Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Antigos aliados, PT e PSB consolidam disputa polarizada em Fortaleza

Política

Enquanto novas pesquisas mostram aumento da vantagem de Roberto Cláudio e Elmano de Freitas sobre demais candidatos, governador Cid Gomes fala em manter parceria estadual

Por: Túlio Muniz, especial para a Rede Brasil Atual

Publicado em 04/10/2012

 

Antigos aliados, PT e PSB consolidam disputa polarizada em Fortaleza

Cid Gomes (esquerda) aposta que será possível retomar a aliança com o PT após a disputa entre Cláudio e Elmano (Foto: campanha Roberto Cláudio)

Fortaleza – As mais recentes pesquisas eleitorais em Fortaleza consolidaram a tendência de polarização na disputa deste ano. Os dois candidatos apoiados pelas máquinas púbicas do estado, Roberto Cláudio, do PSB, e da prefeitura, Elmano de Freitas, do PT, aparecem empatados em primeiro lugar.

A pesquisa Datafolha divulgada hoje (4) traz ambos com 23% das intenções de voto. Apesar da margem de erro de 3%, o terceiro e o quarto colocados aparecem distantes dos líderes. Moroni Torgan (DEM), antes encabeçando a disputa, tem agora 17%, e Heitor Férrer (PDT), 11%. A pesquisa Ibope da véspera já apontava para a polarização. Nela, Roberto Cláudio apareceu com 25%, Elmano com 23%, Moroni Torgan com 15% e Heitor com 13%.Para além da disputa pela prefeitura, há uma intensa movimentação de bastidores.

Aliados até o ano passado tanto no governo estadual quanto no municipal, PT e PSB dificilmente manterão a aliança que assegurou a reeleição da prefeita Luizziane Lins em 2008 e dois mandatos para o governador Cid Gomes (PSB). Apesar de ter apoio de parte do PT, que ocupa as secretarias da Cultura, das Cidades e do Desenvolvimento Agrário com nomes que não são ligados à prefeita, Cid Gomes já admite dificuldades. Contudo, em entrevista à Agência Reuters nesta semana, ele não se mostrou disposto a romper a aliança com uma eventual disputa entre PSB e PT no segundo turno. "Quero manter a aliança em nível estadual e nacional. Tem gente querendo botar lenha na fogueira tem em todos os partidos. Talvez mais no PT do que nos outros", afirmou.

Últimas pesquisas divulgadas na cidade
 

Principal aliado do governador dentro do PT, o vice-presidente nacional do partido, deputado José Guimarães, prevê uma disputa que criará "vários problemas", mas cuja repercussão "ainda é imprevisível".

Se está mesmo disposto a manter a aliança após as eleições, o governador  tem um obstáculo dentro de casa. O irmão, Ciro Gomes, tem disparado sua metralhadora verbal contra o PT local e agora contra Lula. Ao jornal O Estado de S. Paulo, ele declarou que Elmano “não existe”, e só está onde está porque Lula pede votos para ele “24 horas por dia no rádio e na televisão".

Elmano Freitas divide agora a ponta com Roberto Cláudio, antigo aliado de PSB (Foto: Fábio Lima. Campanha)
Elmano Freitas divide agora a ponta com Roberto Cláudio, antigo aliado de PSB (Foto: Fábio Lima. Campanha)

Ciro criticou Lula por deslizes em alianças como a que fez com o deputado federal Paulo Maluf (PP) em São Paulo, e afirmou que o ex-presidente descuida do próprio patrimônio político e histórico nacional. "Ele (Lula) não é Deus. Ele é um grande quadro político, que tem merecidamente o reconhecimento e o carinho da população brasileira. Faltam amigos verdadeiros perto dele para dizer que um certo recato guardaria melhor a grande memória que ele merece do povo brasileiro. De mim inclusive", afirmou Ciro.

2014

Como pano de fundo da disputa em Fortaleza está a eleição presidencial de 2014. O presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, é constantemente apontado como candidato alternativo à reeleição de Dilma Rousseff, ou pelo menos como candidato a vice na chapa encabeçada pela presidenta, desbancando o PMDB. Bem relacionado com o senador Aécio Neves, do PSDB, Campos poderia também optar pela oposição. Daí ter apoiado cisões com o PT em cidades importantes como Recife e Fortaleza, por exemplo. Ainda que não façam exatamente o jogo do presidente do próprio partido, os irmãos Ciro e Cid Gomes buscam também se manter como lideranças ativas no PSB. Ciro não desistiu totalmente da pretensão de ser candidato a presidente, e só não se lançou em 2010 porque o governador de Pernambuco interveio e assegurou apoio a Dilma.

Nenhum comentário: