Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Lula e Ana Júlia.

PDT é o nono a apoiar a reeleição de Ana Júlia

O PDT é o nono partido a aderir à reeleição da governadora Ana Júlia Carepa e pode abocanhar como participação no governo os cargos deixados pelo PMDB, como a presidência das Companhias de Saneamento (Cosanpa) e Habitação do Estado (Cohab), mais o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PA).

O secretário executivo da campanha do PT no Pará, André Farias, declarou que os 340 cargos que estarão disponíveis com a saída do PMDB da base aliada serão preenchidos não apenas pelo PDT, como também pelas legendas que já definiram apoio à candidatura da governadora, que são PR, PP, PV, PSB, PC do B, PRB, PSC e PHS.

André Farias disse que o apoio do PDT foi antes de tudo "um reconhecimento" ao trabalho do governo do PT para o agronegócio no Estado. Citou como exemplo a regularização fundiária, a gestão ambiental, o zoneamento ecológico e econômico, o esforço pela reserva legal, a emissão de títulos de terra, a redefinição do Valor de Terra Nua (VTN) e a intermediação no episódio do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) junto a frigoríficos e pecuaristas, que resolveu o impasse no bloqueio imposto pelo Ministério Público Federal à produção de carne do Estado.

Além da participação no governo, o secretário da campanha informou que o Partido dos Trabalhadores também se comprometeu em apoiar a candidatura do pedetista Giovanni Queiroz à Câmara Federal. Por outro lado, a entrada oficial do PDT no governo não deve acontecer imediatamente, ainda nesta semana, porque André Farias garante que o PT não tem pressa em substituir os peemedebistas. Ele realçou que a governadora reconhece nos gestores que permanecem nos cargos uma contribuição de eficiência à gestão.

A aliança entre PDT e PT estava sendo costurada há dois meses, mas foi fechada depois de um dia inteiro de encontros que se estenderam até à noite de ontem entre os presidentes estaduais das legendas, Giovanni Queiroz e João Batista Barbosa da Silva, respectivamente.

"Afagos" incluem visita da governadora ao PP

A semana será de "afagos" para todos os nove partidos políticos que compõem a aliança para a reeleição da governadora Ana Júlia Carepa (PT). Ela própria declarou ontem, durante visita histórica à sede do Partido Progressista (PP), que vai pessoalmente às reuniões das executivas estaduais de cada legenda receber de viva voz a adesão, antes das convenções partidárias programadas, em sua maioria, para o prazo fatal, que será no dia 30 deste mês.

Ainda nesta semana, a governadora participará de uma reunião na sede do Partido da República (PR) com o mesmo objetivo e, dependendo da agenda que será fechada até às 13 horas de hoje, poderá também receber a formalização de apoio do PDT ou PV. "Falta organizar essa sequência de visitas, mas até amanhã (hoje) finalizaremos a agenda desses encontros", garantiu João Batista Barbosa da Silva, presidente estadual do PT.

À noite de ontem, ele, a governadora, o deputado federal Paulo Rocha e André Farias, secretário executivo da campanha de reeleição de Ana Júlia Carepa compareceram à sede do PP e receberam a adesão de todos os membros da executiva estadual progressista.

Mesmo convalescendo, o presidente do PP no Pará, deputado federal Gerson Peres, presidiu o encontro e relatou que o partido está "bastante certo da decisão" de apoio ao segundo mandato. "Não vamos deixar para o fim aquilo que podemos decidir com antecedência", justificou em seu discurso. Ele também realçou que o PP possui reivindicações que vai postular futuramente. Mas não perdeu a chance de informar, logo, que o partido vai se candidatar à vaga de suplência na candidatura ao Senado do deputado federal Paulo Rocha.

Os nomes disponibilizados pelo PP para avaliação e decisão da governadora são os de João Olinto Tourinho de Melo e Silva e Deodato Marques. Sem nenhum constrangimento pela aliança de partidos com histórias políticas bem divergentes até a junção em janeiro deste ano, o presidente petista no Estado relatou que há 25 anos, se fosse visto entregando convite ao presidente do PP para as comemorações do aniversário do PT em 2010, teria sido expulso da legenda. "Mas a democracia em que vivemos é que nos faz conviver com os diferentes", observou.

A governadora aproveitou a palavra para fazer o tradicional balanço de sua gestão e agradecer o apoio. Hoje o PP está na Casa Civil do governo do Estado e na Secretaria de Administração (Sead).

A Executiva Estadual do PP já possui uma lista com 20 candidatos à Assembleia Legislativa e deve fechar coligação com outras legendas. As mais prováveis são PSC, PV, PSB, PRB, PMN e PC do B. O deputado federal Gerson Peres será candidato à Câmara e pleteia o 14º mandato.

Marisa Letícia chega e deve aderir à campanha

A primeira-dama do País, Marisa Letícia Lula da Silva, estará em Belém na próxima quinta-feira, 17, para a formatura de uma turma do Projeto Vira Vida, programa de inserção social de jovens entre 15 e 22 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), mas participará de reuniões com a Executiva Estadual do PT para definir sua participação na campanha de reeleição da governadora do Estado, Ana Júlia Carepa.

O secretário executivo da campanha, André Farias, informou que na impossibilidade de a candidata à presidência da República, Dilma Rousseff, pedir votos à governadora, em razão da formação de dois palanques no Estado, a primeira-dama terá lugar cativo na campanha. "Ainda não sabemos se haverá dois palanques no Pará, mas em havendo, ela (Marisa Letícia) será uma boa alternativa, juntamente com ministros do governo Lula", declarou.

André Farias garantiu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não terá qualquer impedimento de prestar apoio e pedir votos para a governadora Ana Júlia. E na convenção nacional do PT realizada no último final de semana em Brasília, ele próprio declarou à governadora que estará ao seu lado. "O Lula me chamou para conversar no domingo (13) e me disse que essa trefa exigirá muito trabalho. Mas quem me conhece sabe que eu saio aos finais de semana não é para pescar, não. É para levar maquinários aos municípios, para levar desenvolvimento", disse a governadora, alfinetando o adversário, ex-governador Simão Jatene (PSDB).

Ana Júlia Carepa informou que acredita numa resposta breve do PTB e vai aguardar até o dia 30 de junho a resposta do PMDB sobre uma possível renovação da aliança. "Vou tentar até a 35ª hora", sublinhou. Já o presidente estadual do PT, João Batista Barbosa da Silva, revelou que a legenda no Pará negociar com DEM e, dependendo da evolução da negociação, terá de pedir permissão à Executiva Nacional do PT para formalizar aliança.

Lula vem ao Pará para ver a Transamazônica

A governadora Ana Júlia Carepa (PT) anunciou ontem, em reunião com a Executiva Estadual do Partido Progressista (PP), a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao Pará na terça-feira da próxima semana. Ele vem para a retomada da pavimentação asfáltica da rodovia federal BR-230, a Transamazônica, e verificar as obras de asfaltamento da rodovia federal BR-163, conhecida como Santarém-Cuiabá.

A agenda do presidente Lula ao Estado também deve incluir sua participação em um ato político em Altamira, a favor da construção da hidrelétrica de Belo Monte. Esta será a segunda viagem do presidente da República ao Pará em menos de dois meses. Ele esteve no município de Tomé-Açú no início de maio para o lançamento do Programa Nacional de Estímulo à Produção do Óleo de Palma.

Também há a previsão de o presidente esticar a sua estada no Pará até Marabá, município do sudeste paraense. Ele deve participar de uma nova cerimônia de lançamento da pedra fundamental e início das obras da Aços Laminados do Pará (Alpa), projeto da Vale orçado em US$ 3,7 milhões que vai promover a verticalização mineral do ferro, cuja licença ambiental prévia foi entregue em março deste ano

2 comentários:

Anônimo disse...

O Dudú já fechou com o PT ?
Ps.: Bonitas as poses de Ana e Jader para os holofotes no aniversário do Beto!!! Tudo acabado!!!

Anônimo disse...

O senhor Gerson Peres? Que grande aquisição!
Junto com Wlad votou contra o Ficha Limpa ! Tá certo!