Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

sábado, 4 de setembro de 2010

Lei de Combate à Corrupção Eleitoral ou Ficha Limpa



O projeto e agora Lei Ficha Limpa SURGIU DA INICIATIVA DO MOVIMENTO DE COMBATE À CORRUPÇÃO ELEITORAL(MCCE), que reuniu mais de 1,6 milhões de assinaturas de eleitores desde o lançamento da proposta, em setembro do ano passado. A proposta foi sancionada pelo Presidente Lula em junho deste ano e aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para já começar a valer nestas eleições de outubro de 2010.
A lei é uma ação punitiva a criminosos políticos ou suspeitos, ela visa impedir que políticos nessas situações atuem ou participem de eleições. O intuito disso é preservar a moralidade e conservar a integridade da máquina pública. O grande trunfo dessa lei é que enfim ela constitui um mecanismo que busca punir os corruptos já que o atual sistema de CPIs era falho, uma vez que o acusado podia escapar da punição caso abandonasse o cargo antes do inquérito ser aberto. Com o advento da lei da Ficha Limpa, o político estando ou não em exercício do cargo é investigado e julgado. E se prevê que com afastamento dos corruptos os eleitores poderão enfim escolher melhores líderes e garantir que o dinheiro público seja respeitado.
Portanto, diferentemente do que o Fichado Jader Barbalho afirmou em nota na internet, comparando a Lei da Ficha Limpa ao Ato Institucional 5 ou AI5 do período da Ditadura Militar, que dava poderes extraordinários ao Presidente da República e suspendia várias garantias constitucionais. Esta nova Lei veio extirpar da nossa Instituição Pública, quer dizer, do Estado, candidatos que usam o Estado para financiar suas ganâncias e, este foi o caso do mal intencionado Jader Barbalho.
Jader ao ser investigado sobre desvios de verbas públicas bancárias do Banpará, abandonou seu cargo como Senador em 2001 para não ser caçado. Hoje Graças ao Ficha Limpa candidatos que se fingem de cordeiros e que não tem compromisso com os cidadãos, que se escondem e fogem de sua candidatura para não serem presos, não serão mais admitidos.
Por tudo isso, parabenizamos a todos que assinaram, pressionaram e lutaram para Criação da Lei Ficha Limpa, parabenizamos também o nosso Presidente Lula por ter sancionado esta lei, isso mostra seu caráter ,ou melhor, mostra que é um Ficha Limpa.

Claudio Cristian-JPT Mosqueiro

Um comentário:

Anônimo disse...

A Lei Ficha Limpa é uma conquista dos movimentos sociais que historicamente lutaram contra a corrupção em nosso país, que diferentemente do que a mídia burguesa tenta mostrar não começou no governo Lula, mas foi no governo petista que os corruptos começaram a ser conhecidos e punidos, pelos é o que esperamos desta Lei. O presidente Lula já demonstrou seu compromisso com a população brasileira sem medo de combater tais corruptos e, isto vale até mesmo para quem é de nosso Partido. Vamos combater juntos à corrupção em nosso país!