Sábado Cultural, em prol da Biblioteca Pública 17/11/2007. |
Foi no dia 19 de Janeiro de 2011 no jornal Diário do Pará, que tivemos a ultima noticia sobre a construção da tão polêmica Biblioteca distrital de mosqueiro . Já se passaram sete meses e nada de biblioteca , nem ivansilina e muito menos seus assessores juvenis . De lá pra cá ,nenhuma explicação para a comunidade sobre o andamento da obra.
Um amigo muito sacana de codinome Rato, já apelidou a obra de GARAGEMTECA , por culpa, do ínfimo espaço utilizado para a construção da obra que mais parece a garagem da agência distrital , bem diferente do prometido espaço de referência cultural e artístico na ilha .
Como sempre, a solução será de novo a organização e a pressão popular , senão , vai continuar rolando e enrolando a ivansilina. Vale lembrar que o povo conseguiu de volta a biblioteca pública para mosqueiro ,através de abaixo assinado em todos os bairros e manifestações na praça da matriz e em frete ao fórum e agência distrital no ano de 2007.
A LUTA CONTINUA COMPANHEIROS (A) MOSQUEIRENSES !
Veja na integra o texto com as ultimas informações sobre a biblioteca .
Fumbel lança obras da Biblioteca Mais Cultura em Mosqueiro
Portal Na Hora - 19/01/2011
O lançamento das obras da Biblioteca Mais Cultura no distrito de Mosqueiro foi realizado, nesta terça-feira (18), com a assinatura da ordem de serviço firmada entre a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), a Agência Distrital de Mosqueiro e a construtora MD Engenharia. As obras iniciam na próxima segunda-feira (24). A previsão de entrega é de 120 dias.
O que será um canteiro de obras nos próximo quatro meses se transformou em um canteiro cultural, para comemorar o início da construção da Biblioteca Mais Cultura na ilha de Mosqueiro. A programação começou com uma caminhada, que saiu da Praça Matriz para a Rua Coronel José do Ó.
O cortejo foi animado pela bateria da escola de samba Peles Vermelhas e pela Banda de Fanfarra Honorato Filgueiras. Na chegada houve a apresentação do Grupo da 3ª Idade da Funpapa e do Grupo Folclórico Akauã. O público também conferiu os trabalhos desenvolvidos pelos projetos Trilha da Cidadania e Escola da Vida, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, respectivamente.
O agente distrital de Mosqueiro, Ivan Santos, comentou a importância da obra para a economia local. “Toda a mão de obra utilizada para a construção da biblioteca será de Mosqueiro, o que movimenta a economia da cidade, trazendo o aquecimento nas vendas do comércio”, analisou.
Para Anderson Miguel e Marcelo Bittencourt, ambos representantes da comunidade de Mosqueiro no Projeto Mais Cultura, a biblioteca será um ponto de referência cultural e artístico na ilha, provocando um impacto positivo na educação. “A biblioteca que será construída é uma porta de intercâmbio com outras bibliotecas do Brasil”, disse Marcelo, que pretende viajar o país em busca de novos projetos.
A construção da biblioteca de Mosqueiro faz parte do Programa Mais Cultura, do Governo Federal, e contará com 40 trabalhadores para erguer o prédio. Serão 500 metros quadrados de área construída, distribuídos em um salão de leitura, um telecentro com capacidade para dez computadores, área administrativa, banheiros, além de uma varanda multicultural. O projeto piloto é do Ministério da Cultura, sendo adaptado pelos técnicos do Departamento de Patrimônio Histórico da Fumbel para a realidade da população local.
Raimundo Pinheiro, presidente da Fumbel, falou sobre a contribuição do espaço para o distrito. “A biblioteca não será somente um espaço para a leitura, será um local onde será desenvolvido e trabalhado outras artes, como a dança, o teatro e o cinema. Será a primeira biblioteca cultural da região e terá o objetivo de agregar as comunidades”.
As comemorações pelo início das obras da Biblioteca Mais Cultura foram encerradas com a entrega de Certificado de Reconhecimento para os grupos locais, pelos trabalhos culturais e sociais desenvolvidos na ilha.
Fonte: Portal Na Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário