Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Presença morta

 

“A política de saúde do governo do Estado vai desandar, pois, ao invés de estimular e criar infraestrutura para melhorar a atenção primária à saúde (com promoção à saúde e prevenção de doenças), só se preocupa com a alta complexidade, construindo hospitais e realizando transplantes nos hospitais regionais – Santarém, Marabá e Araguaia. O que é melhor: ter vários hospitais deficientes ou manter os atuais funcionando em sua plenitude? Ter transplantes funcionando precariamente em vários locais ou montar uma estrutura melhor em Belém? A população merece respeito.

Para piorar a saúde no Estado, o governador resolveu recriar um projeto já fracassado: a Secretaria Especial de Proteção Social, que vai responder, entre outros, pelo Hemopa, Santa Casa, Ofir Loyola e Gaspar Viana, um retorno ao velho fatiamento da saúde e, certamente, a uma política clientelista, tendo como moeda de troca essas instituições. Um atraso, pois ignora preceitos básicos do Sistema Único de Saúde (SUS), como uma rede regionalizada e hierarquizada; descentralização e atendimento integral com direção única em cada esfera do SUS. Só esperamos que não ressuscite também o a enganação do programa “Presena Viva”, que mais parecia “Presença Morta”, com tantos prejuízos que causou ao erário. Alguém precisa avisar ao governador que o SUS é um sistema único de saúde, e não múltiplo.”


(Do Sindicato dos Médicos do Pará, em sua coluna semanal.)

Nenhum comentário: