Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

quarta-feira, 27 de março de 2013

Sem conclusão, CPI do Trabalho Escravo terá relatório paralelo

Presidente e relator da comissão apresentarão relatório em separado para evitar pedido por flexibilização das leis pela bancada ruralista

Por: Maurício Thuswohl, da Rede Brasil Atual

Publicado em 27/03/2013, 11:02

Sem conclusão, CPI do Trabalho Escravo terá relatório paralelo

Puty, presidente da CPI do Trabalho Escravo afirma que ruralistas iriam desvirtuar o sentido inicial da comissão (Foto: Gustavo Lima/Ag. Câmara)

Rio de Janeiro – Em conseqüência do impasse que impediu a conclusão da CPI do Trabalho Escravo na Câmara dos Deputados, o presidente da comissão, Cláudio Puty (PT-PA), e o relator, Walter Feldman (PSDB-SP), apresentarão nos próximos dias um relatório alternativo sobre o tema.

O documento trará dados sobre o problema da escravidão moderna no Brasil, reafirmará o compromisso da sociedade brasileira com a erradicação desse tipo de crime e sugerirá uma legislação mais rigorosa para punir e coibir a ação dos criminosos. Além disso, parlamentares de diversos partidos solicitarão a realização de audiências públicas sobre esse tema em todos os estados brasileiros.

Um ano após sua instalação, a CPI do Trabalho Escravo encerrou oficialmente seus trabalhos na última sexta-feira (22), quando Puty negou o pedido de prorrogação feito pelos deputados ruralistas, que são maioria na comissão. O deputado petista justifica sua decisão: “Havia uma impossibilidade de acordo com a bancada ruralista no que se refere ao próprio sentido da CPI. Para nós, a CPI tem por objetivo, como o próprio nome diz, investigar as condições que levam ao trabalho escravo e lutar por sua erradicação com o fortalecimento da investigação, a adoção de uma legislação mais dura etc.”

O voto da maioria, segundo o deputado, iria desvirtuar os princípios da CPI. “Do ponto de vista da bancada ruralista, a pauta deles era tentar desqualificar a fiscalização, falar em excesso de rigor da lei, alterar a legislação para torná-la mais branda. Ante tal disparidade de agendas, ficou inviabilizada a possibilidade de um relatório conjunto", afirma. "Depois de várias tentativas de acordo sobre o teor do relatório, eu, como presidente, e o relator decidimos pedir a não prorrogação da CPI e também não apresentar um relatório final porque o conteúdo provavelmente iria representar a maioria ruralista que tomou de assalto a CPI.”

Os ruralistas reclamam de golpe, mas Puty rechaça as acusações. “A prorrogação poderia ter sido feita por decisão da mesa. Portanto, a acusação de golpe e de decisão ditatorial não cabe porque não foi uma decisão exclusivamente minha. Simplesmente usamos um instrumento legal e legítimo, segundo o regimento da casa”, diz.

Agora, reconhece o presidente da CPI, outros relatórios alternativos deverão ser apresentados. “Nós vamos apresentar um relatório. Vamos apresentar as nossas posições e a bancada ruralista tem todo o direito de apresentar as suas. Mas, as declarações de suas lideranças já apontam o teor do que eles consideram como pauta: flexibilização das leis trabalhistas, mudança do artigo 149 do Código Penal e combate à PEC do Trabalho Escravo, dentre outras medidas que não me parecem aceitáveis”, diz Puty.

Integrante da bancada ruralista e titular da CPI, Valdir Colatto (PMDB-SC) nega que o setor queira afrouxar a legislação e afirma que o objetivo do grupo de parlamentares “é apenas deixar claro o conceito de trabalho escravo” no país. “Estamos querendo clarear essa situação entre trabalho escravo e trabalho excessivo, e não confundir a questão de trabalho escravo com a questão das leis trabalhistas, que já são suficientemente rigorosas no Brasil”, diz.

Audiências públicas

Enquanto os ruralistas se mobilizam, a ordem nos setores que lutam pela erradicação do trabalho escravo no Brasil é espalhar a discussão pelos estados. Na segunda-feira (25), Cláudio Puty entregou um requerimento de audiência pública sobre o tema à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Pará. A ideia, revela o deputado, é realizar pelo menos uma audiência em cada unidade da federação.

“Há uma ampla convergência de posições na sociedade civil brasileira. A opinião pública é amplamente favorável à ideia de que nós temos que erradicar o trabalho escravo e tornar a legislação sobre o tema mais rígida. Então, a posição que, em vez disso, denuncia o aparato do Estado como rigoroso é muito minoritária. Há solidariedade por parte de parlamentares de diversos partidos no sentido de propor audiências públicas nos estados. Nós vamos fazer isso, porque esse é um tema de suma importância para a sociedade brasileira”, diz Puty.

Nenhum comentário: