Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Novas e velhas políticas em mosqueiro.

As cartas estão na mesa ! novamente mosqueiro esta dividido em apoios a vários candidatos,apesar da pouca experiência em eleições ,podemos afirmar que em política não existe anjinho ,pelo contrario, na hora da disputa todos são demônios em busca de almas (ou votos)para o seu reinado,por isso,para alguns estes dois meses que vem por ai VALE TUDO.

Dentro da historia política de mosqueiro sempre tivemos a tradição de caciques politicos metidos a ser donos de nossa ilha , tendo como termômetro para isso o período eleitoral , momento de mostrar para fora das fronteiras da bucólica quem manda no curral eleitoral , remontando a política dos governadores do período da república velha.

Para começarmos o debate sobre a historia do clientelismo político em mosqueiro vamos rememorar a ainda contemporânea articuladora professora Diva Palheta que com medidas populistas conseguiu até mesmo um mandato de vereadora com mais de três mil votos se colocando para o povo como principal liderança local,porém , a mesma trocou seu mandato de vereadora para ser agente distrital de mosqueiro na gestão de Helio Gueiros. Como agente distrital Diva montou uma assessória muito ruim e até hoje é lembrada apenas por uma obra , o DIVODROMO NA PRAÇA DA MATRIZ. Diva e seu grupo estão apagados no cenário político de hoje muito por culpa de um eleitorado novo mais também pelo surgimento de novas lideranças locais, exemplo disso são os números das últimas eleições, todos os candidatos que a baluarte da festa de são Pedro apóia não passam de trezentos votos ,quer tirar duvida pergunta para o Vitor Cunha.Nesta eleição Diva vem de Juvenil e Maria Costa a deputada estadual.

O senhor feudal de santa Barbara ,ex- deputado estadual Cezar colares , também criou seu curral eleitoral aqui na ilha , sendo tudo organizado pelo seu competente assessor político Paulo Louchard e sua esposa Eduarda, que sabendo aproveitar muito bem o apoio político e financeiro de Cezar colares , conseguiram capitalizar muitas lideranças através de distribuição de verbas no carnaval e na quadra junina (forro ilha),sem esquecer a ONG VIVA MOSQUEIRO que aumentou e muito a musculatura política deste grupo, prova disso foi a eleição para vereador onde Eduarda louchard foi a candidata mais bem votada aqui na ilha com quase dois mil votos. Todavia , este agrupamento político atualmente começou a decair e a perder algumas lideranças importantes (exemplo Gabriela para Regina Barata), devido principalmente a falta de “bala na agulha “ decorrente da ida de Cezar colares para o tribunal de contas ( louchard ficou órfão) e também a constantes brigas internas . Paulo e Eduarda vem nesta eleição de juvenil e Cilene Couto, filha do senador Mario Couto ou conto.

No bairro do maracajá temos como (ex)coronel político Antônio vinagre que tentava ser vereador deste da era Vargas e graças a sua perseverança (e muito dinheiro)conseguiu o feito nas eleições de 2008,só no maracajá e vila vinagre arrebanhou mais de mil votos , porém, depois de eleito caiu no mesmo erro que a dona diva palheta, deixou o seu cargo de vereador dado pelo povo para assumir a destruída secretaria de saúde do município Belém em estado de calamidade e com ameaça de CPI pelos vereadores.Para completar ,ainda na sua gestão como secretario de saúde foi assinado um decreto que retirou a urgência e emergência dos postos médicos do maracajá e Baia do sol, Resumindo , se queimou politicamente . Vinagre nesta eleição vem de Maria costa , esposa do nefasto prefeito Duciomar, e por estratégia política de seu partido para governo vai apoiar Ana Julia ( será mesmo?).

Nos do PT acreditamos que na política não existe espaço vazio, se hoje existe em mosqueiro iremos ocupar , sem medo do enfrentamento político, sem medo de mostrar para o povo nosso projeto petista de governar , que hoje é exemplo para o mundo com a gestão do companheiro Lula.Nestes últimos anos nós do PT lutamos por um transporte de qualidade para todos , por uma biblioteca publica e por saúde publica digna para o povo mosqueirense ,nosso sonho é um mosqueiro melhor para nossas famílias .Nestas eleições colocaremos nossa militância para luta e se preciso for bateremos de porta em porta ,iremos de rua em rua , com sol ou com chuva conquistaremos corações e mentes, provaremos para aqueles que acham que são caciques em nossa bucólica que o novo sempre vem, e que o novo PT de mosqueiro vem com muita vontade de ocupar seu espaço e de promover verdadeiras transformações para o povo, pois, acreditamos que a revolução é um ato cotidiano feito por todos , essa é nossa tarefa.

Saudações socialistas !
.

6 comentários:

duda pt disse...

faltou falar do balbino, maurino, pedrão, nilton, altair, até parece que só tem bandido nos outros partidos , no PT não tem é ? tivemos 8 anos de gestão petista com essa turma citada ai em cima e fizeram de tudo, menos politicas para melhorar mosqueiro.por isso afirmo que no PT tem muitos bandidos SIM !

Anônimo disse...

faltou no texto comentar sobre berico, dengo,bene paixão,durinho, paulão,pé de urso, rai cezar.
mesmo sendo descartaveis na politica mais esses fazem parte dessa historia, suas falcatruas darião um livro de 1000 páginas.

PT de mosqueiro disse...

não lembramos certos nomes por não representarem muita coisa na politica mosqueirense, neste blog não costumamos chutar cachorro morto ! abraços petistas !!

Anônimo disse...

Sinceramente, espero mesmo que esse tal de Antonio Vinagre não faça campanha pra Ana. Já temos que aturar essa coligação traidora do povo...menos um! Esqueceram de crescentar na lista negra o nome da Cléo, que não é muito diferente dos citados no texto, que por sinal foi muito bem desenvolvido. Essa daí que não é digna de ser chamada de companheira. Não ficarei nem um pouco surpresa caso ela resolva apoiar um candidato da direita só pra se dar bem.

Viva a militância de Mosqueiro!

Carlos A M Fonseca disse...

É interessante o texto, mais não esqueçamos que em qualquer liderança está o obvio por trás, a briga pelo poder, pela posição de destaque, e algum cargo publíco.
Por isso o texto para ser completo deveria falar sobre as lideranças do PT, como dizer um companheiro, atrapalharam bastante a administração do PT no Mosqueiro, A fogueira de vaidades, mostra que é em todo lado exemplo maior foi o PED e agora aqueceu de vezes com a chegada das eleições.
Precisamos ver o que melhor para Mosqueiro, estamos sem transporte publico, sem saude , lixo sobrado nas ruas, nimguém falar em fazer um projeto para mosqueiro, sabernos que as eleições são em habito nacional e estadual, no qual a pouca interferencia do poder estadual a não ser na educação e na segurança e uma parte de saneamento (cosanpa)
precisamos mudar essa visão ou continuaremos sede divididos e leiloadores pelos taís senhores lideres mosqueirenses.

PT de Mosqueiro disse...

Meu caro Barão,
Como sabes muito bem nosso coletivo político hoje é a esquerda do PT no Pará e nossa função histórica é lutar ao lado dos movimentos sociais, construindo desta forma um PT forte,de luta ,militante e socialista ,por isso já brigamos por transporte, biblioteca,contra a privatização da SAAEB e por saúde digna para todos. Podem nos rotular de varias coisas aqui em Mosqueiro, menos de oportunistas e caçadores de cargos politicos.
Somos o novo PT na Ilha, estamos fazendo valer nossa história e de muitos que já tombaram lutando por um Brasil melhor e democrático, por isso companheiro, não aceitamos tais criticas que chegam a ser levianas em teu texto, jogando todos em uma vala comum, isso não é justo da tua parte, muito porque acompanhas nossa luta diária e nunca ti negamos voto, voz ou espaço.
Contaremos contigo sempre barão, como canta Chico Buarque “a porta esta sempre aberta venha sim “,porém , criticar por criticar não é construção política , Mosqueiro precisa de luta e não apenas palavras ao vento.
Saudações petistas !