Mailton Marcelo Silva Ferreira, diretor geral, Sandra Maria de Baraúna Barreto, presidente da Comissão de Licitações, Antônio Magalhães da Fonseca, Assessor Jurídico, e os servidores Tereza Cristina Carvalho da Rosa e Fábio dos Reis Pereira - todos da Sesma -, e os empresários Ronaldo Luiz Gonzaga Martins - da Alucar Ltda. - e Antonio dos Santos Neto - da Resgate Belém Ltda.-, foram presos hoje pela Polícia Federal. O secretário municipal de Saúde, Sérgio Pimentel, escapou da cadeia porque está no Exterior. O Ministério Público Federal já denunciou criminalmente todos eles, por formação de quadrilha, fraude em licitações, peculato e falsidade ideológica.
O esquema foi montado no início deste ano na Secretaria de Saúde de Belém e fraudou duas licitações que somam R$ 10,3 milhões em recursos federais. Servidores foram coagidos a falsificar informações para dar aparência de legalidade ao golpe.
Há que se proteger a vida!
A Polícia Federal e o Ministério Público Federal precisam investigar também – e principalmente impedir – o cumprimento da ordem do secretário municipal de Saúde, Sérgio Pimentel, de suspender, a partir do próximo dia 13, todo e qualquer fornecimento de medicamentos e material técnico para todas as unidades, tanto de urgência e emergência e atenção básica, e recolher de todas as unidades, todo estoque de medicamentos e material dispensado, deixando apenas o equivalente ao consumo para uma semana e de, ainda por cima, não receber material técnico nem medicamento de qualquer fornecedor a partir de anteontem (!).
Trata-se de um crime contra a saúde pública, e do evidente descumprimento dos princípios constitucionais e de toda a legislação pátria. A população de Belém não pode mais ficar literalmente com a vida nas mãos de pessoas inescrupulosas e descomprometidas com o bem-estar social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário