Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Brasil tem novo recorde de empregos no período acumulado de dez meses

Sexta-feira, 19 de novembro de 2010 - 15h32       Última atualização, 19/11/2010 - 15h32
eband.com.br

No acumulado de janeiro a outubro deste ano, foram criadas 2,4 milhões de vagas formais de trabalho, novo recorde para o período dos dez primeiros meses de cada ano. Segundo o Ministério do Trabalho, que analisa os números com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o número ultrapassou o pico de 2008, quando foram criadas 2,14 milhões de vagas. O crescimento foi de 12%. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira.
Entretanto, se forem considerados apenas os números analisados no mês de outubro, o país não chegou ao seu ápice de criação de empregos. Ao contrário do que havia estimado o ministro do Trabalho Carlos Lupi, que disse que o mês provavelmente registraria recorde, foram criadas 204.804 vagas no mercado, abaixo das 230.956 criadas em 2009. "É efeito do período do ano, quando diminui a produção sucroalcooleira, e cai a contratação de toda a cadeia do setor", explicou Lupi.
Em termos setoriais, dentre os 25 subsetores, oito apresentaram saldos recordes e cinco ficaram com o segundo melhor desempenho para o período. Com isso, o Brasil alcançou a marca de 43,5 milhões de trabalhadores formais, sendo 35,4 milhões deles celetistas, mais alto índice em toda a história do Brasil em todos os tempos. "A economia continua aquecida e forte. Neste ritmo, com certeza alcançaremos a meta de 2,5 milhões de novos empregos criados em 2010. Com a correção das declarações atrasadas, certamente vamos ultrapassar este número", comentou o ministro.
Em outubro, 24 unidades da federação expandiram o emprego com carteira de trabalho. Seis delas assinalaram saldos recordes. Todas as cinco regiões do país obtiveram resultados positivos, com o Nordeste batendo recorde para toda a série histórica do Caged, com 53.291 novos empregos criados em outubro.
"Próximo ao fim do ano aumenta a geração de empregos no Nordeste, muito forte em Turismo e Serviços, e também no Sudeste, que além destes setores, também cresce muito em comércio com as vendas do Natal. Mas às vezes, inesperadamente, chove por 15 dias seguidos, alterando o ciclo da agricultura e adiando o fornecimento de matéria-prima para a indústria da transformação. Sem uva não há vinho", explicou o ministro.

Nenhum comentário: