Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

QUEM FEZ MAIS POR MOSQUEIRO?

 

O QUE O PT E ANA JÚLIA FIZERAM POR MOSQUEIRO?

Nos governos, o PT prima pela melhoria da vida das pessoas, pois para além de qualquer discurso bonito, o que interessa de fato é a qualidade de vida da população: comida na mesa, educação de qualidade, acesso a tratamento de saúde, saneamento básico, cultura, esporte e lazer. Assim, o governo federal, comandado pelo presidente Lula e governo do estado liderado por Ana Júlia, fizeram isso: cuidaram melhor da vida das pessoas, principalmente dos mais necessitados.

Vamos destacar as ações do governo do Partido dos Trabalhadores (PT) que melhoraram a vida dos mosqueirenses:

J Entre os anos de 1997 e 2004, a Prefeitura de Belém governada pelo PT criou o programa bolsa escola municipal de um salário mínimo para alunos carentes da rede municipal de ensino, em Mosqueiro mais 500 famílias carentes foram contempladas com a bolsa escola; estruturação do banco do povo, que concedeu crédito a pessoas de baixa renda da ilha; quebra do monopólio da empresa Beira-Dão e criação da linha urbana entre Belém e Mosqueiro com o valor da passagem igual aos dos ônibus de Belém; construção e/ou reestruturação dos postos de saúde da Baía do Sol, do Carananduba, do Maracajá e da casa-família do Aeroporto, Sucurijuquara e Furo das Marinhas, além da abertura das casas de assistência a saúde mental para atendimento a crianças e adultos com necessidades especiais; urbanização da orla da praia do Chapéu Virado e Farol; construção da ponte em concreto sobre o rio Sucurijuquara; asfaltamento de várias vias da ilha; reforma do porto do Pelé; incentivo ao turismo ecológico com divulgação e visitas programadas a “trilha olhos d’água”; criação do programa Família Saudável e do programa de Combate à Dengue; projeto de esgotamento sanitário da ilha que foi abandonado pelo prefeito posterior.

Com a governadora Ana Júlia, o PT continuou investindo em Mosqueiro. O governo democrático e popular realizou as seguintes ações na ilha:

J Foram investidos um milhão de reais na reforma, ampliação e climatização da escola estadual Honorato Filgueiras, inclusive com a construção de um auditório climatizado com capacidade para 150 pessoas, construção de uma arena de vôlei e reforma do ginásio poliesportivo da escola.

J Investimento de 740 mil reais na reforma geral e climatização da escola estadual Abelardo Leão Conduru, sem reforma há mais de trinta anos, essa escola recebeu vida nova. J Também, a escola estadual Maria Luiza Pires passou por uma reforma geral com investimento de 104 mil reais. Isso mostra uma atenção especial à educação dos jovens mosqueirenses, que agora podem frequentar uma escola, onde se sentem melhor e confortáveis para assistir às aulas.

J Criação do programa de inclusão digital – o Navega Pará. Existem hoje em Mosqueiro três praças digitais: na Vila, no Chapéu Virado e no Carananduba. Nas praças digitais há conexão gratuita a internet. Estabelecimento de três infocentros: no Aeroporto, no Carananduba e na Baía do sol. Espaços onde se desenvolvem, gratuitamente, cursos de informática básica e avançada para a população mosqueirense.

J O mesmo PT, de Ana Júlia, entregou à Agência Distrital de Mosqueiro a Patrulha Mecanizada, composta por duas caçambas, uma raspadeira e uma pá mecânica, para cuidar da limpeza de nossa ilha.

J Ademais, em parceria com o Governo Lula, do PT, Ana Júlia, também do PT, desenvolveu em Mosqueiro o projeto “Luz para todos,” através da instalação de energia elétrica para várias comunidades mosqueirenses: Castanhal do Mari-Mari e Caruaru na (região das ilhas), assentamento Paulo Fonteles, assentamento Mártires de abril, assentamento Irmã Dorothy Stang, Ipixuna (Baía do Sol) e Bacabeira (Furo das Marinhas).

QUEM FEZ MAIS POR MOSQUEIRO?

O QUE O PSDB E SIMÃO JATENE FIZERAM POR MOSQUEIRO?

L Em primeiro lugar: fizeram a Orla do Maçarico. O problema é que esta obra foi feita em Salinas, e não em Mosqueiro. Pois o PSDB de Simão Jatene segue a cartilha do Grupo ORM. E o projeto de balneário turístico, para este grupo, corresponde a Salinas e não a Mosqueiro. Observação: este mesmo Grupo Liberal, da TV Liberal, é o que utilizou os retransmissores públicos da TV Cultura e ainda recebia pela utilização, numa negociação fraudulenta e imoral entre o PSDB, de Simão Jatene, e o Grupo dos Maioranas.

L O PSDB, de Simão Jatene, de José Serra, fez em Mosqueiro à seccional, ou seja, um “cadeião”. Vamos comparar: enquanto o PSDB constrói cadeia, o PT se preocupou com as escolas da ilha, com a educação de nossos jovens.

L Simão Jatene, do PSDB, fez uma escola em Mosqueiro? Comprou o terreno atrás da CELPA e fez o alicerce. Não passou disso. Quantos alunos estudam nessa escola? Nenhum. A escola não existe. E o dinheiro para a construção? Para onde foi? Até hoje não se sabe. Talvez tenha sido utilizado em campanhas políticas de correligionários do PSDB e de Simão Jatene. É uma possibilidade. Lembremos do escândalo da CERPASA e do convênio entre o governo do estado e a Companhia Vale, no qual a empresa repassou milhões de reais para o governador Simão Jatene construir 40 mil casas populares. Cadê essas casas populares? Onde elas foram construídas?

L O PSDB, de Serra e de Jatene, sucateou as escolas estaduais (nenhuma escola estadual foi reformada em Mosqueiro), não realizou concurso público para professores, deixou milhares de alunos sem aulas, justamente por, falta de professores.

L Relegou a último plano a segurança pública na ilha: não realizou concurso público para novos policiais, não cuidou dos equipamentos, não investiu na frota de veículos, sem renová-los e sem repará-los.

L Além disso, quando a prefeitura de Belém era administrada pelo PT, o governo do PSDB do Simão Jatene, reduziu de 36% para 24% o repasse do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) recolhidos no estado do Pará e transferido para a prefeitura, promovendo, consequentemente, a falta de recursos para investimento em Mosqueiro.

L E a privatização da Rede Celpa, que além de encarecer a tarifa de energia elétrica, precarizou o serviço, pois todos nós sabemos que basta cair qualquer “chuvinha” em Mosqueiro para que ocorra interrupção na distribuição de energia, haja vista, a falta de manutenção da rede. Também, não podemos esquecer que com a redução das equipes de plantão emergencial, qualquer interrupção na distribuição de energia, seja na fiação das vias públicas, como nas unidades consumidoras (residências) a demora para a reativação dos serviços é “irritante”. Quem privatizou a Rede Celpa? Com a palavra o Simão Jatene e o PSDB.

CONCLUSÃO:

Sem sombra de dúvida, quem fez mais por Mosqueiro foi o PT, de Ana Júlia, de Lula, de Dilma, do número 13, da cor vermelha do nosso coração e da bandeira do Pará.

Portanto, no dia 31 de outubro, vamos deixar no passado a fome, a miséria, o sucateamento dos serviços públicos, o governo para os ricos, o neoliberalismo e o amarelo anêmico do PSDB de Simão Jatene e José Serra.

De outro lado, vamos dizer sim ao Brasil novo, ao emprego, à renda, à educação, à saúde, ao governo para todos, ao futuro, à vida. Vamos eleger: Dilma – 13 –, a primeira mulher Presidente do Brasil, e reeleger Ana Júlia – 13 –, Governadora do Estado do Pará. Assim, o nosso Mosqueiro, o nosso Estado do Pará e o nosso Brasil vão continuar no rumo certo: cada vez mais lutando por uma vida de qualidade não apenas para a minoria, mas para todos.

Repostado pelo blog para mostrar que sem sombra de dúvidas o PT e o Governo Ana Júlia fizeram muito mais pelo Mosqueirenses. O PSDB e o “Jateve” tiveram 12 anos: fizeram um cadeia que não tem muita utilidade, pois deveria ser usadas como “lar” para muitos amarelhões que estão soltos, andando pelas ruas da ilha fazendo mer…. e falando asqueiriçes das pessoas trabalhadores e honestas da ilha.

Nenhum comentário: