Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

sábado, 13 de outubro de 2012

Definido calendário para Fórum Social Mundial 2013, na Tunísia

Internacional| 13/10/2012

 

A Comissão de Acompanhamento do Fórum Social Magrebino divulgou nota confirmando a realização do Fórum Social Mundial 2013 na Tunísia, de 26 a 30 de março do próximo ano, e divulgando o calendário para inscrição de atividades. No dia 15 de outubro será lançada a página do evento e aberto o processo de inscrição para organizações e atividades. "Para fazer do FSM 2013 um êxito, fazemos um chamado a todos os movimentos sociais para que participem do processo de implementação do Fórum e contribuam para a internacionalização das comissões", diz o comunicado.

Redação

A Comissão de Acompanhamento do Fórum Social Magrebino divulgou nota confirmando a realização do Fórum Social Mundial 2013 na Tunísia, de 26 a 30 de março do próximo ano, e dando maiores informações sobre o mesmo. A declaração foi lida diante dos 460 participantes do 2º Fórum Social Magrebino dos Migrantes, realizado em Oujda (Marrocos), nos dias 6 e 7 de outubro. Segue a íntegra da declaração:
O FSM 2013 ocorrerá na Tunísia de 26 a 30 de março de 2013. A decisão foi tomada depois de várias consultas entre os movimentos sociais na Tunísia e em outros países da região do Magreb, ratificando e detalhando a decisão do Conselho Internacional adotada em Paris e reiterada em Monastir (Tunísia), em julho de 2012. As autoridades foram informadas desta decisão.
A secretaria tunisiana do Fórum Social Mundial de 2013, formada pela UGTT, FTDES, LTDH, ATFD, Attac, União dos diplomados desempregados, AFTURD, CNLT e pela Associação de Advogados da Tunísia, mobilizou-se para a preparação da reunião de Monastir e para as negociações com as autoridades tunisianas e fez esforços para a inclusão de novos movimentos sociais, para a ampliação temática e geográfica, apesar das dificuldades inerentes a Tunísia e a todo Magreb e ao Machrek apenas dois anos depois das grandes mudanças políticas e sociais que ocorreram e seguem sacudindo a região.
A secretaria tunisiana do Fórum Social Mundial 2013 estabeleceu comitês que vem trabalhando há vários meses e que apesentaram a programação, foi aprovada pelo Comitê de Acompanhamento do FSM Magreb. Ela é a seguinte:
15 de outubro: lançamento da página do FSM 2013 e do processo de inscrição para as organizações e abertura de proposta de atividades;
1º de dezembro: fechamento da fase de propostas de atividades e publicação das propostas com dados de contato;
2 a 15 de dezembro de 2012: fase de consolidação (aglutinação) das propostas;
16 a 31 de janeiro de 2013: registro das solicitações de assembleias de convergências e definição de espaços para as atividades.
1º a 28 de fevereiro de 2013: elaboração do programa final e tradução do mesmo para os idiomas de comunicação do FSM;
1º a 20 de março de 2013: implementação da logística, impressão do programa e organização do espaço físico do FSM;
26 a 30 de março de 2013: realização do FSM 2013;
30 de março de 2013: ato de encerramento;
31 de março a 1º de abril de 2013: reunião com Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, na Tunísia.
O Comitê de Acompanhamento do Fórum Social Magrebino e a Secretaria tunisiana do Fórum Social Mundial 2013 convidam os sindicatos, as associações, grupos de ativistas e a sociedade civil da Tunísia, do Magreb, Mashreq, África, Mediterrâneo e de todo mundo para fazer com que o 12º FSM seja um êxito em nível de organização e participação.
O Fórum Social Mundial 2013, como os fóruns sociais anteriores, permitirá um reencontro de homens e mulheres que estão lutando em suas comunidades e em sua vida cotidiana contra a gestão neoliberal da economia, contra as exigências dos mercados financeiros, e contra o deslocamento de sociedades que lutam pela construção da democracia agora, pela igualdade de todos e todas, a solidariedade, justiça, paz, pela preservação do meio ambiente e a defesa dos bens comuns.
Para fazer do FSM 2013 um êxito, fazemos um chamado a todos os movimentos sociais para que participem do processo de implementação do FSM e contribuam ativamente para a internacionalização das comissões (metodologia, logística, finanças, comunicação, mobilização, dinâmica, mulheres, jovens, cultura...). Em particular, reforçamos o chamado pela busca de recursos humanos e financeiros para uma maior participação no Fórum da Tunísia.
O Comitê de Acompanhamento do Fórum Social Magrebino e a Secretaria tunisiana assumem o compromisso de que o FSM 2013 será um evento “estendido”. Este formato “estendido” permitirá a participação ativa das organizações, redes e movimentos da sociedade civil, estejam onde estiverem no mundo, e seja qual foi o tamanho da delegação que possam enviar a Tunísia. Além disso, se comprometem a realizar uma ampla consulta nos próximos dias para a criação de um comitê diretivo inclusivo e integrador com os sindicatos, associações e novos movimentos, tanto em nível nacional, quanto regional e internacional para permitir uma maior implicação e participação que assegure o êxito do FSM 2013.
Nos comprometemos juntos para o êxito do 12º Fórum Social Mundial, na Tunísia, de 26 a 30 de março de 2013, por uma outra Tunísia, por um outro Magreb-Machrek, por outra África, por um outro mundo.
Por uma primavera em flor, outro mundo é possível!
Secretaria Tunisiana

Comitê de Acompanhamento do Fórum Social Magreb
Abderrahman Hedhill
Tel : 00 216- 97456541
Email : secretariat@fsm2013.org

Nenhum comentário: