Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

domingo, 1 de maio de 2011

A Pobreza no Pará cresceu? A história que os tucanos não contam

 

O blog Proposta Democrática revela:
Técnicos do Idesp foram orientados a não revelar dados mais amplos sobre a pobreza que possibilitariam a comparação com o primeiro governo de Jatene. 
A orientação política foi no sentido de analisar somente 2009: ano da maior crise mundial desde 1929.
Quando  Jatene assumiu seu primeiro governo em 2002, o número de paraenses abaixo da linha de pobreza era de  2.109.407, ao deixar o governo em 2006, o número de paraenses pobres tinha aumentado em 737 mil pessoas. 
Quando Ana Júlia recebeu o governo em 2007, eram 2.725.845 paraenses abaixo da linha de pobreza e até 2009 já tinha tirado 214 mil paraenses  da pobreza, apesar da crise daquele ano e de seus enormes impactos no mundo.
-
Semana passada, o IDESP divulgou os dados do Mapa da Exclusão Social do Pará referentes ao ano de 2009. Imediatamente, os áulicos do tucanato relataram a "preocupação" do governador Jatene com os indicadores divulgados pelo instituto que ele mesmo ajudou a extinguir.
O fato é que a taxa de pobreza no Pará alcançou o menor nível em 2008, anos em que combinamos políticas públicas federais e estaduais de combate à pobreza, conforme observamos no gráfico acima, divulgado pelo blog
Proposta Democrática.
A queda nos indicadores de pobreza se deu tanto pelos programas sociais implementados pelos governos do PT, como o Bolsa-Família e bolsa-trabalho, pelo aumento recorde no salário mínimo e pelo crescimento econômico verificado no país nos anos do governo Lula.
O ano de 2009 foi um ano atípico, de crise mundial e estagnação econômica. Aliás, da maior crise mundial desde 1929. A análise e divulgação fora de contexto dos dados de 2009 dá a impressão que o crescimento da pobreza no Pará é a regra, e não o contrário.
Como vemos acima, há, nos últimos anos, uma diminuição da pobreza no Pará e que os dados de 2010 (a serem divulgados apenas em setembro de 2011) confirmarão a tendência, como fruto do crescimento fenomenal do emprego que o Brasil e o Pará vivenciaram neste período.
Os tucanos divulgaram os dados que interessam ao seu único e obssessivo propósito político: combater o PT.
Leia mais sobre o assunto na excelente análise do Proposta Democrática:

Pobreza, Desenvolvimento e Políticas Públicas: As diferenças entre o PT e os Tucanos

Repostado do Blog Cláudio Puty

Nenhum comentário: