Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Laudo mostra que queda de edifício no Pará foi causada por falhas na construção

 

Sandra Rocha
Especial para o UOL Notícias
Em Belém
  • Prédio que desabou em Belém (PA) deixou três mortos em janeiro deste ano

    Prédio que desabou em Belém (PA) deixou três mortos em janeiro deste ano

O governo do Pará divulgou nesta sexta-feira (15) o parecer sobre a queda do edifício Real Class, de 34 andares, que estava em construção e desabou em Belém no dia 29 de janeiro deste ano. Falhas como o uso de estribos de atracação dos vergalhões menores do que o recomendado causaram o rompimento de dois pilares do térreo.

O relatório produzido por seis peritos do Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves foi entregue ao delegado Rogério Moraes, que preside o inquérito aberto para investigar a causa do desabamento do prédio.

O delegado disse que ainda analisará os dados, mas já decidiu intimar o calculista responsável pelo projeto de estrutura do prédio, Raimundo Lobato, uma segunda vez.  A previsão é que isso ocorra na próxima semana.

Segundo o delegado, o inquérito deverá ser concluído até o final do mês. Ele não antecipou se o parecer do CPC fará com que Lobato seja indiciado pelo acidente que acabou provocando a morte de dois operários da construção civil e uma vizinha do prédio.

O diretor geral do CPC, Orlando Salgado, também preferiu não fazer referências a responsáveis. Ele disse que o parecer se restringiu a apontar o resultado de análises feitas no material da construção e nos projetos técnicos.

Salgado disse que o desabamento teve diversas causas, entre elas falhas na concepção do projeto para um prédio de 34 andares –se optou por pórticos simples para cada pavimento, quando o certo seria os pórticos múltiplos– e erro de dimensionamento.

Dois pilares, explicou, foram construídos utilizando estribos (peças para atracação de vergalhões) com medidas erradas. Embora seja norma utilizar material com, no mínimo, 5 milímetros de diâmetro, se optou por 4,2 milímetros.

Os estribos não suportaram a pressão dos vergalhões e se romperam, resultando no rompimento de dois pilares do térreo.

Conforme o CPC, os problemas causados pelos erros de cálculo poderiam ter sido contornados se a construtora tivesse submetido o projeto estrutural a uma segunda opinião técnica. Essa é uma norma nacional, mas não foi cumprida.

Problemas na fundação ou provocados pelo vento foram descartados pelos peritos.

Portal UOL

Nenhum comentário: