Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O que querem os médicos, afinal?

 

Médicos e entidades médicas se insurgem contra o programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Não querem conversar sobre isso com o Governo Federal, querem pura e simplesmente impedir o programa.
O Mais Médicos vai atender, nessa sua primeira edição, 3.511 municípios, e é importante explicar: não foi o Governo Federal que definiu os municípios atendidos, as próprias prefeituras inscreveram-se no programa, definindo quantos médicos precisavam e em quais especialidades.
O programa oferecerá ao médico que a ele se candidatar uma bolsa de 10 mil reais por mês. Os municípios arcarão com moradia e alimentação dos médicos. A candidatura, por óbvio, é totalmente voluntária: o médico que quiser continuar no conforto de seu consultório nas capitais e cidades grandes, fique à vontade pra continuar por lá, ou onde bem entender.
Aliás, existem vagas no programa em capitais e grandes cidades. Belo Horizonte, por exemplo, pediu 120 médicos ao programa, e as duas maiores cidades do país (São Paulo e Rio de Janeiro) também estão inscritas. Até Salvador (BA) e Manaus (AM), capitais governadas pelos oposicionistas DEM e PSDB, respectivamente, pediram médicos ao programa. Tem ainda vagas para Angra dos Reis (RJ), Blumenau (SC), Campinas (SP), Itabuna (BA), Maringá (PR)...
É conhecida a fuga dos médicos dos interiores. Com a escassez de médicos no país e a concentração populacional alta nas capitais e respectivas regiões metropolitanas, vai pro interior (ou mesmo para as periferias) só quem tem altruísmo mesmo. Cidades que oferecem infraestrutura médica excelente, como Carlos Barbosa (RS), pagam bem a médicos e mesmo assim não encontram profissionais dispostos a trabalhar por lá.
As entidades médicas argumentam que é preciso primeiro oferecer melhores condições de trabalho e mais recursos técnicos antes de oferecer mais médicos. Pura balela: se assim fosse não faltariam médicos em hospitais do interior e de periferias que tem boas instalações. E mesmo sem maquinário de ponta, a simples presença do médico já previne e resolve muito problema sério. Apostar apenas em recursos é um discurso perigoso para os próprios médicos, que assim assumem ter desaprendido a fazer uma anamnese ou diagnóstico clínico. Sobre isso, com muito mais conhecimento e propriedade do que eu, veja aqui nesta reportagem o que tem a dizer um PhD em medicina.
Também argumentam que o programa não garante direitos trabalhistas, como 13º, FGTS e INSS. Ora, um médico autônomo também não conta com isso, no seu confortável consultório particular. Mas sabe se planejar pra ter sua aposentadoria e seu seguro, e nem por isso deixa de trabalhar sem esses direitos. O argumento não convence, portanto.
Então, se não estão sendo obrigados a ir pro interior e para as periferias, e se seus argumentos não são impeditivos, por que os médicos se insurgem contra o programa Mais Médicos? Por que fazem greves, paralisações e manifestações contra o programa? Por que tentaram brecá-lo (sem sucesso) na Justiça?
Tem receio que o programa seja um sucesso e prove que eles estão e estiveram errados o tempo inteiro? Tem medo que os médicos estrangeiros provem que em alguns lugares considerados ruins e mesmo sem infraestrutura ideal dá pra salvar vidas e curar pessoas? Ou não querem que o Brasil descubra o que é verdadeiramente medicina a serviço da sociedade, e que dá pra ser médico e enriquecer sem que o povo seja sacrificado na outra ponta?

Fonte: http://blogosfera2.blogspot.com.br/2013/07/o-que-querem-os-medicos-afinal.html

Nenhum comentário: