Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Como se não bastasse o abandono dos políticos, agora são os “céus” que estão destruindo o patrimônio histórico da “Moca”

terça-feira, 29 de novembro de 2011

NA ROTA DA HISTÓRIA: A RELÍQUIA PERDIDA

Autor: Claudionor Wanzeller

clip_image002

Sábado, 26. Pesadas nuvens cobrem a ilha, escurecendo a tarde. Chove forte sobre a Vila centenária. O clarão dos relâmpagos parece fotografar a cena. O ribombar dos trovões estremece as casas e as pessoas.

De repente, um raio corta o cinzento do céu e atinge, em cheio, o antigo relógio no topo do Mercado Municipal, fazendo em pedaços mais de meio século de História.

Sim, o mesmo e tenaz relógio que Pires Teixeira doou em sinal do seu amor pela Ilha. O relógio que, nos velhos e silentes tempos, marcava a rotina do povo das redondezas: as horas mortas do meio da noite, o momento de entrar na fila da carne na época da guerra, a partida saudosa do navio, a pausa no trabalho para o almoço e a hora solene do Angelus.

O mesmo relógio cujas badaladas precisas cresci ouvindo e minha mãe e minha avó tantas vezes escutaram. Sons tão familiares como os apitos da velha Usina e do navio da linha.

É como se aquele raio quisesse parar o tempo: o presente com o cheiro do passado. Pessoas já se foram, o relógio já se foi, mas o tempo não para!

Repostado do blog Mosqueirando

Nenhum comentário: