Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

O que mudou nos últimos 100 dias?

 

Paulo Daniel 11 de abril de 2011 às 16:53h

Por Paulo Daniel *

Primeiramente, cem dias para avaliar um governo é um tempo exíguo, outro ponto importante a destacar, é que não existe mudança na política econômica. Os superavits primários continuam, a valorização da moeda também e é bom lembrar, não existe um surto inflacionário, para isso, basta observar os ditos BRICs, ou então, outros países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Muitos chamam Lula de “irresponsável” com o orçamento brasileiro “forçando” Dilma a realizar um ajuste fiscal, é bom relembrar; em nenhum momento, Lula deixou de praticar superavits primários, aliás, reduziu drasticamente o deficit nominal, parte da herança maldita de FHC.

Dilma recebeu Obama, Lula recebeu Bush e com ambos não houve avanços concretos em relação aos produtos brasileiros nos EUA, particularmente os biocombustíveis. Lula intensificou a relação Sul-Sul, tanto que Dilma segue a mesma política, já viajou para Argentina e brevemente estará na China.

Em oito anos de governo Lula, o bolsa-família foi reajustado várias vezes acima da inflação, como Dilma fez no seu início de governo, e, sua meta maior é reduzir a pobreza extrema, apesar do aumento dos juros, a geração de empregos continua em alta, bem como os investimentos, mas apesar de ainda serem menores do que o dos chineses. E o consumo continua em alta, mas sem grande pressão sobre a capacidade de produção, daí deriva grande parte da alta aprovação da Presidenta.

Evidentemente há diferença no estilo de Dilma para com o de Lula, mas não de política. Despareceram aqueles(as) que afirmavam que Lula iria mandar ou comandar Dilma. Ou que Dilma não tinha experiência para comandar o nosso país. Erraram! E agora vivem o ostracismo.

Isso não quer dizer que Dilma deverá fazer mais do mesmo, mas sim avançar na melhoria e na qualidade de vida de nosso povo. Os sonhos dos(as) nossos(as) brasileirinhos(as) precisam ser para além de serem modelos ou jogadores de futebol. Ao contrário dos anos 80 e 90, a chance de errar é menor. Um dos grandes desafios não é somente o câmbio, os juros ou a inflação, mas sim na democratização do Estado brasileiro.

Repostado da Revista Carta Capital

Nenhum comentário: