Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Presidente catalão convocará consulta sobre independência em 2014

Espanha

Artur Mas diz que região 'tem afeto pela Espanha, mas já não confia no Estado'

por OperaMundipublicado 25/09/2013

Albert Olivé/EFE

catalunha_EFE_Albert-Olivé.jpg

A independência da Catalunha é um tema antigo que voltou com força total este ano

São Paulo – O presidente do governo autônomo da Catalunha, Artur Mas, confirmou hoje (25) que manterá o roteiro acordado com seus parceiros do partido Esquerda Republicana, o qual prevê a convocação da consulta “legal” sobre o “futuro político” da região em 2014.
Em sessão do Parlamento catalão, Mas afirmou que “seguirá até o fim” com seu plano de realizar a consulta e está disposto a utilizar todos os “instrumentos democráticos e legais” para consegui-lo, inclusive a convocação de eleições, que não descarta realizar antes de 2016, a data prevista inicialmente.
O presidente catalão, entretanto, não esclareceu qual será o conteúdo da pergunta feita na consulta. Ele não quis dizer se será uma pergunta direta sobre a independência ou apenas sobre uma mudança de status, como pedem os setores mais moderados da CiU (Convergência e União, confederação de partidos da Catalunha). Ainda assim, ele assegurou que, antes do final deste ano, apresentará a pergunta que deve ser feita aos catalães.
Além disso, Mas insistiu que esta consulta não violará a legalidade, como foi dito em suas intervenções anteriores, quando disse que o questionamento seria posto em prática “sim ou sim”.
Sobre as eleições, Mas afirmou que a antecipação não é o cenário que “deseja” e nem “o melhor”, mas assegurou que está disposto a convocá-las como último recurso caso “se se pretender silenciar a voz e impedir o voto das catalãs e dos catalães”.

O presidente lembrou o cordão humano realizado em 11 de setembro a favor da independência da região e disse que a manifestação foi “uma reclamação de dignidade”, afirmando que “mesmo os catalães que disconcordam com o que se reclamava ali não podem deixar de apreciar a grande força de transformação que havia, o principal motor de mudança da Catalunha”.
Artur Mas afirmou crer que “a Catalunha tem afeto pela Espanha, mas já não confia no Estado”, uma “percepção” que o anima a apostar na realização da consulta em 2014. Segundo ele, os catalães já sabem, a esta altura, “onde estão” em relação ao processo independentista “e que não há volta para trás”.
“As urnas são a solução, não o problema” afirmou Mas, interessado em deixar claro que planeja que a consulta seja realizada de um ponto de vista legal. Por isso, acrescentou que seus assessores do Conselho de Transição Nacional já identificaram até cinco vias legais para fazer o referendo, sem especificá-las.
Aproveitando a situação, Mas informou que este será o último ano de cortes de gastos motivados pela situação delicada das finanças catalãs, assegurando que para

o ano que vem não prevê “nem um euro a mais ou a menos”.

Nenhum comentário: