Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A pesquisa de Ney

(Originalmente do Blog do Yudice)

Considero Ney Matogrosso um dos maiores cantores brasileiros, por sua voz, afinação e presença de palco. Curiosamente, jamais vi um show dele. O último que ele realizou aqui em Belém, neste final de semana, me passou completamente despercebido, já que não vejo televisão nem ouço rádio. Hoje, deparei-me com matéria entusiasmada no Diário do Pará online. O motivo do entusiasmo não era o trabalho do cantor, mas ele ter caminhado na Praça da República altamente interessado em conhecer melhor o brega.

Um dos maiores medalhões da música brasileira dando trela ao brega é tudo que a imprensa ufanista e popularoide destas bandas poderia querer. Faz-se um esforço diuturno e permanente por vender esse produto como algo musicalmente bom e, pior, como expressão de uma cultura verdadeiramente autóctone do Pará. Mas já falei sobre isso em outras ocasiões e, confesso, já ando sem paciência. É uma guerra perdida: quem gosta de brega não verá seus defeitos; que não gosta, jamais admitirá que tenha alguma qualidade.

Compreendo a curiosidade de Ney Matogrosso. Ele é um artista e um experimentador. Se um dia colocar o brega no palco, decerto que não será essa mesma baboseira que aturamos por aqui, com sua batida invariável e letras estúpidas cantadas por gente que se esforça por manter um timbre fanho e esganiçado, principalmente as mulheres, que choramingam como gatos sob tortura. Será um brega estudado, digamos assim. E que pode ser muito ruim, com certeza. Mas será coisa do Ney e acabaremos perdoando. Notem, contudo, que ele se interessou pelos nossos tambores. Quem sabe no final das contas perceba que o brega não é exatamente o que ele busca.

Sem maiores valorações, leiam a matéria e tirem suas conclusões.

PS I - A foto que ilustra esta postagem está sem o crédito porque a matéria original não informava .

PS II – Espero que Ney tire essa idéia (experimentar o brega), essa porra de ritmo desconexo com letra ridícula e interpretações sofríves) já encheu demais o saco e já tá na hora de acabar, para o bem de nossos ouvidos e a sensatez em geral…

Rato postou.

Nenhum comentário: