Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

domingo, 5 de setembro de 2010

Plebiscito Popular pelo Limiteda Terra


Amanhã irá encerrar em quase todo o País o Plebiscito Popular em prol da demarcação de um limite da terra, que teve início no dia 01 de setembro e tem como data marcada para seu termino para o dia 07 deste mesmo mês. Contudo, no caso do Pará, devido a sua extensão geográfica este prazo se estende até o dia 12/09. Detalhe, está ultima informação consta em um jornal pouco comprometido com os trabalhadores rurais, pois o dono do mesmo jornal é um dos maiores latifundiários do Pará. logo, para não correr o risco de perder o plebiscito é melhor ir votar até o dia 07 de setembro.
O objetivo da campanha que teve seu início já ha alguns meses no Brasil, mas que culmina com o plebiscito popular neste mês de setembro, é fazer uma ampla mobilização e discussão em torno do debate sobre reforma agrária no Brasil. Como todos sabem, existe uma injusta realidade social que gira em torno do campo, e uma das conseqüências deste problema é a falta de planejamento na demarcação de terras, o que acarreta de um lado setores com grande extensão de terra, os latifúndios; e do outro, encontram-se os desvalidos da terra ou os pobres da terra, que são a marca da exclusão no campo, pessoas que perderam suas terras por várias motivos, más que, no momento, não exporei todos devido um certo acordo de não se estender muito em textos nos blogs, porém, um desses motivos vale apenas ressaltar que é a concentração fundiária, geradora tanto dos problemas no campo, quanto para cidade devido ao êxodo rural.
Portanto, ciente da grande importância que a agricultura familiar cumpre para a manutenção e sustentação alimentícia deste País, pois é pra mais de 70% do mercado nacional interno que é abastecido por este setor. É com grande satisfação que deixo este alerta aos leitores deste blog, para que si dirijam urgentemente a uma seção onde possam votar e dizer sim a delimitação de um limite da terra. Com isso, Poderemos contribuir, quem sabe, para que diminuam os conflitos pela terra, para mais trabalhadores pobres rurais possam ter novamente acesso a um pedaço de terra para plantar e contribuir para diminuir a pobreza no campo. E já envolvido pelo clima do dia 07 de setembro, para valorizar nossa soberania nacional em prol dos trabalhadores deste querido País.

Nenhum comentário: