Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

QUEM FEZ MAIS POR MOSQUEIRO?

 

O QUE O PT E ANA JÚLIA FIZERAM POR MOSQUEIRO?

O Partido dos Trabalhadores tem ideologia e práticas sociais bem definidas: é um partido de massas, socialista e militante.

Nos governos, o PT prima pela melhoria da vida das pessoas, pois para além de qualquer discurso bonito, o que interessa de fato é a qualidade de vida da população: comida na mesa, educação de qualidade, acesso a tratamento de saúde, saneamento básico, cultura, esporte e lazer. Em âmbito nacional, o governo do PT, encabeçado pelo presidente Lula, fez isso: cuidou da melhoria da vida das pessoas, principalmente dos mais necessitados.

Em Mosqueiro, nós temos exemplos claros de como o PT lutou por melhores condições de vida para nós ilhéus. Durante o governo do povo, do Partido dos Trabalhadores, entre os anos de 1997 e 2003, podemos lembrar de algumas ações: bolsa escola municipal de um salário mínimo para alunos carentes da rede municipal de ensino, contribundo para o maior sucesso na aprendizagem de nossas crianças; estruturação do banco do povo, que concedeu crédito a pessoas de baixa renda; quebra do monopólio da empresa Beira-Dão e criação da linha urbana entre Belém e Mosqueiro com o valor da passagem igual aos dos ônibus de Belém; construção e/ou reestruturação dos postos de saúde da Baía do Sol, do Sucurijuquara, do Carananduba, do Aeroporto e do Maracajá, melhorando o acesso a tratamento de saúde em todas as regiões de Mosqueiro, além da abertura das casas de assistência a saúde mental para atendimento a crianças e adultos com necessidades especiais; urbanização da orla da praia do Chapéu Virado e Farol; construção da ponte em concreto armado sobre o rio Sucurijuquara; asfaltamento de várias vias da ilha; reforma do Porto do Pelé, lembrando que nossos ribeirinhos que necessitam deste Porto também precisam da atenção do poder público; incentivo ao turismo ecológico com divulgação e visitas programadas a “trilha olhos d’água”; criação do Programa Família Saudável e do Programa de Combate à Dengue, desenvolvendo uma saúde preventiva; formulação do projeto turístico e ambiental de esgotamento sanitário que foi abandonado pelo prefeito posterior.

Através da governadora Ana Júlia, o PT continuou investindo em Mosqueiro. Coisa que, outros políticos, que sempre utilizam a nossa ilha em seus discursos, nunca o fizeram. O governo democrático e popular, de Ana Júlia, do PT, do vermelho sangue que pulsa em nossas veias, do número 13 da sorte, realizou uma reforma revolucionária na escola Honorato Filgueiras, que há mais de dez anos não recebia um reparo sequer. O telhado da escola, os ventiladores estavam prestes a desabar, enquanto o PSDB de Almir Gabriel e Simão Jatene nada faziam a respeito. A reforma do PT, de Ana Júlia, reconstruiu a escola, climatizando-a, erguendo um auditório, também climatizado, com lugares para 200 pessoas, aproximadamente. Preparou uma quadra de vôlei e reestruturou a quadra de futebol de salão. Além do Honorato Filgueiras, o Abelardo Leão Conduru, sem reforma há mais de trinta anos, recebeu vida nova: a escola foi reconstruída, ampliada e também climatizada. Isso mostra uma atenção especial à educação dos jovens mosqueirenses, que agora podem frequentar uma escola, onde se sentem melhor e confortáveis para assistir às aulas.

Não esqueçamos, o PT, de Ana Júlia, do governo democrático e popular, do vermelho da bandeira do Estado do Pará, do13, promoveu o único, inédito, transformador, programa de inclusão digital em Mosqueiro – o Navega Pará. Funcionam em Mosqueiro três praças digitais: na Vila, no Chapéu Virado e no Carananduba. São locais onde há internet gratuita captada por equipamentos com wireless. Há também na bucólica, por conta do Navega Pará três infocentros: no Aeroporto, no Carananduba e na Baía do sol. Espaços onde se desenvolvem, gratuitamente, cursos de informática básica e avançada para a população mosqueirense.

O mesmo PT, de Ana Júlia, entregou à Agência Distrital de Mosqueiro a Patrulha Mecanizada, composta por caçamba, trator e pá mecânica, para cuidar da limpeza de nosso lugar.

Ademais, em parceria com o Governo Lula, do PT, Ana Júlia, também do PT, desenvolveu em Mosqueiro o projeto “Luz para todos”, levando inclusão social, cidadania e principalmente respeito e atenção do poder público, através da instalação de energia elétrica para várias comunidades mosqueirenses: Castanhal do Mari-Mari (região das ilhas), Caruaru (região das ilhas), assentamento Paulo Fonteles, assentamento Mártires de abril, assentamento Irmã Dorothy Stang I e II, Ipixuna (Baía do sol) e Bacabeira (Furo das Marinhas).

QUEM FEZ MAIS POR MOSQUEIRO?

O QUE O PSDB E SIMÃO JATENE FIZERAM POR MOSQUEIRO?

Em primeiro lugar: fizeram a Orla do Maçarico. O problema é que esta obra foi feita em Salinas, e não em Mosqueiro. Pois o PSDB de Simão Jatene segue a cartilha do Grupo Liberal. E o projeto de balneário turístico, para este grupo, corresponde a Salinas e não a Mosqueiro. Observação: este mesmo Grupo Liberal, da TV Liberal, é o que utilizou os retransmissores públicos da TV Cultura e ainda recebia pela utilização, numa negociação fraudulenta e imoral entre o PSDB, de Simão Jatene, e o Grupo Liberal.

O PSDB, de Simão Jatene, de José Serra, fez em Mosqueiro a seccional que funciona na Avenida 16 de Novembro, ou seja, um “cadeião”. Vamos comparar: enquanto o PSDB constrói cadeia, o PT se preocupou com as escolas da ilha, com a educação de nossos jovens.

Simão Jatene, do PSDB, fez uma escola em Mosqueiro? Comprou o terreno atrás da CELPA e fez um baldrame. Não passou disso. Quantos alunos estudam nessa escola? Nenhum. A escola não existe. E o dinheiro para a construção? Para onde foi? Até hoje não se sabe. Talvez tenha sido utilizado em campanhas políticas de correligionários do PSDB e de Simão Jatene. É uma possibilidade. Lembremos do escândalo da CERPASA e do convênio entre o governado do estado e Companhia Vale, no qual a empresa repassou milhões de reais para o governador Simão Jatene construir 30 mil casas populares. Cadê essas casas populares? Onde elas foram construídas?

O PSDB, de Serra, de Simão Jatene, fez mais por Mosqueiro: sucateou as escolas estaduais, não promoveu concurso público para professores, deixou milhares de alunos sem aulas por, justamente, falta de professores. Relegou a último plano a segurança pública na ilha: não realizou concurso público para novos policiais, não cuidou dos equipamentos, não investiu na frota de veículos, sem renová-los e sem repará-los.

Além disso, quando a prefeitura de Belém era administrada pelo PT, o governador Almir Gabriel e o seu secretario de planejamento Simão Jatene (ambos do PSDB), reduziram drasticamente de 36% para 24% o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) recolhidos no estado do Pará e transferido para a prefeitura, promovendo, consequentemente, a falta de recursos para investimento em Mosqueiro.

E a privatização da Rede Celpa, que além de encarecer a tarifa de energia elétrica, precarizou o serviço, pois todos nós sabemos que basta qualquer “chuvinha” cair em Mosqueiro para que ocorra interrupção na distribuição de energia, haja vista, a não manutenção da rede. Também, não podemos esquecer que com a redução das equipes de plantão emergencial, qualquer interrupção na distribuição de energia, seja na fiação das vias públicas, como nas unidades consumidoras (residências) a demora para a reativação dos serviços é “irritante”. Quem privatizou a Rede Celpa? Com a palavra o Simão Jatene e o PSDB.

CONCLUSÃO:

Sem sombra de dúvida, quem fez mais coisas boas por Mosqueiro foi o PT, de Ana Júlia, de Lula, de Dilma, do número 13, da cor vermelha do nosso coração e da bandeira do Pará.

Com certeza, o PSDB, de Simão Jatene e de Serra, também fizeram por Mosqueiro. Porém, tudo o que fizeram contribuiu para piorar a vida do mosqueirense.

Portanto, no dia 31 de outubro, vamos deixar no passado a fome, a miséria, o sucateamento dos serviços públicos, o governo para os ricos, o neoliberalismo e o amarelo anêmico do PSDB de Simão Jatene e José Serra.

De outro lado, vamos dizer sim ao Brasil novo, ao emprego, à renda, à educação, à saúde, ao governo para todos, ao futuro, à vida. Vamos eleger: Dilma – 13 –, a primeira mulher Presidente do Brasil, e reeleger Ana Júlia – 13 –, Governadora do Estado do Pará. Assim, o nosso Mosqueiro, o nosso Estado do Pará e o nosso Brasil vão continuar no rumo certo: cada vez mais lutando por uma vida de qualidade não apenas para a minoria, mas para todos.

Nenhum comentário: