Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Chega!

 

Qual será a misteriosa importância que o arquiteto Paulo Chaves tem para os tucanos? Afinal, em dois governos de Almir e agora, dois de Jatene, houve muitas mudanças de secretários, menos na Cultura.

Qual será a misteriosa importância que faz com que tucanos de alta plumagem queimem suas biografias em sua infeliz defesa? O ex-reitor da Ufpa, Alex de Melo, entre respostas tolas, afirmou constrangedoramente que nem sabia a razão pela qual o arquiteto não falava por si próprio. “Vá perguntar para ele”, disse. O grande artista Nilson Chaves, garantindo que o governo já investiu 50 milhões de reais no setor, entre Terruá, Feira do Livro e Ópera, disse que veio falar porque era mais próximo dos artistas do que o Secretário de Cultura. É constrangedor. Vergonhoso. E gastar 50 milhões nesses eventos tenebrosos é pálida demonstração do absurdo que a cena cultural vive. Nos jornais, surge sua defesa, acusando os artistas, todos os artistas que estão pedindo sua demissão, de cegueira. Cegueira de quem?

Nilson apressou-se em avisar das reuniões para o Conselho e Fundo Estadual de Cultura, algo para o qual a Secult nunca deu bola, certamente porque sua implementação lhe tirará decisões das mãos. E aproveito para lembrar que a Fundação Tancredo Neves não pode fazê-lo, pois trata-se de exigência de uma Secretaria Executiva. Em poucas horas, tantos avisos. Também disse que vêm novos editais. É muito interessante perceber que os governantes parecem viver em outro mundo. Em Camelot. Outras regras. Se espantam, ficam indignados e magoados quando o povo diz não. E diante da pressão dos artistas, enviam, primeiro, o ex-reitor para a fogueira e o grande cantor, este, se Jatene não se reeleger ou eleger sua filha, ou demais postulantes tucanos, dentro de ano e meio estará, novamente, do outro lado do balcão, passando o mesmo pesadelo de vinte anos.

O Papa Francisco disse que não trazia ouro nem prata, mas aquilo que lhe é mais importante: Jesus Cristo. Nós, artistas, produtores e realizadores, não queremos esse ouro e prata, que logo sumirão na poeira. Não vamos aceitar migalhas. Temos nojo. Queremos aquilo que para nós é mais importante: política cultural, democratização das verbas, fomento, programação profissional e mais importante, queremos atingir todo o Pará. É mais revoltante ainda que estejamos exigindo sua demissão aqui em Belém e recebendo, pela internet, apoio de alguns municípios enquanto outros, sequer contam com munícipes preocupados com Cultura que lá, nunca chegou. Um Estado do tamanho de um país, riquíssimo em cultura e valores e vivemos na escuridão.

Sim, queremos a demissão imediata de Paulo Chaves da Cultura. Se é tão importante para os tucanos, que vá para uma Secretaria de Bibelôs ou o que o valha. E vamos continuar. Ano que vem, há eleição. Não temos partido, como Nilson levianamente disse. Não temos ódio ou queremos vingancinhas. Chega! Fora Paulo Chaves!

Postado por Edyr Augusto Proença

Fonte: http://www.opiniaonaosediscute.blogspot.com.br/2013/07/chega.html

Nenhum comentário: