Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Atendimento em saúde vai mudar, certamente para pior

Mais uma presepada do desprefeito Óciomar Gosta e seu de-secratário de Saúde Sérgio Pimentão (publicado no Amazônia Jornal)

(publicado no Amazônia Jornal) Edição de 18/06/2010

PSM da 14 centralizará registro dos casos de urgência e emergência

A partir de agora, todas as crianças que precisam de atendimento médico de urgência e emergência, em Belém, terão de passar, obrigatoriamente, pelo Pronto-Socorro Municipal (PSM), na travessa 14 de Março. A mudança é uma exigência feita pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), desde o dia 1º de junho, numa tentativa de controlar o repasse de recursos às clínicas pediátricas particulares conveniadas com o Sistema Único de Saúde (SUS) na capital. "O que acontecia era que esses atendimentos eram feitos diretamente nas clínicas, sem passar pela nossa regulação. Estávamos pagando as contas sem ter um controle dos serviços", alegou o secretário municipal de saúde, Sérgio Pimentel.

Com a mudança, que não se estende aos procedimentos ambulatoriais, as famílias devem buscar atendimento primeiramente no PSM, onde, segundo a Sesma, 22 leitos estão disponíveis para uso exclusivo do setor de pediatria. "No Pronto-Socorro esse paciente vai ser avaliado e, dependendo do caso, pode ser encaminhado ou não para uma das clínicas conveniadas", explicou.

Em alguns hospitais, a portaria, assinada pelas médicas Maria das Graças Cordeiro, chefe de Divisão Hospitalar da Sesma, e Ana Cláudia Albuquerque, diretora do departamento de regulação, foi anexada na porta, em outros, os pacientes estão sendo comunicados quando buscam atendimento. "Somos clientes da Sesma, se ela baixou essa portaria, nós temos que obedecer", explicou o médico Fernando Guimarães, diretor da Clínica Pediátrica Infantil, um dos hospitais conveniados. A dona de casa Rosângela Gusmão, que mora no bairro do Bengui, conseguiu internar o filho, de 2 anos, na ala pediátrica do Hospital Pio XII apenas com o encaminhamento da Unidade de Saúde do Tapanã, mas isso também deve mudar.

A intenção da Sesma é que todos os encaminhamentos sejam feitos exclusivamente pelo PSM. Segundo o secretário Sérgio Pimentel, não existe o risco do novo atendimento congestionar ainda mais o sistema do PSM. "O setor pediátrico do Pronto-Socorro estava ocioso justamente porque as pessoas estavam procurando diretamente as clínicas e hospitais do convênio. Agora, os atendimentos de urgência e emergência passam a ser feitos diretamente por nós", justificou.

Nenhum comentário: