Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Estelionato eleitoral

A propaganda do ex-detento e senador biônico é puro estelionato eleitoral, ao reivindicar para si iniciativas que não são de sua autoria. Foi assim com o seguro defeso, na área da pesca, com a criação da UFOPA e agora com o reajuste de 7,7% para os aposentados.
Além disso, constitui-se autêntico escàrnio contra o povo paraense a imagem cândida do falsário em questão, cujo líder maior chamou aposentados de "vagabundos", criou o fator previdenciário e nunca concedeu qualquer reajuste acima da inflação sob o vil pretexto de que isso quebraria a Previdência Social, posar como se fosse um convicto defensor de direitos. Só é porque está na oposição. Se tivéssemos o dissabor de ver os tucanos novamente governando o Brasil, teríamos a desagradável prova dos nove de como eles agem matreiramente votando a favor da PEC 300, que equipara os salários das polícias militares ao da PM do Distrito Federal, mas entra no Supremo com uma ação contestando a legalidade de tal medida; vota, também, a favor do salário mínimo de R$900,00 para professores de nível médio e depois vão à justiça para anular esse piso. Um bando de farsantes!

Re-postado a partir do Blog Na Ilharga: Links para esta postagem

Um comentário:

claudia disse...

Postado no blog Ananindeua Debates.
Federação Nacional das Domésticas condena preconceito no programa do PSDB no Pará.
Presidente da entidade a Baiana Creuza Oliveira. Disse:

"Se ficar configurada a falta de respeito com a profissão de diarista no programa, o caso poderá ir para os tribunais. “Ele merece até um processo por discriminação, assédio moral”,

A presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Domésticos, Creuza Oliveira, manifestou indignação ao ouvir o programa de rádio da coligação Juntos com o Povo, do candidato do PSDB, Simão Jatene. O candidato usa de forma preconceituosa uma personagem identificada como uma empregada doméstica para tentar atingir a candidata Ana Júlia Carepa (PT), da coligação Acelera Pará. A entidade avalia acionar Jatene judicialmente por assédio moral. Centrais sindicais também reagiram contra a chacota com as domésticas.

No programa, (confira o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=JrortlulsOc), o candidato trata as diaristas como incompetentes e mulheres de baixo valor. Utilizar a personagem "Dona Diarista" nesse tom é desmerecer uma categoria que trabalha com dignidade. A coligação “Acelera Pará”, de Ana Júlia Carepa (PT), se solidariza com todas as diaristas, domésticas, donas de casas, mulheres que arrumam a casa e que merecem ser respeitadas.

Nas redes sociais, os simpatizantes da candidata petista e do movimento de domésticas estão se manifestando contrários ao programa de rádio do candidato Simão Jatene. No Twitter, foram várias as manifestações contra o candidato. As entidades ligadas às trabalhadoras demonstram sua indignação.
“Eu considero que isso é um grande desrespeito. As trabalhadoras domésticas no Brasil são 8 milhões. São votantes que elegem presidente, deputados, senadores, governadores, todas essas categorias de políticos que tão aí, para defender direitos do cidadão e da cidadã. Então não pode haver nenhum candidato discriminando essa categoria. Ao contrário, ele teria é que apresentar um programa de governo para a categoria”.

O preconceito do programa indignou a líder nacional das domésticas: “Muitos desses políticos estão agora no poder porque tiveram uma trabalhadora doméstica dentro de sua casa, limpando suas sujeiras, fazendo comida para seus filhos, os levando à escola, porque a categoria das empregadas domésticas também contribui para educação, saúde, o inteiro bem estar da sociedade e constrói essa sociedade. Então, a doméstica tem que ser respeitada tanto quanto qualquer outra categoria”, reagiu Creuza.

O quadro preconceituoso do programa de Jatene também foi criticado por representantes de outras categorias de trabalhadores. “Isso demonstra total falta de compromisso com a mulher. Eles (os tucanos) não têm política para a mulher e tratam com discriminação os trabalhadores e trabalhadoras domésticas, profissionais que merecem todo o nosso respeito”, disse a presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Pará, Mirian Andrade.

O presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Marco Fontelles, também reagiu com indignação contra o programa de Jatene. “É um absurdo uma pessoa querer ter vitória na vida pública pisando em trabalhadores e trabalhadoras de forma tão desrespeitosa. Nós condenamos tratamento desse tipo, mostrando diaristas de forma negativa.