Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Onze cursos superiores federais não poderão iniciar novas turmas em 2013

Educação

Graduações de quatro universidades federais e três institutos de tecnologia obtiveram nota insatisfatória em avaliação oficial do MEC e foram suspensas

Por: Sarah Fernandes, da Rede Brasil Atual

Publicado em 19/12/2012, 13:48

Onze cursos superiores federais não poderão iniciar novas turmas em 2013

MEC realizará visitas técnicas às universidades para assessorá-las com as adaptações curriculares e físicas (Foto: Leandro Moraes/ Folhapress)

São Paulo – O Ministério da Educação vai proibir a abertura de novas turmas em 2013 de 11 cursos superiores ministrados em quatro universidades federais e três institutos de tecnologia. Isso porque as graduações foram avaliadas como insatisfatória por duas vezes consecutivas em exames oficiais do órgão.

Foram reprovados os cursos de Engenharia Mecânica e as licenciaturas de Letras e Pedagogia da Universidade Federal do Pará; a graduação em Arquitetura e Urbanismo e a licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense; o curso de Engenharia Cartográfica da Universidade Federal de Pernambuco; e o bacharelado em Matemática na Universidade Federal de Roraima.

Também está suspensa a licenciatura em Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; a graduação em Engenharia Industrial Mecânica do Instituto Federal do Maranhão; e a licenciatura em Biologia do Instituto Federal do Pará.

Os cursos tiveram desempenho insatisfatório em 2008 e 2011 no Conceito Preliminar do Curso (CPC) – um indicador de qualidade que leva em conta a formação dos professores, a infraestrutura e a nota no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

O Ministério da Educação afirmou, via assessoria de imprensa, que realizará visitas técnicas às universidades para assessorá-las com as adaptações curriculares e físicas necessárias para que os cursos voltem a abrir turmas já em 2013. Os institutos federais do Maranhão e Pará, que tiveram notas inferiores, só poderão retomar as atividades em 2014.

Particulares

A suspensão de abertura de cursos também atingiu universidades particulares tradicionais de centros urbanos do país. Ficam proibidas de abrir turmas em 2013, por exemplo, a Universidade Metodista de Piracicaba, no curso de Engenharia Química, as Faculdades Oswaldo Cruz, nas graduações de Engenharia Ambiental e Química, e a Faculdade Paulista, conhecida pela sigla Unip, no curso de Tecnologia em Automação Industrial.

A maioria delas, no entanto, só poderão abrir turmas novamente em 2014. Fazem parte do grupo a Universidade Católica de Pernambuco, com a licenciatura em Matemática, a PUC Minas, com o curso de Engenharia Civil, a Universidade Metodista de São Paulo, com os cursos de Engenharia da Computação e Tecnologia em Redes de Computadores, e o Centro Universitário Fundação Santo André, com a graduação de Sistemas de Informação.

Confira todas as universidades da lista aqui.

Nenhum comentário: