O dia 13 de julho de 1985 marca a realização do “Live Aid”, simultaneamente na Filadélfia (EUA) e em Londres (Inglaterra) – Festival de Rock que arrecadou, aproximadamente, a cifra de 60 milhões de dólares que foram doados em prol dos que passam fome na África. Participaram do festival bandas e cantores de Rock, como: Black Sabbath (com Ozzy), Status Quo, INXS, Loudness, Mick Jagger, David Bowie, Dire Straits, Queen, Judas Priest, Bob Dylan, Duran Duran, Santana, The Who, Phil Collins, entre outros[1].
O 13 de julho passou a ser comemorado como o “Dia Internacional do Rock”, que traz no seu bojo preocupação social, tal como o gênero Rock, desde o seu surgimento, apresentou: ruptura com o status-quo, revolução cultural e crítica social[2].
Em Mosqueiro, distrito de Belém (capital paraense) a data é comemorada desde o ano 2000 (exatamente no dia 13 de julho), quando houve uma passeata em prol da confirmação da quebra do monopólio da empresa Beira-dão acerca do transporte coletivo Belém-Mosqueiro: lutávamos pela manutenção do preço da tarifa urbana da região metropolitana de Belém, barrando o preço abusivo que era praticado pela referida empresa que cobrava taxas de transporte intermunicipais. Lembramos que a massa petista mosqueirense participou ativamente da caminhada, definindo o posicionamento em prol dos trabalhadores que necessitam do transporte coletivo com um preço razoável. Após a passeata alguns manifestantes (os trabalhadores e freqüentadores da barraca Empata’s Phoda’s Bar) tomaram conhecimento da data comemorativa do rock (o 13 de julho) e rumaram à Praia do Bispo com a ideia fixa de que a partir de então o Rock enquanto bandeira de luta social passaria a ser festejado na barraca. E, há doze anos, celebramos o dia com muito Rock and Roll tocado por bandas da ilha (que o diga a “Paranóia”, “Capitão Fissura”, “Via C3”, “Simetria”, “Alquimia”), sempre resgatando o espírito crítico, preocupado com a realidade social, mas também nos divertindo pela confraternização de amigos e ideias que almejam um mundo melhor, mais justo, com mais poesia, mais música e muito mais Rock and Roll.
Em 2011, no dia 13 de julho, quarta-feira, ocorrerá a décima segunda edição do festival de rock no Empata’s Phoda’s Bar, na Praia do Bispo, em Mosqueiro, em homenagem ao Dia Internacional do Rock.
Este ano contamos com a presença das bandas: “Via C3”, “The Loucos”, “Capitão Fissura”, “Sentimento de Revolta”.
Todos ao Empata’s no dia do Rock.
Viva o Partido dos Trabalhadores, viva o Socialismo, viva o Rock and Roll.
[1] In: http://territorio.terra.com.br/canais/rockonline/materias/materia.asp?codArea=3&materiaID=107. Acesso: 12 de julho de 2008, às 13:48h.
[2] In: TAVARES, Daniel Rodrigues. Rock em tempos de redemocratização: O Rock engajado produzido em Belém (1985-1989). Monografia apresentada para a conclusão do curso de História, Licenciatura e Bacharelado. Universidade Federal do Pará. Belém, 2007. pg 15
Nenhum comentário:
Postar um comentário