Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

quinta-feira, 7 de março de 2013

MST ocupa fazenda de família da senadora Kátia Abreu em Tocantins

Ocupação faz parte da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Camponesas

Por: Redação da Rede Brasil Atual

Publicado em 07/03/2013

 

MST ocupa fazenda de família da senadora Kátia Abreu em Tocantins

Camponesas também ocuparam o Ministério da Agricultura em Brasília (Foto: Lula Marques/Folhapress)

São Paulo – Cerca de 500 mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra ocuparam hoje (7) de manhã a fazenda Aliança, do filho da senadora Kátia Abreu (PSD-TO), o deputado federal Irajá Abreu (PSD-TO), no município de Aliança, no Tocantins.

A mobilização faz parte da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Camponesas que ocorre em vários estados. Em Brasília, 700 camponesas estão acampadas ao lado do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) desde a última terça-feira (5). Há mais de 15 anos, sempre no mês de março, as mulheres se unem em jornada para reivindicar os direitos das trabalhadoras.

“A ruralista e senadora Kátia Abreu é símbolo do agronegócio e dos interesses da elite agrária do Brasil, além de ser contra a reforma agrária e de cometer crimes ambientais em suas fazendas”, afirmou a dirigente do MST de Tocantins Mariana Silva.

Kátia Abreu é liderança ruralista no Congresso Nacional e presidenta da Confederação de Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA), entidade que representa e defende os interesses do agronegócio.

Além de uma política mais ampla de assentamentos, o movimento reivindica estímulos ao fortalecimento da agricultura familiar e maior acesso ao crédito e à assistência técnica no campo.

Segundo o MST, a fazenda Aliança já teria sido embargada duas vezes pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em 2011 e 2012, por desmatamento e derrubada de árvores e vegetação natural em área de preservação.

As manifestantes interditaram a rodovia Belém-Brasília no dois sentidos na parte da manhã e afirmam que o estado de Tocantins é “exemplo de disparidade entre o montante de verba recebida pela agricultura camponesa e o agronegócio”.

Dados do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) mostram que em 2012 foram assentadas 1.055 família no estado, e que, para a realização de novos assentamentos neste ano, a autarquia já vistoriou e avaliou 45.023 hectares. O orçamento dos assentamentos de 2012 foi de R$ 49,5 milhões.

Em nota, a senadora disse repudiar “com indignação” a ocupação. Ela afirmou que a ação foi feita por “uma das milícias do MST”. Segundo ela, a fazenda é produtiva, moderna, e emprega 48 trabalhadores. A senadora também informou que irá tomar medidas judiciais.

Com informações do MST e da Agência Brasil.

Nenhum comentário: