Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Rumo ao 6 de julho, Dia Nacional de Mobilização

 

Pará e São Paulo vão à luta contra violência no campo, por liberdade e autonomia sindical e pela manutenção da valorização do salário

Escrito por: Luiz Carvalho e Tatiana Melim (CUT-SP)

Como na maior parte dos estados, Pará e São Paulo concentrarão as manifestações do 6 de Julho – Dia Nacional de Mobilização da CUT, nas capitais.
Em Belém, o ato começa às 9h, na Praça Dom Pedro II, em frente à Assembléia Legislativa. A seguir, os manifestantes seguirão em marcha até a Praça da República, tradicional ponto de encontro dos movimentos sociais na região.
A expectativa é articular uma audiência pública com os parlamentares para discutir a questão do trabalho escravo, especialmente nos setores madeireiros, de carvoaria e nas fazendas. Outro tema central será a violência no campo, acirrada pela morte de cinco lideranças camponesas em menos de 10 dias em zonas rurais da região Norte.
A presidenta da CUT-Pará, Miriam de Andrade, destaca ainda que os trabalhadores rurais têm enfrentado outro tipo de violência: a pressão da Vale do Rio Doce e da Petrobrás por conta das plantações de dendê para produção de biodiesel. “Vemos muitos camponeses perambulando pelo centro após sofrerem assédio para aceitar o pagamento de valor irrisório, por volta de R$ 15 mil, por suas áreas. São pessoas simples, de municípios como Tailândia e Moju, que acreditam ter em mãos um grande valor e vão para Belém, mas não conseguem encontrar um lugar para morar”, destaca.
Em São Paulo, atividade no marco zero
Já na capital paulista, a concentração para o ato do Dia 6 de Julho acontece na Praça da Sé, marco zero da cidade, às 10h.
A seguir, da mesma forma que em Belém, os trabalhadores seguirão em marcha até a praça do Patriarca, onde apresentarão as principais reivindicações dos movimentos sociais.
A expectativa é reunir cerca de 10 mil militantes de diversas regiões do Estado. "Faremos um grande ato no centro da cidade para levarmos à população paulista nossas reivindicações e lutas do próximo período. Explicaremos, por exemplo, a política de privatização realizada no estado há anos, como no caso dos pedágios, que neste mês de julho chegou a ter o aumento de até 9,77%", disse Adi dos Santos Lima, Presidente da CUT São Paulo.
A pauta definida pela CUT nacional aponta três grandes eixos: trabalho e sindicalismo (ganhos reais e cláusulas sociais nas campanhas salariais do 2º semestre; redução da jornada para 40 horas semanais sem redução de salário; liberdade e autonomia sindical; fim do Imposto Sindical; combate às práticas antissindicais; fim do Fator Previdenciário; e combate à precarização e à terceirização); alimentação (reforma agrária, PEC do Trabalho Escravo; luta contra os agrotóxicos; e contra o modelo agrário atual) e educação (aprovação do Plano Nacional de Educação em 2011; valorização dos profissionais; e educação no campo).

Repostado do Portal da CUT-Nacional

Nenhum comentário: