Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

sábado, 20 de outubro de 2012

O desespero da mídia burguesa (e tucuna) faz o portal UOL publicar a pesquisa de intensão de votos do Datafolha para prefeito de São Paulo ‘escamoteado’ como se fosse uma pesquisa para avaliar os eleitores que votarão nulo no segundo turno. O titulo indecente da matéria do UOL foi o seguinte: “Disputa em São Paulo tem recorde de eleitores sem candidato”. Para nós do blog PT de Mosqueiro o título coerente da matéria seria: “Haddad (PT) tem 49% X Serra (PSDB) 32%”. “Caixão e vela preta” para o Serra e o PSDB em São Paulo.

20/10/2012 - 06h30

Disputa em São Paulo tem recorde de eleitores sem candidato (titulo indecente)

UOL

DE SÃO PAULO

A dez dias do segundo turno da disputa pela Prefeitura de São Paulo, 19% dos eleitores da cidade dizem não ter candidato. O índice é o maior da história para o período.

Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra que 10% dos eleitores declaram voto branco ou nulo, e indecisos são outros 9%. Fernando Haddad (PT) tem 49% das intenções de voto e José Serra (PSDB) aparece com 32%.

Na eleição anterior, faltando oito dias para a disputa entre Gilberto Kassab (então no DEM) e Marta Suplicy (PT), os que declaravam votar branco, nulo ou diziam estar indecisos eram 10% no total.

O índice mais próximo do atual ocorreu em 2000, quando, a nove dias do segundo turno, 15% dos eleitores afirmavam que não votariam nem em Marta Suplicy (PT) nem em Paulo Maluf (PPB).

Neste ano, a votação no primeiro turno já deu sinais do desgaste da polarização PT x PSDB com o eleitorado paulistano, o que ajuda a explicar os números de paulistanos sem candidato.

Apesar de Haddad e Serra terem ido para o segundo turno, a disputa foi liderada por Celso Russomanno, do nanico PRB, até a reta final.

Além disso, o tucano e o petista receberam juntos os votos de 42% de todos os eleitores paulistanos, menor índice da história. O número de paulistanos que se absteve ou não votou em nenhum dos candidatos no 1º turno também foi recorde desde 96 --28,9% do eleitorado.

O descontentamento coincide uma campanha dominada por ataques diretos entre os candidatos, que ocuparam boa parte dos programas de TV e dos debates.

Editoria de arte/Folhapress

CRONÔMETRO

Apesar de o primeiro debate do segundo turno, realizado anteontem, não ter sido marcado por ataques pessoais, os dois candidatos dedicaram mais tempo a criticar realizações do adversário do que a fazer propostas para a próxima administração.

Os dados são de levantamento feito pelo pesquisador Felipe Borba, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a pedido da Folha.

Segundo o estudo, os dois candidatos investiram 52% do tempo do debate em críticas ao adversário, a suas propostas ou a suas realizações.

O levantamento traz ainda outra divisão, que mostra o tempo dedicado a políticas públicas ou a construção da imagem do candidato sem referências diretas à administração -- menções a biografia ou aliados, por exemplo.

De acordo com o levantamento, prevaleceu o tempo dedicado às políticas públicas (79,8% do total). Ainda assim, a maior parte dele foi consagrada à discussão do passado, que ocupou 53,9% do tempo, e não a propostas para a próxima administração, tratadas em 31,1% do tempo, segundo o estudo.

O primeiro bloco com perguntas diretas entre os dois foi exemplo disso: a primeira proposta para a futura gestão só apareceu na quarta e última pergunta do bloco, quando Haddad disse que traria o Minha Casa Minha Vida para São Paulo. Serra não fez nenhuma proposição.

Entre os temas discutidos, educação e saúde foram os mais abordados: consumiram 65,2% do tempo dedicado às propostas. Pelas regras, cada candidato falou por 31 minutos e 30 segundos.

Nenhum comentário: