Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

terça-feira, 28 de junho de 2011

Mama África

 

Ainda chovem criticas ao cantor Chico César, secretário de Cultura da Paraíba, porque ele proibiu a contratação, pelo Estado, das bandas de “forró de plástico” – conforme definiu -, e duplas sertanejas, para animarem o São João paraibano.

Setores acostumados a mamar anualmente, nesse período junino, nas tetas avantajadas do chamado erário público, enriquecendo-se, e, ao mesmo tempo, a empresários de bandas conhecidas nacionalmente e inseridas no mercado, caíram de pau, chamando Chico de antidemocrático, ditador -, e falso estimulador das artes e culturas paraibanas.

Chico está coberto de razão.

Secretaria de Cultura tem missão de resgatar a cultura popular; não é nenhuma ‘Secretaria de Lazer’.

Quem já faz parte do mercado, como bem explicitou o compositor nordestino, que busque o próprio mercado para amealhar patrocínios privados.

Grupos de forró estilizado tem uma vida comercial intensa e não precisam do Estado.

Continuarão a existir e a fazer seus shows, independente da medida moralizadora da Secretaria Estadual de Cultura.

A maioria dos agentes inseridos na polêmica chegou a propagar a decisão de Chico César como postura de alguém preconceituosa com determinado tipo de música, ao mesmo tempo em que ele, como secretário de Estado, estaria querendo impor a todos “o que se gosta e se acredita como verdade única para falar e ouvir”.

Simone Duarte, jornalista do jornal Paraíba Agora, chegou a escrever artigo saracoteando o seguinte:

- “Como secretário de Cultura do Estado, Chico César deveria entender como os valores da cultura se internalizam no povo e como eles conduzem suas emoções entre si. A avaliação do outro, é um grande desafio, desafio esse notadamente esquecido pelo titular da Pasta”.

A moçoila raivosa, propositalmente fora do contexto, insinua que Chico César propôs vetar estilos musicais.

Fez a crítica dela contundente sem se preocupar em analisar a função de uma secretaria de Cultura, que é especificamente estimular a cultura local e de raiz.

Ademais, como Chico César disse na Globo News, a Paraíba não tem recursos nem para pavimentar as estradas acabadas do interior, quanto mais pagar altos cachês a forrozeiros de isopor.

O papel do Estado é promover a democratização das manifestações culturais, é dar uma opção de música diferente daquilo que grande parte das emissoras de rádio executa.

Estado pobre como a Paraába tem que fazer escolhas.

E uma das escolhas definidas por Chico César é de não financiar festejos juninos.

Em verdade, o que se construiu em torno da declaração do cantor de Catolé da Rocha foi uma falsa polêmica.

Quiseram demonizá-lo com intuito de forçar o seu afastamento do cargo.

 

PS: Originalmente no Blog do Hiroshi Bógea!

PS2: Por aqui falta alguém de coragem para dar uma controlada nos bregas e melodys e outras porcarias que infestam nossos ouvidos, além dessa porcaria que Chico César chamou de “Forrozeiros de Isopor”

Nenhum comentário: