Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

terça-feira, 29 de março de 2011

Big Brother é o circo televisivo

Pão e circo 2

Por Alcir Rodrigues

(Em 2006, ao me submeter a um determinado concurso, elaborei a “redação” abaixo, uma das exigências da prova. Na verdade, deveria atualizar o texto; contudo, em linhas gerais, pouco ou quase nada mudou em relação às afirmações feitas. Posto isso, segue o texto, sem nenhuma alteração. Aproveitando o ensejo em que mais um Big Bosta acaba –infelizmente, só para outro iniciar—, republicamos esta matéria, para a reflexão do leitor.)

Já dizia o imperador romano Comodus que o povo precisava "de pão e de circo" ― em latim, PANIS ET CIRCENSIS ―, ou seja, comida e diversão. A população romana foi iludida por ele, alienada dos graves problemas por que passava o Império.

Hoje, já não é o circo o grande atrativo da massa, mas a televisão, que não cumpre seu papel social. Deveria oferecer uma programação variada, havendo espaço para temas diversos: arte, cultura em geral, esporte, política e economia, saúde, saneamento, diversão, etc. Porém, a concorrência mercadológica pela maior audiência, referida pelo estudioso Erasmo Borges, criou um ambiente de selvageria: um programa imita o outro, baixa o nível, tudo se faz pela maior audiência, porque aí se terá um patrocínio mais encorpado, geralmente no horário nobre.

Se a televisão é o circo moderno, é apenas indústria do entretenimento. E se "vinga" o programa, vem uma enxurrada de outros parecidos: Casa dos Artistas, Fama, Big Brother, etc. Todos são a mesma "cara", encarnados e esculpidos, trazendo à tela só o entretenimento fácil, ilusório, alienante, porque não debatem as mazelas sociais nem propõem mudanças. Mas, se assim o fizessem, decretariam sua própria extinção.

Não importa qualquer aparente virtude ou quaisquer caracteres qualitativos dos participantes do BBB: carisma, simpatia, sinceridade, lealdade, pois tudo isso é escamoteado, já que o que estava em jogo era R$ 1.000.000,00. Tantos zeros "transformam" os ideais humanos e disfarçam a verdadeira essência do ser. E os índices de audiência podem sugerir que a televisão dá ao povo o que este precisa. Só que esse povo jamais foi consultado sobre isso. Oxalá pelo menos o "pão" de Comodus fosse hoje transformado em alimento cultural. Mas estamos longe disso. Muito longe.

Pão e circo

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/9867/1/Big-Brother-e-O-Circo-Televisivo/pagina1.html#ixzz1I1KgchVn

Nenhum comentário: