Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

PT pode conquistar o maior número de cidades do ABC paulista

Em seu berço político, partido deve vencer no primeiro turno em dois dos sete municípios e ir para o segundo em outros dois

Por: Redação da Rede Brasil Atual

Publicado em 04/10/2012

São Paulo – O PT é o partido com possibilidade de fazer o maior número de prefeituras em seu berço político, o ABC paulista, segundo as últimas pesquisas de intenção de voto divulgadas a poucos dias das eleições municipais. Pode vencer no primeiro turno em São Bernado e Diadema, reelegendo respectivamente os prefeitos Luiz Marinho e Mário Reali, e ir para o segundo em Mauá e Santo André, com Donisete Braga e Carlos Grana. A região tem 1,98 milhão de eleitores, mais de 6% do estado.

Nessas duas últimas cidades, a disputa direta é com Vanessa Damo (PMDB) e Aidan Ravin (PTB). As demais cidades apontam para vitórias de Saulo Benevides (PMDB) em Ribeirão Pires, Luis Gabriel da Silveira (PSDB) em Rio Grande da Serra e Paulo Pinheiro (PMDB) em São Caetano.

Atualmente, o PT governa três municípios da região (São Benardo, Diadema e Mauá), o PTB tem duas (Santo André e São Caetano), o PV tem uma (Ribeirão Pires) e o PSDB, uma (Rio Grande da Serra). Em três não haverá segundo turno: São Caetano (119.394 eleitores), Ribeirão Pires (87.318) e Rio Grande da Serra (33.457).

Confira abaixo como estão os números das pesquisas em cada um dos municípios.

Ribeirão Pires

Na pesquisa do Instituto Opinião/ABCD Maior divulgada na terça-feira (2), Saulo Benevides (PMDB) aparece em primeiro com 37,46%. Foram entrevistadas 307 pessoas entre 26 e 27 de setembro. A margem de erro é de 5,6 pontos percentuais, para mais ou para menos. Em segundo está o candidato governista Edinaldo de Menezes, o Dedé (PPS), com 28%, seguido pela ex-prefeita Maria Inês Soares (PT) com 20,20%. Alberto Ticianelli (PSOL) aparece com 4,23%. Um total de 7,82% dos eleitores disse que não votariam em nenhum dos candidatos e 2,28% estão indecisos.

Rio Grande da Serra

Luis Gabriel da Silveira, o Maranhão (PSDB), aparece em primeiro lugar com 48% das intenções de voto. A pesquisa é do Instituto Opinião/ABCD Maior, que ouviu 300 pessoas entre 24 e 26 de setembro. A margem de erro é de 5,6 pontos percentuais. Na segunda colocação está Claudio Manoel Melo, o Claudinho da Geladeira (PT), com 28,33%. Tecnicamente empatados em terceiro lugar estão Luiz Carlos Alexandre, o Luiz Internet (PSDC), com 4% e Nilson Peres, o Nilsinho do Mercado (PC do B), com 2%.

São Caetano

O candidato Paulo Pinheiro (PMDB) liderou com folga a pesquisa publicada pelo ABCD Maior no dia 29 de setembro, com 46,75% das inenções de voto, ante 33,5% da candidata governista Regina Maura Zetone (PTB). Foram entrevistadas 400 pessoas entre 24 e 26 de setembro.

Mauá

Pesquisa do Instituto Opinião/ABCD Maior, divulgada na terça-feira (2), revelou empate técnico entre Donisete Braga (PT) e Vanessa Damo (PMDB), que devem ir para o segundo turno. A peemedebista obteve 28,74% das intenções de voto, ante 24,75% do petista. O terceiro lugar também revela empate técnico entre Átila Jacomussi (PPS), com 11,98%, e Diniz Lopes (PR), que somou 10,18%. A pesquisa tem margem de erro de 4,4 pontos para mais ou para menos e ouviu 500 eleitores entre 27 e 29 de setembro. A cidade tem 293.146 eleitores, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo.

São Bernardo

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT) aparece como líder isolado em pesquisa do Instituto Opinião/ABCD Maior entre 28 de setembro e 1º de outubro. O petista têm 60,48% das intenções de voto. O candidato de oposição, Alex Manente (PPS), aparece em segundo com 20,16%. Com esses números, a reeleição de Marinho aconteceria já no primeiro turno. Na pesquisa foram entrevistadas 501 pessoas. A margem de erro é de 4,4 pontos percentuais. São Bernardo tem o maior colégio eleitoral da região (574.266).

Santo André

Quadro de empate técnico, segundo pesquisa divulgada no dia 29 de setembro pelo Instituto Opinião/ABCD Maior. O atual prefeito, Aidan Ravin (PTB), tem 35,06%, enquanto Carlos Grana (PT) aparece com 30,48% das intenções de voto. Raimundo Salles (PDT) aparece em terceiro, com 9,76%. Este cenário indica grande possibilidade de segundo turno. Foram ouvidas 500 pessoas entre 24 e 26 de setembro. A margem de erro é de 4,4 pontos percentuais. São 553.686 eleitores na cidade.

Diadema

O prefeito Mário Reali (PT), candidato à reeleição, aparece em primeiro lugar na pesquisa do Instituo Opinião/ABCD Maior publicada na terça-feira (2), com 45,5% das intenções de voto. O vereador Lauro Michels (PV) está em segundo, com 24,75%. Maridite Cristóvão de Oliveira (PSDB) apareceu em terceiro lugar com 4,75%, seguida por Edvan Rodrigues de Souza, o Buiú (PMN), com 3,2%. O cenário é de provável vitória do petista no primeiro turno. A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 29 de setembro com 400 entrevistados. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais, em um universo de 320.387 eleitores.

Nenhum comentário: