*Amazônia Jornal
Edição de 20/05/2010
Tamanho do Texto
Sem atendimento em urgência e emergência, moradores ameaçam interditar ponte de acesso à ilha
Yáskara Cavalcante
Da Redação
Moradores de Mosqueiro continuam reclamando da suspensão do serviço de urgência e emergência da Unidade Municipal de Saúde Maracajá. Na noite da última terça-feira (18), pelo menos 80 pessoas se concentraram em frente à unidade para decidir que atitude tomar diante do problema. Assim, caso o secretário municipal de saúde, Sérgio Pimentel, não reative o atendimento de urgência e emergência no Maracajá até amanhã, a ponte que dá acesso à ilha será interditada pelos moradores, que se reunirão amanhã cedo para, mais uma vez, cobrar da prefeitura de Belém, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e da Agência Distrital do Mosqueiro, uma solução.
O professor Leirson Oliveira, um dos líderes do movimento, adianta que quatro bonecos foram confeccionados como forma de criticar as atitudes do prefeito Duciomar Costa, do ex-secretário municipal de saúde, Antônio Vinagre, do atual, Sérgio Pimentel, e do administrador da Agência Distrital, Ivan Santos. De acordo com o professor, os gestores são responsáveis pelas péssimas condições de saúde que Mosqueiro enfrenta.
Leirson revela que pessoas sairão em caminhada da unidade do Maracajá até a Agência Distrital, levando os bonecos que serão exibidos para a população. "Sairemos em caminhada até a Agência Distrital e só sairemos de lá quando o secretário Sérgio Pimentel nos atender. Como sabemos que isso é quase impossível, pois ele não vai sair de Belém para vir até Mosqueiro, queremos deixar claro que vamos radicalizar. Só queremos saúde pública de qualidade", esclarece o professor.
Caso o pedido dos moradores para que o atendimento de urgência e emergência seja restabelecido no Maracajá não seja atendido, a ameaça dos manifestantes já está definida. "Vamos interditar a ponte de acesso à ilha", ameaça Leirson Azevedo, que acredita que isso acontecerá na próxima segunda-feira (24).
Sobre o assunto, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informou que Mosqueiro está passando por uma reestruturação em suas unidades no que se refere ao atendimento de urgência e emergência, como a contratação de mais médicos, com o objetivo de evitar transtornos à população.
Um comentário:
FOI UMA DAS MANIFESTAÇÕES MAIS BONITAS QUE EU JA VI , O POVO CAMINHANDO POR UM MOSQUEIRO MELHOR E CONSCIENTE DE SUA FORÇA !
VIVA A LUTA DE TODOS QUE ACREDITAM QUE UM DIA A UNIÃO COLETIVA PODE MUDAR SUA REALIDADE E EU ACHO QUE PODE !
parabens leirson ! meu presidente do pt damos.
Ass: andrei pt
Postar um comentário