Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

sábado, 28 de agosto de 2010

Despreparados célebres

 

Provavelmente, você nunca ouviu falar de Francisco Everardo Oliveira Silva. Com alguma sorte (dele), você já escutou falar em seu personagem, o Tiririca, que nos anos 1990 ganhou as rádios de todo o país cantando com uma voz infantilizada e desdentada a irritante "Florentina", pela qual foi acusada de plágio. Após incursões pela TV, caiu em um previsível ostracismo. Agora em 2010, porém, ele deu uma bem sucedida cartada para voltar a aparecer e - que ironia! - após tentar o sucesso como palhaço, apareceu quando se meteu em coisa séria. Tiririca é um dos candidatos a deputado estadual por São Paulo e, nos últimos dias, tornou-se um dos temas mais recorrentes no Twitter e no YouTube por conta de seu slogan ("pior do que está não fica") e de um vídeo no qual admite não saber o que faz um deputado.

Nem a "Florentina" foi ideia dele...

O sucesso veio a cavalo, principalmente porque o agora candidato sofreu duas representações eleitorais, que acabaram arquivadas após parecer do Ministério Público Eleitoral. Se bobear, o homem se elege. Até porque o eleitor paulista já deu mostras de gostar de uma palhaçada ao eleger múltiplas vezes Paulo Maluf e, mais recentemente, Clodovil Hernandes, que mais se envolveu em incidentes do que honrou o mandato, também de deputado federal, até ser levado por aquela que a ninguém poupa.
Mas se Tiririca incomoda alguns, o que dizer dos outros candidatos saídos dos meios musicais, televisivos e esportivos? Conhecidos do grande público e suscetíveis de receber votos de uma massa completamente acrítica, que se diverte com seus votos de protesto, as sub-sub-sub-sub-celebridades estão cada vez mais frequentes nos cadastros eleitorais.
Todo mundo que quer aparecer, agora, candidata-se a alguma coisa. O que dizer das mulheres-fruta? O que dizer de uma Tati Quebra-Barraco, que já abriu a perna e sentou para todo mundo ouvir, depois virou evangélica (outra mania recorrente dos subs) e agora quer enveredar por outro ramo de avacalhação, ingressando na política? O que dizer de um Ronaldo Ésper, em cuja campanha faz graça com o episódio no qual furtou vasos em um cemitério, revelando a sua total falta de percepção da seriedade que deveria ser a política e, de resto, o respeito à propriedade alheia?
E agora temos Romário, aquele clichê ambulante insuportável, que nos últimos anos sofreu diversos reveses financeiros e agora está pronto para perseguir as benesses de um mandato político, que ele certamente obterá com os votos de um sem número de... de... de eleitores do naipe dele.
Aqui no Pará ex-jogador de futebol virar político já é moda. E esses... esses senhores, claro, se elegem. Graças ao voto da interminável legião de obcecados por futebol que, se tivessem bons miolos, não desperdiçariam tanto tempo e energia com algo que é apenas um jogo, nem desperdiçariam um voto que se torna um gol contra todos nós. Ou alguém é capaz de me dizer qual foi o grande serviço prestado à comunidade pelos ex-jogadores que tiveram mandatos de vereador ou de deputado estadual?
Na página do Senado, encontrei um interessante artigo sobre o direito que todos têm de se candidatar, motivado justamente pela grande quantidade de subs em disputa no vindouro mês de outubro. O artigo lembra, inclusive, o problema do quociente eleitoral, que pode tornar a presença desses ditos-cujos ainda mais perniciosa. É que se um porqueira desses captar muitos votos, a legenda acaba beneficiada e pode ganhar mais assentos no parlamento, em favor de gente que não teve cacife para se eleger sozinha. Graças a isso, os partidos passam a ter interesse nessas candidaturas ridículas e o resultado é isso que está aí para todo mundo ver.

compilado do Blog: http://www.yudicerandol.blogspot.com/

Nenhum comentário: