Segundo o blog Biométrio, foi mais ou menos assim a evolução do ensino da matemática desde 1950 - evolução mostrada por meio do mesmo problema ao longo dos anos:
Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$80,00. Qual é o lucro?
Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$80,00. Qual é o lucro?
Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$80,00. O lucro é de R$20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produçãoé R$80,00. Se você souber ler coloque um X no R$20,00.
( )R$20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
Um comentário:
Para vocês verem a contradição nos dias atuais. Com o mundo tão avançado tecnologicamente, com tanta informação disponível e ao mesmo tempo algumas coisas estão regredindo, quando na verdade eram para progredirem.
Acredito que isso se deve ao sedentarismo que também atinge o cérebro do ser humano.
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