Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

terça-feira, 19 de março de 2013

A propósito do Papa argentino

 

 

Bergoglio, aliás então futuro papa Francisco I, dá a comunhão ao general Jorge Videla.


A " Santa" Sé realmente mostrou não está mesmo nem aí para o mundo, para a atualidade e muito mesmo para o passado  ao eleger  Jorge Mario Bergoglio como papa. Aliás, o que esperar de um grupo que acolhe em sua cúpula figuras como o cardeal flamengo Godfried Danneels e os cardeais irlandeses, que se calaram durante décadas sobre os casos de pedofilia na Igreja belga e irlandesa? Ao ver Chico I ladeado de Danneels na sua primeira aparição pública pensei: esses cardeais tomaram iogurte com Johnnie Walker, ou seja (com licença da expressão): estão cagando e andando.
Mas, como conheço os nossos hermanos, sabia que logo vozes conscientes iriam se levantar, porque argentino engajado, meus caros, não deixa barato. Me lembrei dos famosos escrachos - manifestações com bumbos e gritaria  na porta  da casa de ex-torturadores, que presenciei em Buenos Aires em pleno ano de 2006.
Pois, passada a euforia e o momento fofura, eis que os jornais europeus do final de semana  ecoam vozes, como a de Horacio Verbitsky, autor do livro Doble Juego - La Argentina Católica y Militar.
E a de León Ferrari, um dos mais respeitados artistas plásticos argentinos, que teve uma exposição depredada em 2004, depois de ser declaro blasfemador pelo cardeal Bergoglio.
Para quem quer se aprofundar, recomendo a cobertura de Verbitsky para o jornal Página /12sobre a primeira conferência de imprensa de Francisco I. 

Nenhum comentário: