Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A flor da pele.



Postado por Hiroshi Bogéa .


Quando Lula citava as cidades linkadas ao comício de Belém, a saudação do presidente ao povo de Marabá fez a praça da Folha 12, na Nova Marabá, estremecer de aplausos e gritos.

O grande telão fixado na lateral de um trio elétrico reproduzia imagem de excelente resolução.

O áudio, melhor ainda, amplificado pelo sistema de som do trio.

Atento a cada gesto e olhar dos espectadores da fala presidencial, o poster flagrou cenas emocionantes.
Quando Lula disse que "eles ficaram no poder por mais de doze anos e nunca se preocuparam em levar a energia de Tucuruí a quem realmente sempre necessitou, as famílias do campo, e foi preciso que um metalúrgico, apenas com o 4o ano primário, espalhasse mais de um milhão de ligações aos agricultores através do Luz para Todos" -, os olhos de um senhor aparentando 70 anos, ao lado da uma senhora pouco mais nova, começaram a lacrimejar, culminando com o choro incontido, quando o presidente completou a mensagem, ratificando sua condição de homem simples, também sofredor igual a maioria dos brasileiros.

Ainda deu para ouvir ele se reportar a um outro atento espectador , postado mais à frente:

- Eu, pelo menos, quando menos esperava, em 2008, vi os homens da Celpa chegando lá na minha terra, no Sapecado (assentamento de Marabá), para ligar a energia. Se não fosse o Lula, quem iria se preocupar com nós?

Lula falou cerca de 40 minutos.

Uma fala carregada de emoção, lembrando a infância, a primeira viagem que fez ao Pará, para implantar o PT, em Cametá, em 1980.

Na praça, misturavam-se risos, aplausos e choro.

Dependendo do que o presidente abordava, fortes sentimentos se cruzavam.

Ouvia-se apenas a fala de Lula, espalhado ao som estridente do trio elétrico.

Quando referiu-se ao caso da "diarista", pesou carga de emoções.

Pediu a Ana Júlia que agisse sempre "com a alma de diarista", reportando-se às empregadas domésticas como símbolo de pessoas simples e apegadas à produção das atividades do lar.

Tocou o tema por cerca de cinco minutos, caracterizando a profissão como a das mais honrosas e honestas.

Ao redor do poster, senhoras jovens e idosas choravam, outras gritavam "Lula vocè é igual a nós".

Abre paranteses

A Folha 12, onde foi instalado o telão para exibição do comício de Belém, é desensamente ocupada por pessoas de baixa renda.

Fecha parenteses.

Quando o presidente começou a ensaiar o encerramento do discurso, dizendo que estava indo para São Paulo, dando inicio a outro périplo, manifestações aqui e ali de pessoas emocionadas pediam para ele permanecer.

- Fica mais, presidente!

- Vai nao, Lula.

- Fala mais, fala mais.

De todos os discursos de Luiz Inácio Lula da Silva assistidos pelo poster, o de hoje foi o mais emocionante.

Lula estava afim de falar, rememorar as viagens que fez ao Pará, fustigando sempre os tucanos.

Parece que ele foi a Belém com o espírito preparado para roteirizar sua História, e a cumplicidade inseparável dele com o povo brasileiro.

- Desde quando venho ao Pará, vocês nunca me trairam. Vocês sempre estiveram ao meu lado, andando comigo, dando seu voto a mim, ratificando uma velha amizade. Mais do que nunca, agora eu quero que vocês fortaleçam esse companheirismo, multiplicando esforços para reelegermos Ana Júlia. Com ela reconduzida ao governo, a Dilma terá mais afinidade para trazer projetos e recursos pro Estado. Saiam daqui com o compromisso de darmos uma virada nessa eleição, se possível, elegendo a Ana já em primeiro turno.

Na pracinha da Folha 12, os espectadores retornaram às suas casas empolgados com a motivação do presidente.

Dia 3 de outubro, a extensão de toda a emoção medida diante do telão, poderá ser mensurada em toda a sua extensão.

Nenhum comentário: