Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

O 8 de junho de 2010

Nada como uma mobilização de populares que sem outra alternativa senão partir para os extremos na reivindicação que bloqueou a rodovia no Furo das Marinhas, para despertar comentários acirrados nas postagens eletrônicas de jornais, como o Diário do Pará, em que muitos, partindo direto para ataques em uma linha temática preconceituosa mesmo, demonstrando uma imbecilidade rara, fruto de mentes obtusas refugiadas em eras recuadas no tempo e incapazes, até, de entender o primeiro artigo da Constituição Brasileira, ou a simples locução ‘pluralidade cultural’. Não dá para sentir aborrecimento em relação a essas ‘pessoas’, tão-somente pena, pois precisarão viver uma experiência de décadas de vida futura, ou uma experiência científica de rejuvenecimento talvez, para que percebam o mundo tornando-se mais igualitário. A essa postura se dá o nome de reacionarismo. Um dia, espero, perceberão que tipo de criaturas se tornaram.
Algumas pessoas, no entanto, e não foram tão poucas, postaram comentários muito pertinentes e conscientes a respeito da situação de precariedade por que passa a Ilha de Mosqueiro. E posso afirmar que em todos os setores o ilhéu, e os visitantes da Bucólica, sofrem com a falta de tudo. É difícil listar. Mas tentarei: o turismo, que para muitos deveria ser o ponto crucial a ser desenvolvido no balneário, pelo bem da geração de emprego e renda, na prática, não mais existe; ou melhor, é coisa minguada e rara, apesar de muito alardeado pelos órgãos municipais e pela agência distrital, mas é tratado como coisa de amadores. Onde está o turismo receptivo? Não há curso para guias turísticos, as trilhas ecológicas (se é que ainda existem!) não são mais utilizadas, só o velho e surrado turismo praieiro. A rede hoteleira, é daquele jeito... Pratica preços de 1ª e serviços de terceira. As praias estão sujas; as águas, poluídas; as ruas, mal iluminadas; as praças, maltratadas, sem programação cultural, sem esporte, sem lazer. O desemprego, aliado ao subemprego, impera nestas plagas.
É, Mosqueiro, linda, bucólica, exótica... e caótica também. Péssima rima. Caótico o transporte, caótico o atendimento de saúde, insuficiente o serviço de coleta de lixo domiciliar e limpeza urbana de logradouros; por isso, o mau cheiro é coisa cotidiana para o ilhéu e para o visitante. Escolas? Para construir uma sala de aula, anos a fio de espera. As reformas são verdadeiros remendos, isso quando o prédio já ameaça ruir, como aconteceu com a Escola Municipal Remígio Fernandez, que teve as atividades de aulas paralisadas por dois meses, para os fazerem os ditos remendos.
Na segurança pública (que é da alçada do executivo estadual), o mesmo caos já referido. É comum dizerem, por aqui, que Mosqueiro, além de ser "Terra do Já-Teve", também é "Terra Sem-Lei": os bandidos andam soltos, presos estão os cidadãos de bem, já que a inépcia preside este tipo de serviço por aqui. O rei de todos nesse item é o agente distrital, este da alçada municipal, muito labioso e pouquíssimo operoso, nada faz que justifique seu cargo, já que é apenas o testa-de-ferro que leva a culpa pelo descaso em relação à Ilha da parte do prefeito Duciomar Costa, que o nomeou.
No dia de hoje (08/06/2010) constatou-se que as forças truculentas da administração pública municipal e estadual se consorciaram para uma espécie de prestação de desserviço à população. Porém, há matizes de diferenciação nessa truculência. A primeira, praticada pelo assecla de Duciomar, Pimentel, sendo capaz de agir como coveiro da saúde no distrito de Mosqueiro, suprimiu há semanas atrás os serviços de urgência e emergência de duas unidades de saúde, desrespeitando direitos essenciais da população, isto sem receber nenhum tipo de punição por parte da Justiça ― esta mais uma força contrária aos interesses da população. Toda essa humilhação obtida por meio do poder, como rolo compressor, associado a interesses escusos, claro.
A outra truculência veio da alçada estadual via PATAM, digo, ROTAM. Por que será que as confundi? Será por que a primeira foi extinta por causa das arbitrariedades e violência praticadas contra os inocentes? Pois é, sem a habilidade necessária a cidadãos civilizados que ocupam cargos públicos, o capitão responsável pela operação de desobstrução da PA-391 (Rodovia Belém-Mosqueiro, ou Augusto Meira Filho), agiu de forma precipitada, talvez devido a certa inexperiência, percebida pelo fato de ele não encarar as pessoas nos olhos, talvez devido a uma educação tipicamente militar que manda falar as armas, não as palavras e acordos. Uma educação “tipo assim” espartana, sabe? São muitas as possíveis hipóteses, porém o que os olhos dos manifestantes perceberam apenas os creditam a interpretar que é costume, que é de praxe a esses soldadinhos de chumbo meterem o chumbo e sapecarem a porrada mesmo, por terem sido amestrados para tal ‘solução final’, como chamaram os nazistas ao holocausto judeu nas câmaras de gás.
A decisão de fazer a desobstrução na marra levou-os aos excessos do uso de bombas de efeito moral e de atirar com balas de borracha, ditas não letais, mas que em várias ocasiões ocasionaram óbitos, ao atingirem áreas do corpo humano sensíveis, como olhos, genitália, cabeça e peito. O traumatismo craniano e a parada cardíaca, na verdade, são a maior preocupação. Mas nada disso preocupou o pessoal da PATAM/ROTAM: atiraram à queima-roupa em manifestantes, causa das graves incisões nas vítimas, entre elas, o Rubens (o Rubito), meu irmão, e o Nazareno (o Naca). Levados ao Hospital Geral de Mosqueiro, lá, em vez de tratados como vítimas, “tornaram-se” agressores e bandidos pegos em flagrante, formadores de quadrilha, em uma visível tentativa de a PATAM/ROTAM inverter sua situação de agressora a vítima, pelo fato de um dos policiais ter sofrido cortes no braço, causados por garrafas arremessadas por pessoas de dentro de um bar, depois de estas terem recebidos tiros dos pit-policiais. O pior de tudo é que os dois (Rubens e Nazareno), se não fosse a cirurgia a que foram submetidos, seriam levados presos, como chegaram a tentar fazer com o Nazareno, mas a hemorragia da bala ainda não extraída fez que o trouxessem da seccional de polícia, lá do Chapéu-Virado, de volta ao hospital da Praia Grande. Uma vez extraída a bala, ficaria algemado à cama. Isso era o que queriam os pit-policiais. Ainda bem que isso não foi feito.
Como sempre acontece entre aqueles que se voltam para interesses coletivos, o companheirismo fala mais alto. Acionados profissionais do jurídico do PT, esse quadro nefasto está se revertendo. Os mocinhos da história não são os agressores, os rotanenses, portanto, pelo contrário. E pagarão caro, na justiça, por sua arbitrariedade e ferocidade (Rima perfeita!). Como lição, fica a antiga máxima de Lúcio Flávio Vilar Lírio, famigerado bandido dos anos de 1970, de que “polícia é polícia, bandido é bandido”, infelizmente hoje obsoleta. “Que país é este! Que país é este!”
A luta, companheiros, sempre continua! Parafraseando Brecht, peço que pensem em mim com indulgência, porque não estive lá, ao lado de vocês. É imperdoável! Escrever este texto não pode me redimir, jamais...

2 comentários:

carlos do pt disse...

vamos atrás de resposta do partido, caso contrario devemos criar uma maior forma de mobilização da sociedade e divulgação deste crime contra os movimentos socias ! não podemos ficar calados.

Anônimo disse...

kd as fotos e videos , precisamos divulgar aquelas imagens para todos