Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

sábado, 2 de julho de 2011

XII Festa do Rock do Empata’s Phoda’s Bar

FESTIVAL DE ROCK

O dia 13 de julho de 1985 marca a realização do “Live Aid”, simultaneamente na Filadélfia (EUA) e em Londres (Inglaterra) – Festival de Rock que arrecadou, aproximadamente, a cifra de 60 milhões de dólares que foram doados em prol dos que passam fome na África. Participaram do festival bandas e cantores de Rock, como: Black Sabbath (com Ozzy), Status Quo, INXS, Loudness, Mick Jagger, David Bowie, Dire Straits, Queen, Judas Priest, Bob Dylan, Duran Duran, Santana, The Who, Phil Collins, entre outros[1].

O 13 de julho passou a ser comemorado como o “Dia Internacional do Rock”, que traz no seu bojo preocupação social, tal como o gênero Rock, desde o seu surgimento, apresentou: ruptura com o status-quo, revolução cultural e crítica social[2].

Em Mosqueiro, distrito de Belém (capital paraense) a data é comemorada desde o ano 2000 (exatamente no dia 13 de julho), quando houve uma passeata em prol da confirmação da quebra do monopólio da empresa Beira-dão acerca do transporte coletivo Belém-Mosqueiro: lutávamos pela manutenção do preço da tarifa urbana da região metropolitana de Belém, barrando o preço abusivo que era praticado pela referida empresa que cobrava taxas de transporte intermunicipais. Lembramos que a massa petista mosqueirense participou ativamente da caminhada, definindo o posicionamento em prol dos trabalhadores que necessitam do transporte coletivo com um preço razoável. Após a passeata alguns manifestantes (os trabalhadores e freqüentadores da barraca Empata’s Phoda’s Bar) tomaram conhecimento da data comemorativa do rock (o 13 de julho) e rumaram à Praia do Bispo com a ideia fixa de que a partir de então o Rock enquanto bandeira de luta social passaria a ser festejado na barraca. E, há doze anos, celebramos o dia com muito Rock and Roll tocado por bandas da ilha (que o diga a “Paranóia”, “Capitão Fissura”, “Via C3”, “Simetria”, “Alquimia”), sempre resgatando o espírito crítico, preocupado com a realidade social, mas também nos divertindo pela confraternização de amigos e ideias que almejam um mundo melhor, mais justo, com mais poesia, mais música e muito mais Rock and Roll.

Em 2011, no dia 13 de julho, quarta-feira, ocorrerá a décima segunda edição do festival de rock no Empata’s Phoda’s Bar, na Praia do Bispo, em Mosqueiro, em homenagem ao Dia Internacional do Rock.

Este ano contamos com a presença das bandas: “Via C3”, “The Loucos”, “Capitão Fissura”, “Sentimento de Revolta”.

Todos ao Empata’s no dia do Rock.

Viva o Partido dos Trabalhadores, viva o Socialismo, viva o Rock and Roll.


[1] In: http://territorio.terra.com.br/canais/rockonline/materias/materia.asp?codArea=3&materiaID=107. Acesso: 12 de julho de 2008, às 13:48h.

[2] In: TAVARES, Daniel Rodrigues. Rock em tempos de redemocratização: O Rock engajado produzido em Belém (1985-1989). Monografia apresentada para a conclusão do curso de História, Licenciatura e Bacharelado. Universidade Federal do Pará. Belém, 2007. pg 15

Nenhum comentário: