Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Ministro suspende julgamento de Roriz e da Lei da Ficha Limpa

 

Quarta-feira, 22 de setembro de 2010 - 18h23     

brasil@eband.com.br

A sessão do STF (Supremo Tribunal Federal) que julgava a validade da Lei da Ficha Limpa para estas eleições foi encerrada por volta das 18h10 desta quarta-feira. O julgamento foi interrompido pelo ministro José Dias Toffoli, que pediu vista do recurso contra a impugnação da candidatura de Joaquim Roriz (PSC) ao governo do Distrito Federal. 
Apenas o relator do processo, ministro Carlos Ayres Britto, votou. Ele defendeu a aplicação imediata da legislação e manutenção da cassação de Roriz, conforme determinado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O pedido de vista foi motivado por uma discussão acalorada, iniciada por uma questão levantada pelo presidente do STF, ministro Cesar Peluzo. Caso o seu entendimento seja aceito pelos demais ministros, a lei pode ser derrubada. 
Segundo Peluzo, os senadores mudaram a redação de um trecho da lei onde constava "tendo sido condenado" para "que forem condenados". Para o presidente do STF, com a alteração, o projeto de lei deveria ter retornado à Câmara dos Deputados, o que não ocorreu, contrariando o regimento interno da casa e gerando um possível fator de inconstitucionalidade.
O ministro Ricardo Lewandowski argumentou que a mudança do tempo verbal não alterou o mérito do projeto e a ministra Cármem Lúcia chegou a propor que o julgamento continuasse com base na argumentação da defesa de Roriz e que fosse aberta uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) para verificar a mudança do tempo verbal.
Dias Toffoli, que seria o próximo a votar após Ayres Britto, acabou pedindo vista do processo. Ele afirmou que pretende apresentar seu parecer ainda nesta quinta-feira, para que o julgamento possa ser retomado.

Redator: Samanta Dias

Postado por: Aldo Rodrigues.

Nenhum comentário: