Sou profundamente pela liberdade de expressão em nome da qual fui punido com o “silêncio obsequioso” pelas autoridades do Vaticano. Sob risco de ser preso e torturado, ajudei a editora Vozes a publicar corajosamente o “Brasil Nunca Mais” onde se denunciavam as torturas, usando exclusivamente fontes militares, o que acelerou a queda do regime autoritário.
Esta história de vida, me avaliza fazer as críticas que ora faço ao atual enfrentamento entre o Presidente Lula e a midia comercial que reclama ser tolhida em sua liberdade. O que está ocorrendo já não é um enfrentamento de idéias e de interpretações e o uso legítimo da liberdade da imprensa.
Está havendo um abuso da liberdade de imprensa que, na previsão de uma derrota eleitoral, decidiu mover uma guerra acirrada contra o Presidente Lula e a candidata Dilma Rousseff. Nessa guerra vale tudo: o factóide, a ocultação de fatos, a distorção e a mentira direta.
Precisamos dar o nome a esta mídia comercial. São famílias que, quando vêem seus interesses comerciais e ideológicos contrariados, se comportam como “famiglia” mafiosa. São donos privados que pretendem falar para todo Brasil e manter sob tutela a assim chamada opinião pública.
São os donos do Estado de São Paulo, da Folha de São Paulo, de O Globo, da revista Veja, em que se instalou a razão cínica e o que há de mais falso e chulo da imprensa brasileira. Estes estão a serviço de um bloco histórico, assentado sobre o capital que sempre explorou o povo e que não aceita um Presidente que vem deste povo. Mais que informar e fornecer material para a discussão pública, pois essa é a missão da imprensa, esta mídia empresarial se comporta como um feroz partido de oposição.
Na sua fúria, quais desesperados e inapelavelmente derrotados, seus donos, editorialistas e analistas não têm o mínimo respeito devido à mais alta autoridade do país, ao Presidente Lula. Nele vêem apenas um peão a ser tratado com o chicote da palavra que humilha.
Mas há um fato que eles não conseguem digerir em seu estômago elitista. Custa-lhes aceitar que um operário, nordestino, sobrevivente da grande tribulação dos filhos da pobreza, chegasse a ser Presidente. Este lugar, a Presidência, assim pensam, cabe a eles, os ilustrados, os articulados com o mundo, embora não consigam se livrar do complexo de vira-latas, pois se sentem meramente menores e associados ao grande jogo mundial. Para eles, o lugar do peão é na fábrica produzindo.
Como o mostrou o grande historiador José Honório Rodrigues (Conciliação e Reforma) “a maioria dominante, conservadora ou liberal, foi sempre alienada, antiprogresssita, antinacional e não contemporânea. A liderança nunca se reconciliou com o povo. Nunca viu nele uma criatura de Deus, nunca o reconheceu, pois gostaria que ele fosse o que não é. Nunca viu suas virtudes nem admirou seus serviços ao país, chamou-o de tudo, Jeca Tatu, negou seus direitos, arrasou sua vida e logo que o viu crescer ela lhe negou, pouco a pouco, sua aprovação, conspirou para colocá-lo de novo na periferia, no lugar que contiua achando que lhe pertence (p.16)”.
Pois esse é o sentido da guerra que movem contra Lula. É uma guerra contra os pobres que estão se libertando. Eles não temem o pobre submisso. Eles têm pavor do pobre que pensa, que fala, que progride e que faz uma trajetória ascendente como Lula.
Trata-se, como se depreende, de uma questão de classe. Os de baixo devem ficar em baixo. Ocorre que alguém de baixo chegou lá em cima. Tornou-se o Presidene de todos os brasileiros. Isso para eles é simplesmente intolerável.
Os donos e seus aliados ideológicos perderam o pulso da história. Não se deram conta de que o Brasil mudou. Surgiram redes de movimentos sociais organizados de onde vem Lula e tantas outras lideranças. Não há mais lugar para coroneis e de “fazedores de cabeça” do povo.
Quando Lula afirmou que “a opinião pública somos nós”, frase tão distorcida por essa midia raivosa, quis enfatizar que o povo organizado e consciente arrebatou a pretensão da midia comercial de ser a formadora e a porta-voz exclusiva da opinião pública. Ela tem que renunciar à ditadura da palavra escrita, falada e televisionada e disputar com outras fontes de informação e de opinião.
O povo cansado de ser governado pelas classes dominantes resolveu votar em si mesmo. Votou em Lula como o seu representante. Uma vez no Governo, operou uma revolução conceitual, inaceitável para elas. O Estado não se fez inimigo do povo, mas o indutor de mudanças profundas que beneficiaram mais de 30 milhões de brasileiros.
De miseráveis se fizeram pobres laboriosos, de pobres laboriosos se fizeram classe média baixa e de classe média baixa se fizeram classe média. Começaram a comer, a ter luz em casa, a poder mandar seus filhos para a escola, a ganhar mais salário, a melhorar de vida, enfim.
Outro conceito inovador foi o desenvolvimento com inclusão social e distribuição de renda. Antes havia apenas desenvolvimento/crescimento que beneficiava aos já beneficiados à custa das massas destituidas e com salários de fome.
Agora ocorreu visível mobilização de classes, gerando satisfação das grandes maiorias e a esperança que tudo ainda pode ficar melhor. Concedemos que no Governo atual há um déficit de consciência e de práticas ecológicas. Mas importa reconhecer que Lula foi fiel à sua promessa de fazer amplas políticas públicas na direção dos mais marginalizados.
O que a grande maioria almeja é manter a continuidade deste processo de melhora e de mudança. Ora, esta continuidade é perigosa para a mídia comercial que assiste, assustada, o fortalecimento da soberania popular que se torna crítica, não mais manipulável e com vontade de ser ator dessa nova história democrática do Brasil.
Vai ser uma democracia cada vez mais participativa e não apenas delegatícia. Esta abria amplo espaço à corrupção das elites e dava preponderância aos interesses das classes opulentas e ao seu braço ideológico que é a mídia comercial. A democracia participativa escuta os movimentos sociais, faz do Movimento dos Sem Terra (MST), odiado especialmente pela Veja faz questão de não ver, protagonista de mudanças sociais, não somente com referência à terra, mas também ao modelo econômico e às formas cooperativas de produção.
O que está em jogo neste enfrentamento entre a midia comercial e Lula/Dilma é a questão: que Brasil queremos? Aquele injusto, neocoloncial, neoglobalizado e no fundo, retrógrado e velhista? Ou o Brasil novo com sujeitos históricos novos, antes sempre mantidos à margem e agora despontando com energias novas para construir um Brasil que ainda nunca tínhamos visto antes?
Esse Brasil é combatido na pessoa do Presidente Lula e da candidata Dilma. Mas estes representam o que deve ser. E o que deve ser tem força. Irão triunfar a despeito das má vontade deste setor endurecido da midia comercial e empresarial. A vitória de Dilma dará solidez a este caminho novo ansiado e construido com suor e sangue por tantas gerações de brasileiros.
*Teólogo, filósofo, escritor e representante da Iniciativa Internacional da Carta da Terra.

 

Postado Por Rato!

Barbudos em alta

 

O Bradesco proíbe que os funcionários usem barba. Um empregado, dirigente do Sindicato dos Bancários baianos, sofria com erupções no rosto por ter a pele sensível à lâmina e ser obrigado ao barbear diário. Foi ao MP do Trabalho e fez a denúncia. O banco alegou –vejam só -, que "barba piora a aparência" e que seu uso pode atrapalhar o sucesso profissional.

O juiz Guilherme Ludwig, da 7ª VT de Salvador, não contou conversa: condenou o Bradesco a pagar R$ 100 mil de reparação por dano moral coletivo, por discriminação estética. O valor deve ser recolhido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e o banco ainda deve divulgar, "nos jornais de maior circulação na Bahia, durante dez dias seguidos, e em todas as redes de TV aberta, em âmbito nacional", uma mensagem reconhecendo a "ilicitude de seu comportamento". De quebra, terá que alterar seu Manual de Pessoal, "para incluir expressamente a possibilidade do uso de barba por parte dos funcionários".

Na sentença, o juiz citou Jesus Cristo, Charles Darwin e o presidente Lula, entre outros, para rebater o argumento.

Segundo o julgado, a proibição constitui "conduta patronal que viola inequivocamente o direito fundamental à liberdade de dispor de e construir a sua própria imagem em sua vida privada". O Bradesco pode recorrer ao TRT-BA.

Nota do Blog, Se essa moda pega, o que seria de um barbudo assumido como meu irmão Aldo, barbudinho desde os dez (10) anos, segundo brincadeira de algum tempo atrás, o professor Aldo, incorporou o visual barbudo a sua fisionomia desde a sua adolescência, continua com este visual até os dias atuais e certamente jamais foi menos astuto ou inteligente pelo fato de usar a barba grande, porém higiênica, e como o texto cita, o juiz se baseou em presonagens conhecidissimas para enquadrar este banco, louvável atitude de uma pessoa que tem o dever de fazer cumprir os direitos de todos os cidadãos.

Postado por Rato! Antonio Alvarez Rodrigues!

Politica Geografica

Postado por Waldez

Você pode conferir outras charges interessantes no blog do artista:http://waldezcartuns.blogspot.com/

Postado por Rato!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Vox Populi: Tarso Genro amplia liderança e seria eleito no 1º turno.

Sexta-feira, 24 de setembro de 2010 - 20h06.

Jornal da Band

O candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, subiu dez pontos percentuais e seria eleito no primeiro turno se a eleição fosse hoje, segundo pesquisa Vox Populi/Band/iG divulgada nesta sexta-feira.
Genro tem 45% das intenções de voto, seguido de José Fogaça (PMDB), com 22%. Em terceiro lugar, aparece a governadora e candidata à reeleição, Yeda Crusius (PSDB), com 11%.
Brancos e nulos somam 4%, e os indecisos são 16%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
O instituto ouviu 800 eleitores entre 18 e 21 de setembro. A pesquisa está registrada do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 31710/2010.

Poatado por: Aldo Rodrigues.

Vox Populi aponta segundo turno pela primeira vez em São Paulo

Sexta-feira, 24 de setembro de 2010 – 19h49.  

Jornal da Band.

O candidato do PSDB ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, recuou nove pontos percentuais e vê pela primeira vez a possibilidade de ter de decidir a eleição em segundo turno, de acordo com pesquisa Vox Populi/Band/iG divulgada nesta sexta-feira.
Na liderança, Alckmin tem 40% das intenções de voto, seguido por Aloizio Mercadante (PT) com 28%. Em terceiro lugar, aparece Celso Russomanno (PP), com 7%. Paulo Skaf (PSB) tem 3%, e Fábio Feldmann (PV), 2%.
Brancos e nulos somam 7%, e os indecisos são 13%. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.
O instituto ouviu 1.500 eleitores entre 18 e 21 de setembro. A pesquisa está registrada do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 31.704/10.

Enquanto o IBOPE tenta confundir os eleitores...Mosqueiro está Avermelhando

 

Faltando praticamente uma semana para o dia da eleição, os militantes do PT de Mosqueiro estão acelerando para completar com antecedência de uma semana o calendário marcado para poder “fechar” Mosqueiro, após dois meses de intenso trabalho de mobilização. Ontem avermelhamos as comunidades ribeirinhas do Caruarú e do Castanhal do Mari-mari, aonde o Governo Federal e Estadual chegaram com intensidade: LUZ PARA TODOS, TRANSPORTE ESCOLAR, BOLSA FAMÍLIA. Este é o Governo Popular!
Durante o trajeto podemos perceber a verdadeira preferência de voto da população Mosqueirense. Longe dessas propagandas enganosas e manipuladas que são diariamente veiculadas pela mídia, podemos falar com propriedade que a população de Mosqueiro hoje está avermelhando. Vem avaliando quem está trazendo a mudança e quem quer voltar às velhas práticas dos antigos governos: PRIVATIZAÇÕES, SEM CONCURSOS PÚBLICOS, ESCOLAS ABANDONADAS, ETC.
Confiram agora as imagens dos Mobilizadores em campanha nas comunidades de Mosqueiro:
COMUNIDADES RIBEIRINHAS DO CARUARU E CASTANHAL DO MARI-MARI




BAÍA DO SOL E IPIXUNA


SUCURIJUQUARA E CURVA DA MICA


PAULO FONTELES E MARTIREE DE ABRIL


CARANANDUBA E CAJUEIRO

FURO DAS MARINHAS


VILA E MARACAJÁ


AEROPORTO

Postado por PT de Mosqueiro às 10:29 0 comentários

Ficha Limpa: A Culpa É do Joaquim Roriz

 

A decisão de Joaquim Roriz de renunciar à candidatura ao governo do Distrito Federal, indicando a mulher para substituí-lo na cabeça chapa do PSC, é mais um escárnio do eleitor e da justiça. Ao renunciar, o "Candidato da Esperança" provoca a hipótese de que o julgamento de 15 horas da Lei da Ficha Limpa no STF será nulo, por extinção do objeto da ação.

Indecisão…

Nota de utilidade Pública:

Nesta eleição a única possibilidade de votar em dois candidatos é para os cargos de Senador, para os outros cargos eletivos será um voto para cada, infelizmente na foto abaixo um dos dois irá perder um voto, embora como se pode ver existem dois cartazes, um candidato tem um trabalho sério e respeitável na área da educação e o outro é um falastrão que engana o povo na base do pão e circo, embora ultimamente acreditamos que só mesmo o circo…, sinceramente esperamos que o(os) morador(es) desta residência votem no candidato da educação…

PICT0003

Postado por Rato!

Enquanto o IBOPE tenta confundir os eleitores...Mosqueiro está Avermelhando

Faltando praticamente uma semana para o dia da eleição, os militantes do PT de Mosqueiro estão acelerando para completar com antecedência de uma semana o calendário marcado para poder “fechar” Mosqueiro, após dois meses de intenso trabalho de mobilização. Ontem avermelhamos as comunidades ribeirinhas do Caruarú e do Castanhal do Mari-mari, aonde o Governo Federal e Estadual chegaram com intensidade: LUZ PARA TODOS, TRANSPORTE ESCOLAR, BOLSA FAMÍLIA. Este é o Governo Popular!
Durante o trajeto podemos perceber a verdadeira preferência de voto da população Mosqueirense. Longe dessas propagandas enganosas e manipuladas que são diariamente veiculadas pela mídia, podemos falar com propriedade que a população de Mosqueiro hoje está avermelhando. Vem avaliando quem está trazendo a mudança e quem quer voltar às velhas práticas dos antigos governos: PRIVATIZAÇÕES, SEM CONCURSOS PÚBLICOS, ESCOLAS ABANDONADAS, ETC.

Confiram agora as imagens dos Mobilizadores em campanha nas comunidades de Mosqueiro:

COMUNIDADES RIBEIRINHAS DO CARUARU E CASTANHAL DO MARI-MARI







BAÍA DO SOL E IPIXUNA






SUCURIJUQUARA E CURVA DA MICA





PAULO FONTELES E MARTIREE DE ABRIL





CARANANDUBA E CAJUEIRO



FURO DAS MARINHAS




VILA E MARACAJÁ




AEROPORTO