Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Ao lado de Dilma, Chávez defenderá Brasil no Conselho de Segurança da ONU

Por: Redação da Rede Brasil Atual

Publicado em 09/05/201

Ao lado de Dilma, Chávez defenderá Brasil no Conselho de Segurança da ONU

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, visita o Brasil a partir de terça (10) (Foto: ©Jorge Silva/Reuters)

São Paulo – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, vai defender a inclusão do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) durante a visita que fará a Brasília esta semana.

Na terça-feira (10), o venezuelano se encontra com a presidenta Dilma Rousseff para reafirmar os bons laços entre os dois países, que em 2010 tiveram um intercâmbio comercial de US$ 4,6 bilhões. De acordo com o Itamaraty, a reunião deve abordar o comércio bilateral, o desenvolvimento regional e a habitação popular. A energia, tema caro à Venezuela, que sofre com racionamentos, também fará parte da pauta.

O comunicado conjunto deve reconhecer o pleito do Brasil de assegurar uma reforma profunda no Conselho de Segurança. Dilma obteve recentemente do presidente da China, Hu Jintao, o compromisso com a ampliação do principal organismo multilateral, um antigo anseio da diplomacia brasileira.

Já o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez apenas uma breve menção a esta reforma durante a passagem por Brasília e Rio de Janeiro, mas o apoio da Casa Branca a uma mudança no jogo de forças planetário é visto com mais ceticismo. Na última semana, o presidente da Alemanha, Christian Wulff, lembrou na capital federal que também seu país deseja uma mudança na governança global.

Agora, Chávez deve apoiar a estratégia brasileira também como forma de reconhecer a liderança brasileira na América do Sul e de reafirmar os compromissos entre as duas nações. O presidente da Venezuela será o primeiro chefe de Estado sul-americano a visitar Dilma após a posse, em 1º de janeiro.

A presidenta optou por iniciar sua atuação internacional pela Argentina, numa visita vista simbolicamente como uma continuidade das prioridades traçadas por Lula e pelo chanceler Celso Amorim ao longo de oito anos. Depois disso, Dilma deveria ter ido a Lima, no Peru, mas a cúpula entre o Mercosul e os países árabes foi cancelada devido à agitação popular nas nações do Oriente Médio e do norte da África. Além disso, a brasileira tem viagens agendadas para Paraguai e Uruguai.

repostado do Portal da Rede Brasil atual

Nenhum comentário: