Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A nova Biblioteca de Mosqueiro

Com a fluidez do pensamento, meditando um pouco vaga e livremente sobre as coisas, veio-me à mente aquela máxima latina, que não necessita de tradução: “TEMPUS FUGIT”. É, realmente, o tempo alça voos e foge. Em 13/12/2007, o jornalista Elias Ribeiro Pinto publicou matéria enviada a ele por mim sobre a Biblioteca Municipal Cândido Marinho Rocha. Na ocasião, expliquei no artigo que a biblioteca fora criada por decreto do prefeito Coutinho Jorge, em 1987, e que deveria ainda existir, só que no papel, apenas lá, entre traças e fungos, visto que fora “transformada” em auditório, por um agente distrital inconsequente.

Eis aí que, por estes tempos, o TRE convoca-me a prestar serviços nas eleições 2010. A reunião seria na Agência Distrital de Mosqueiro. Ao chegar lá ―era dia 18/09/2010, um sábado―, indicaram-me que seria no “Auditório”, o mesmo prédio da antiga biblioteca. O local estava repleto de gente. Nenhuma cadeira para os futuros mesários se sentarem, nenhum ventilador. Gente pingando de suor. Bem, aquilo jamais poderia ser chamado de auditório! Nem biblioteca poderia ser, mas já o foi.

Em um canto, livros empilhados e amarrados por fios, alguns novos, outros, bem velhos, alguns bem conservados e novos! Outros, nem tanto. O curioso é que estavam ali misturados a pacotes de cerveja e isopores apreendidos pela turma da Secon (Secretaria Municipal de Economia, popularmente chamado de Rapa). Que ambiente para livros, hem?! Mas a surpresa maior veio quando vi, ali entre livros didáticos enviados pelo MEC (que deveriam estar nas escolas para serem entregues aos alunos), o carimbo da Biblioteca, bem próximo de uma pasta, onde se liam anotações de novas doações de livros. Como é? ― pensei. A biblioteca, que foi transformada em auditório, que também não existe, ainda recebe doações de livros?

Foi aí que me veio à lembrança a letra da canção de Caetano Veloso, da época em que ele ainda sabia compor música com letra menos banal que na atualidade:

“Um mero serviçal
Do narcotráfico
Foi encontrado na ruína
De uma escola em construção...

Aqui tudo parece
Que era ainda construção
E já é ruína
Tudo é menino, menina
No olho da rua
O asfalto, a ponte, o viaduto
Ganindo pra lua
Nada continua...”

Trata-se de passagem da canção “Fora da ordem”, do CD Circuladô, de 1991. Analogamente ao que diz a letra, vamos analisar certa situação em Mosqueiro: O Ministério da Educação (MEC), em convênio com o Instituto + Cultura, com a contrapartida (mínima) da Prefeitura de Belém, deveriam construir três bibliotecas públicas na capital do Pará. Das três, uma seria no Mosqueiro. O prédio? Uma ruína, a ruína do Educandário Nazareno, o antigo prédio da Semec (Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Belém), filial de Mosqueiro.

Até aí, tudo bem, pois a revitalização de um prédio histórico é sempre bem-vinda, ainda mais com a finalidade que passaria a ter. O problema vai ser revelado agora: tal instituição, tão essencial, seria entregue em dezembro de 2010. Ou seja, o que é construção, já é ruína, literalmente, assim como o projeto também. Sem a contrapartida da prefeitura, estou convicto, nada poderá sair do papel. Na cabeça dos ilhéus, fica a pergunta: a futura segunda biblioteca de Mosqueiro poderá vir a existir apenas no papel (assim como se pode forjar um cidadão de papel, dobrado ao gosto do origamista, se é que se pode chamar assim a autoridade que faz do povo “gato e sapato”), ficando lá tão-somente a ruína do que deveria ser?

Imagem004Foto do referido prédio (em ruínas)

19 comentários:

lauro disse...

cheguei a ser convidado para o debate sobre a construção da novo biblioteca distrital por dois jovens que trabalham com cultura em mosqueiro , porém não tive mais respostas . Até onde eu sei já havia verba federal para este projeto e a obra iria começar agora em dezembro. precisamos cobrar mais informações .

Anônimo disse...

Antes o debate era :"quem será o pai da criança(biblioteca)" , agora ninguem quer ser cobrado e não existe culpados !

Anônimo disse...

Voces poderiam publicar novamente o texto do professor Alcir que saio no jornal para mostrar que a luta pela reconstrução da biblioteca não é de agora ou até mesmo postar fotos daquela atividade na praça para arrecadar assinaturas para o abaixo assinado !
Não sei quem é o culpado , só sei que começou esta luta foram os professores e alguns jovens do pt .

Anônimo disse...

biblioteca ???? instituto ELOS ???? oasis ??? ivansilina ???? o povo merece resposta dessas promessas.

Anônimo disse...

E ainda tem mais um entrave nisto tudo, a autorização já encaminhada da Camara de Vereadores de Belém, para que o (des)prefeito Dudu construa nesse local (o antigo educandário Nazareno) a nova Casa Recriar em substitução a casa alugada na 1ª rua.
Ass. Antonio Rato Rodrigues

Anônimo disse...

E o "palhaço e o "malabarista" que representam o "conceituadíssimo" Intituto Elos,e que "quase" foram assessores do Ivanselina, não tem respostas para essa indefinição sobre a construção da biblioteca distrital de Mosqueiro. Será que eles só foram "passear" no Recife, as custas de verba pública. Podiam ter ficado para passar o carnaval por lá, quem sabe eles não coseguiam um emprego (mesmo que temporário) como "bonecos cabeçudos" do carnaval de Olinda. É quem não tem dom para ser artista de fato, tem que ser pelo menos "cover".....

marcelo disse...

Não haverá revitalisação das ruínas do antigo "educandário nazareno", o mesmo passou por uma avaliação do IPHAN, o custo é maior do que erguer um novo prédio. Ao amigo Lauro, nossas sinceras desculpas, estivemos com outras pessoas num processo de identificar talentos da comunidade, dentro da proposta do "jogo Oasis", não conseguimos concretisar nossa meta, que era de fazer um vídeo com os talentos locais, o que não ocorreu por falta de estrutura( estrutura, que viria da parceria com agência distrital). Quanto a utilização do espaço pela "casa recriar", fiquem tranquilos, a documentação do terreno já está no nome da biblioteca, qualquer outra obra será embargada, o documento assegura o espaço em um período de vinte anos, deixem esses idiotas falarem o que quiserem. Estivemos em Brasília do dia 5 a 7 de dezembro e o projeto terá continuidade , não sei que sensação tive ao ver que o processo burocrático das bibliotecas de Mosqueiro e tapanã estão mais avançadas do que no Ceará, Alagoas, Pernambuco...acho que alívio. por aqui já saiu a ordem de serviço, só falta o projeto de lei, que espero que logo seja votado, respaldando funcionamento e manutenção da biblioteca mais cultura.

Anônimo...ha! só um covarde age como anônimo, um abraço grande rato você mostra o que diferencia um homem de um... (droga não vai dar fugir do trocadilho) de um rato(roedor),Voltando ao anônimo, o que você ganha com essa postura de moleque na puberdade, isso deve ser muito engraçado pra você não? infelizmente no meio de cobranças legítimas, um idiota igual a você transforma uma discursão de interesse público, num programa do ratinho.

marcelo disse...

estamos no processo de plano gestor, um termo chamado "gestão compartilhada", a atuação da comunidade com o poder público, eis o convite para que o pt mande sua representação para contribuir para o funcionamento da biblioteca, para crescimento de Mosqueiro, anseio comum.

marcelo disse...

culpados? pelo quê? o prazo da construção da biblioteca foi ultrapassado, porém temos uma nova chance de construí-la, é só participar efetivamente, não basta só esperar inerte, e quando a coisa não dá certo, atacar a esmo pessoas que não tem nenhum poder de mudança SOZINHOS, ideologias à parte, somos náufragos da mesma ilha.

Anônimo disse...

graças a Deus que você existe marcelo senão o que seria de nós e da biblioteca de mosqueiro! quem te conhece sabe muito bem de como tu és adulto e responsavel ! O texto do professor Alcir só reforça a tese de que essa luta é histórica e do povo mosqueirense e não apenas de dois aventureiros que tentam se mostrar como herois da resistência .
Faça valer o dinheiro publico que foi investido em teus "passeios" que tu faz tanta questão de propagandear pra todo mundo e assuma sua responsabilidade de representante, inclusive para ser cobrado como tal .

marcelo disse...

anônimo...


O que me foi cobrado, foi respondido, não faço a mínima importância de ficar batendo boca com um inútil igual a você, cuide de sua vida, algo que eu sei que é incapaz de fazer, não é linguarudo? o que eu faço ou deixo de fazer é problema meu, foi falado de um espaço democrático nesta página, só não entendo o que baixaria tem haver com democracia, qual é propósito de fazer uma cobrança de uma forma ordinária e covarde(anônimo), não, não sou coitadinho, tenha mais bom senso e não coloque assuntos pessoais a frente de coisas mais importantes.

marcelo disse...

"passeios",se te enteressa tanto os passeios, eu te envio as fotos.

Anônimo disse...

E agora? O que será do circo, já que o seu dono foi enbora e deixou os dois palhaços como "bode espiatório".

Anônimo disse...

Marcelo e Anderson, vocês devem aprender a receber críticas como todo e qualquer pessoa que passa a ser "representante social" de certo grupo social (comunidade). Pois, lembremos que foram vocês quem se "auto-escolheram" para representar a comunidade mosqueirense no curso de formação sobre "biblioteca mais cultura" em Recife, ou não foi? Vocês foram por acaso, escolhidos democraticamente para ser os representantes da comunidade mosqueirense para ir a Recife? Quem votou em vocês? Será que foi o "Papai Noel"? Ou será que foram os diretores do “Circo Du SoleIl"? Ou será que quem escolheu voc ês foi o "anjo Gabriel". Marcelo e Anderson as cobranças feitas, não são sobre a "competência" de vocês sobre a construção da biblioteca, pois como é sabido por todos o (di)gestor municipal é o "DUDU". È ele quem deve e tem a obrigação de gerir (bem) a verba liberada pelo ministério da cultura e iniciar a obra. Porém, vocês como divulgadores do "renomadíssimo" Instituto Elos e indiretamente do ministério da cultura e da agência distrital de Mosqueiro (vocês foram a Recife fazer o curso de formadores e divulgares da biblioteca mais cultura, estão lembrados ou esqueceram?) não deram nenhuma resposta a comunidade mosqueirense sobre o andamento da "possível" biblioteca distrital da ilha. Vocês só passaram a tentar divulgar (socializar) informações, após começarem a receber críticas neste blog. Marcelo E Anderson receber critica faz parte da aprendizagem humana. A crítica deve ser analisada, internalizada e compreendida como parte da vida em sociedade. O Lula (presidente do Brasil) tem aproximadamente 80% de aprovação pública, porém mesmo assim, recebe críticas de seus opositores. Será que só vocês não podem ser criticados. Vocês são perfeitos ou infalíveis? Vocês “esqueceram” ou não querem lembrar? que foram escolhidos para serem os artistas principais do "circo que foi montado na ilha". Como esse circo já se apresentou várias vezes em Mosqueiro e não agradou nenhum pouco o público, vocês ainda querem ser elogiados?!?! Às vezes, Marcelo e Anderson, até o melhor palhaço e o mais habilidoso malabarista quando não se apresentam bem no picadeiro e são vaiados pelo público. As vaias neste caso são críticas inteligentes e aceitáveis, haja vista o mau desempenho dos dois artistas circenses. Então, está mais do que na hora da dupla rever as atitudes e aprender com as criticas.

Anônimo disse...

Marcelo e Anderson, vocês devem aprender a receber críticas como todo e qualquer pessoa que passa a ser "representante social" de certo grupo social (comunidade). Pois, lembremos que foram vocês quem se "auto-escolheram" para representar a comunidade mosqueirense no curso de formação sobre "biblioteca mais cultura" em Recife, ou não foi? Vocês foram por acaso, escolhidos democraticamente para ser os representantes da comunidade mosqueirense para ir a Recife? Quem votou em vocês? Será que foi o "Papai Noel"? Ou será que foram os diretores do “Circo Du SoleIl"? Ou será que quem escolheu voc ês foi o "anjo Gabriel". Marcelo e Anderson as cobranças feitas, não são sobre a "competência" de vocês sobre a construção da biblioteca, pois como é sabido por todos o (di)gestor municipal é o "DUDU". È ele quem deve e tem a obrigação de gerir (bem) a verba liberada pelo ministério da cultura e iniciar a obra. Porém, vocês como divulgadores do "renomadíssimo" Instituto Elos e indiretamente do ministério da cultura e da agência distrital de Mosqueiro (vocês foram a Recife fazer o curso de formadores e divulgares da biblioteca mais cultura, estão lembrados ou esqueceram?) não deram nenhuma resposta a comunidade mosqueirense sobre o andamento da "possível" biblioteca distrital da ilha. Vocês só passaram a tentar divulgar (socializar) informações, após começarem a receber críticas neste blog. Marcelo E Anderson receber critica faz parte da aprendizagem humana. A crítica deve ser analisada, internalizada e compreendida como parte da vida em sociedade. O Lula (presidente do Brasil) tem aproximadamente 80% de aprovação pública, porém mesmo assim, recebe críticas de seus opositores. Será que só vocês não podem ser criticados. Vocês são perfeitos ou infalíveis? Vocês “esqueceram” ou não querem lembrar? que foram escolhidos para serem os artistas principais do "circo que foi montado na ilha". Como esse circo já se apresentou várias vezes em Mosqueiro e não agradou nenhum pouco o público, vocês ainda querem ser elogiados?!?! Às vezes, Marcelo e Anderson, até o melhor palhaço e o mais habilidoso malabarista quando não se apresentam bem no picadeiro e são vaiados pelo público. As vaias neste caso são críticas inteligentes e aceitáveis, haja vista o mau desempenho dos dois artistas circenses. Então, está mais do que na hora da dupla rever as atitudes e aprender com as criticas.

Anônimo disse...

Marcelo e Anderson, vocês devem aprender a receber críticas como todo e qualquer pessoa que passa a ser "representante social" de certo grupo social (comunidade). Pois, lembremos que foram vocês quem se "auto-escolheram" para representar a comunidade mosqueirense no curso de formação sobre "biblioteca mais cultura" em Recife, ou não foi? Vocês foram por acaso, escolhidos democraticamente para ser os representantes da comunidade mosqueirense para ir a Recife? Quem votou em vocês? Será que foi o "Papai Noel"? Ou será que foram os diretores do “Circo Du SoleIl"? Ou será que quem escolheu voc ês foi o "anjo Gabriel". Marcelo e Anderson as cobranças feitas, não são sobre a "competência" de vocês sobre a construção da biblioteca, pois como é sabido por todos o (di)gestor municipal é o "DUDU". È ele quem deve e tem a obrigação de gerir (bem) a verba liberada pelo ministério da cultura e iniciar a obra. Porém, vocês como divulgadores do "renomadíssimo" Instituto Elos e indiretamente do ministério da cultura e da agência distrital de Mosqueiro (vocês foram a Recife fazer o curso de formadores e divulgares da biblioteca mais cultura, estão lembrados ou esqueceram?) não deram nenhuma resposta a comunidade mosqueirense sobre o andamento da "possível" biblioteca distrital da ilha. Vocês só passaram a tentar divulgar (socializar) informações, após começarem a receber críticas neste blog. Marcelo E Anderson receber critica faz parte da aprendizagem humana. A crítica deve ser analisada, internalizada e compreendida como parte da vida em sociedade. O Lula (presidente do Brasil) tem aproximadamente 80% de aprovação pública, porém mesmo assim, recebe críticas de seus opositores. Será que só vocês não podem ser criticados. Vocês são perfeitos ou infalíveis? Vocês “esqueceram” ou não querem lembrar? que foram escolhidos para serem os artistas principais do "circo que foi montado na ilha". Como esse circo já se apresentou várias vezes em Mosqueiro e não agradou nenhum pouco o público, vocês ainda querem ser elogiados?!?! Às vezes, Marcelo e Anderson, até o melhor palhaço e o mais habilidoso malabarista quando não se apresentam bem no picadeiro e são vaiados pelo público. As vaias neste caso são críticas inteligentes e aceitáveis, haja vista o mau desempenho dos dois artistas circenses. Então, está mais do que na hora da dupla rever as atitudes e aprender com as criticas.

Anônimo disse...

O circo ta melhorando , já tem o palhaço, o malabarista e agora o urso.

marcelo disse...

Estamos esperando a participação do do sapo, só que não vamos engoli-lo.

marcelo disse...

Leia o primeiro texto relacionado a biblioteca e os comentários, pergunte a algumas pessoas do seu grupo como foi feito a seleção. Tudo bem, mesmo sendo anônimo deve ser muito fácil de te identificar, você venceu! contra a força não existe argumentos, sobretudo contra a força da estupidez.