Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

sábado, 14 de setembro de 2013

Professores encerram greve

Amazônia Jornal
Edição de 14/09/2013


Abertura de diálogo pela prefeitura fez com que os docentes decidissem voltar à sala de aula na segunda-feira, 16

A greve dos professores municipais de Belém terminou. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) aceitou a proposta do prefeito Zenaldo Coutinho, que pedia o fim da greve. A decisão foi acatada em assembleia da categoria na manhã de ontem;

À tarde, Sintepp e prefeitura se reuniram na Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e formalizaram o acordo, no qual ficou estabelecido que os dias parados não serão descontados, e que os professores que entraram em greve deverão repor as aulas perdidas em um calendário que será montado com os diretores das escolas e a Secretaria Municipal de Educação (Semec). Durante a negociação, a prefeitura aceitou suspender a multa de R$20 mil aplicada ao sindicato pela justiça. Mesmo assim, os professores manterão o estado de greve, o que significa que podem retornar a paralisação caso julguem necessário.

"É um momento para festejar a decisão tomada, pois quem ganha é a comunidade escolar. É de absoluta convicção da atual gestão proporcionar o melhor para os alunos. Não queremos contrariar a decisão do juiz, mas vamos tomar as providências necessárias para que os dias paralisados não sejam descontados", disse Zenaldo.

Ficou acordado, ainda, que a comissão formada por integrantes da Semec e do Sintepp irão elaborar e analisar uma proposta para a eleição de diretores nas escolas de ensino fundamental, estudo que deverá estar concluído até o final deste mês. A expectativa é que, também até o final de setembro, seja lançado edital e a partir de outubro dando início à qualificação e à votação dos candidatos.

Para valorizar os professores da rede municipal, a prefeitura dará um tablet para cada docente, no total de 3.500 aparelhos. A gestão planeja a extensão do Programa CredLivro para os professores que atuam na rede. A prefeitura garantiu que irá estudar o aumento do vale-alimentação no ano que vem.

Para o coordenador do Sintepp em Belém, Aldo Vasconcelos, apesar do pouco avanço a categoria decidiu sair de greve devido a promessa de diálogo. "Na verdade, desde que a gente teve a audiência ontem (anteontem), nós não saímos satisfeitos com os pontos para nossa categoria. O piso salarial sem acordo, não tivemos o reajuste do vale-alimentação que está há vários anos sem revisão, mas ficaram amarradas as comissões para discutir alguns pontos. A assembleia de hoje (ontem) de manhã, decidiu apostar no diálogo com a prefeitura", disse.

Na próxima segunda-feira, às 17h, os professores reunirão com representantes do Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém (Ipamb) para discutir a qualidade do serviço de saúde.

Nenhum comentário: