Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

sábado, 15 de dezembro de 2012

Sobrou até para o absorvente da Marília Pêra

 

Censores não perdoaram nem comercial estrelado pela atriz em 1973. A grande novidade anunciada era apenas um absorvente íntimo com adesivo. Ditadura considerou o anúncio uma afronta à moral e aos bons costumes

POR MARIANA HAUBERT E RUDOLFO LAGO | 14/12/2012 07:15
CATEGORIA(S): NOTÍCIAS, OUTROS DESTAQUES, REVISTA CONGRESSO EM FOCO.

Em 1973, usar um absorvente íntimo não era tão prático. Para que fixasse corretamente, as mulheres tinham de usar presilhas e grampos. Uma marca então lançou um produto diferente cuja novidade era justamente o adesivo amplamente usado até hoje. Mas, na época, uma propaganda do novo produto sofreu restrições de horário por parte dos censores, pois foi considerada atentatória à moral e aos bons costumes.

Mas o que o anúncio tinha de excepcional? Nada. Apenas falava sobre algo que, segundo os censores, deveria ficar restrito a conversas reservadas. Estrelado pela então jovem atriz Marília Pêra, já considerada uma das melhores artistas da sua geração, o anúncio não exibia qualquer tipo de insinuação ao sexo. Ela sequer pronunciava a palavra menstruação.

No entanto, os censores implicaram especialmente com a sequência em que a atriz tira o absorvente do pacote e mostra à assistente de produção como se retira o adesivo para prendê-lo à calcinha. Até aceitavam liberar o anúncio, desde que não houvesse essa parte (o que faria o comercial perder completamente o sentido, já que era justamente o fato de ele aderir à calcinha o diferencial que o anúncio vendia).

Veja abaixo a propaganda que foi censurada pela ditadura militar:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=DTTC0BqQvb4

Com base na Lei de Acesso à Informação, a Revista Congresso em Foco chegou até os documentos da Censura Federal, em Brasília, e resolveu concentrar-se em um de seus capítulos menos conhecidos: a censura à propaganda. O Congresso em Foco publica hoje apenas uma parte desse material. A íntegra da reportagem está disponível no quarto número da revista, em circulação em todo o país.

Nenhum comentário: