Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Mais uma lacuna da História social e urbana de Mosqueiro está sendo desvendada – a primeira foto recuperada da locomotiva “Pata Choca” em 1933

vvrtrtttt

Após intensas pesquisas em diversas bibliotecas e no arquivo público de Belém, além  de contatos com moradores mais antigos de Mosqueiro e na rede mundial de computadores, eis que na pesquisa feita no google (dia 05/12/2012) sobre fotos e imagens antigas de Mosqueiro, apareceu no portal Artesfotos.fot.br (paisages Fluminenses – Luiz Anciães) duas fotos raras sobre a ilha de Mosqueiro em 1933:

A foto acima  raríssima, e até então, inédita, mostra a locomotiva a vapor na orla de Chapéu Virado em 1933. Essa locomotiva em idos da década de 1920 e 1930, fazia o transporte de passageiros entre a Vila  - do trapiche - até a curva do Murubira. Pra quem não sabe, ela (a locomotiva) recebeu a denominação popular de “Pata Choca”, pois segundo, Meira Filho em seu livro: Mosqueiro, ilhas e vilas –1978, a cirene da locomotiva quando acionada por passeiros solicitando a parada para descida, possuía um som parecido ao piar de uma pata choca. A sabedoria popular sabiamente prevaleceu e o nome popular “pegou”. Infelizmente, com a chegada dos primeiros ônibus adquiridos pela Prefeitura de Belém/Agência Distrital de Mosqueiro para fazerem o transporte interno de passageiros em Mosqueiro, em meados da década de 1930, a “Pata Choca” foi desativada e junto com o Ferrocarril (linha de trilhos) desapareceram, não se sabendo qual o seu destino. Uma pena!!! pois se estivessem sido conservados, seriam seriam importantes monumentos/marcos da influência da “belle époque na Ilha”, tais como o trapiche; o prédio do Mercado Velho na praça da matriz (provavel garagem da”Pata Choca” e o Chalés espalhados pela orla de Mosqueiro.

A segunda foto, abaixo, (não inédita) mais rara, mostra, também em 1933, um dos bondes, talvez, destravados da Locomotiva “Pata Choca”. Provavelmente as duas fotos devam der sido registradas pelo mesmo fotografo no dia na orla do Chapéu Virado, haja vista que ambas mostram ao fundo a praia.

antiga37

É válido destacar a dedicação e o trabalho incessantes de pesquisa dos professores Alcir Alvarez Rodrigues (estudioso da literatura e da cultura da ilha) e Aldo Alvarez Rodrigues (estudioso da História e da Geografia de Mosqueiro) que  buscam, já há algum tempo, contribuir na coleta de dados e informações sobre aspectos da Cultura, da História e da Geografia da Ilha. Parabens! aos dois professores por terem tido a perspicácia e sorte de localizar a foto rara da locomotiva “Pata Choca” . 

Obs: Nas duas fotos aparecem o termo: Paisagens Fluminenses, pois fazem parte do acervo particular do Sr Luiz Anciães, morador do rio de janeiro e que possui um grande acervos de fotos antigas de vários lugares do Brasil, em especial do estado do Rio de Janeiro.

3 comentários:

MOSQUEIRO disse...

O que mais intriga é que essa foi uma parte da história da Ilha sem o menor sentido, como se não tivesse existido.

O que ouvimos é o que não vemos e não comprovamos, digo o trenzinho era conduzido por uma locomotiva a vapor apelidada de Pata Choca, logo após vieram os ônibus de carroceria de madeira.

Mas, o que dizem nossos idosos?

navegador disse...

nossa ilha tão bonita..historias lindas pra se contar ..pq ñ publicar..nunca imaginava q tivesse essa locomotiva ...pata choca...queria q voces publicassem mais historias da nossa ilha ..amei muito..estão de parabens

navegador disse...

posso postar no meu blog algumas fotos suas...claro q colocarei seu nome .moro no aeroporto..