Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Movimentos tectônicos podem estar ligados a alterações climáticas de longo prazo

por Jéssica Lipinski*, do CarbonoBrasil

origem da terra15 300x199 Movimentos tectônicos podem estar ligados a alterações climáticas de longo prazoAlém dos já conhecidos impactos do aquecimento global, as mudanças climáticas de longo prazo podem estar ligadas também à movimentação das placas tectônicas, e conseqüentemente, aos terremotos. Pelo menos é o que indica uma nova pesquisa realizada por cientistas da Alemanha, da Austrália e da França.

O relatório, intitulado Monsoon speeds up Indian plate motion (algo como Monções aceleram o movimento da placa indiana), aponta que devido ao aumento do índice de chuvas na região da placa indiana nos últimos dez milhões de anos, esta tem se movido quase um centímetro ao ano.

“Nossos resultados revelam que variações laterais no acoplamento das placas podem aumentar como conseqüência de fenômenos climáticos, e que tais variações podem ser detectáveis no registro do movimento da placa”, sugere a pesquisa.

Os cientistas afirmam que é a primeira vez que as alterações climáticas são reconhecidas como possíveis influenciadoras na movimentação das placas tectônicas. “Sabe-se que alguns eventos geológicos causados pelo movimento das placas podem influenciar os padrões climáticos por um período de milhões de anos. Agora nós sabemos que o oposto também acontece”, declarou Giampiero Iaffaldano, estudioso da Universidade Nacional da Austrália.

A pesquisa indica que o evento pode ser uma ‘resposta’ à influência das placas tectônicas sobre o clima. “Como o clima está se modificando, muitas vezes afetado pelos processos geológicos nas margens das placas, como a formação de montanhas, nossos resultados sugerem que há mecanismos contínuos de reação entre dinâmicas climáticas e movimento das placas, nos quais às vezes um controla o outro e vice-versa”, diz o relatório.

Para Iaffaldano, as descobertas podem ajudar a decifrar algumas das causas de terremotos. “Queremos entender o que causa a movimentação das placas e quais regiões estão mais propensas a grandes terremotos. Para isso, talvez precisemos considerar a história do clima nos últimos milhões de anos”.

*Publicado pelo Instituto CarbonoBrasil.

Nenhum comentário: