Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Adeus, Saramago

 

 

Saramago em Madri, novembro de 2009, por ocasião do lançamento de seu último (e polêmico) romance: "Caim"

Um dos Maiores escritores mundiais da lingua Portuguesa se foi na manhã de hoje, 18 de junho, em sua casa na ilha de Lanzarote (Ilhas Canárias, Espanha), aos 87 anos (nasceu em 16.11.1922, em Azinhaga, norte de Lisboa, Portugal).
José Saramago morreu ateu e comunista, com uma enorme fama de turrão (algo desfeita em lágrimas por ocasião da versão cinematográfica de "Ensaio sobre a cegueira"), após uma profícua carreira literária e política, defendendo seus ideais e a Península Ibérica e disparando contra seus objetos de aversão, notadamente a religião, que retribuiu a gentileza: foi perseguido por católicos após o lançamento de "O evangelho segundo Jesus Cristo" (1991), o que contribuiu para trocar Portugal pela Espanha, e mais recentemente por causa de "Caim" (2009), que contém uma passagem na qual se refere a Deus como "filho da puta".
Foi mais do que um dos maiores nomes da literatura mundial. Foi um bom homem, também. Doi-me pensar que não teremos mais seus livros. Mas esse é o ciclo natural. Chegou a morte, assim mesmo, com letra minúscula. Porque da Morte verdadeira ninguém vai querer saber.

O mundo certamente não será mais o mesmo com uma mente brilhante como essa não mais entre nós, que sua obra seja eterna…

Nenhum comentário: