Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

terça-feira, 28 de maio de 2013

Portas fechadas

A jornalista Luiza Cabral, de O Diário do Pará, telefona para perguntar sobre um desabafo que publiquei no Facebook. Uma funcionária da Fumbel pedindo parceria com o Grupo Cuíra, na cessão gratuita de seu espaço, recebendo em troca, a inclusão da sua logo no folder da apresentacão de Pássaros Juninos nas manhãs de domingo. Foi isso mesmo. Muitas vezes, repreendi amigos que desejavam botar a boca no trombone contra esses absurdos. Dizia-lhes que além de tudo, são vingativos estes que propõe ou nada propõe. Que devíamos evitar fechar portas. Qual nada. Nada é feito. Nada será feito. As áreas de Cultura continuam sendo o refúgio de amigos, aliados políticos, sem qualquer envolvimento. Específicamente na Fumbel, para Concurso de Quadrilhas Juninas e de quebra, aturar os Pássaros Juninos, o que é um escândalo. Nesses momentos, a vontade é de largar tudo. Bem que o prefeito, em suas primeiras manifestações, avisou logo que a Cultura teria de esperar...
Manter o Teatro Cuíra é algo no limite do impossível, do sacerdócio, coisa que fazemos porque queremos. O Teatro é um cavalo ferido de morte, mas que não vamos deixar que morra.
Cúmulo de tudo é ler a entrevista do Secretário da Cultura à revista da Leal Moreira. Quatro páginas e nada a respeito de Cultura. Fala sobre arquitetura, sua profissão. Acaba de ser homenageado pelo evento CasaCor, como arquiteto. Então, porque ser Secretário da Cultura? E porque remeter à Fundação Tancredo Neves meros trocados, que não lhe permitem nem espasmos? E porque permitir que a Secretaria de Comunicação, com fartas verbas, prossiga com sua quermesse, que nada adianta aos artistas locais?
No resto do mundo, a Cultura, além de já ser a Cultura, transformou-se em formidável geradora de empregos e impostos, contribuindo grandemente para outra indústria sem chaminés, o Turismo. Enquanto isso, aqui, tudo fazemos para nos destruir.
E diretamente à Fumbel, o trabalho do Sesc, em frente à Estação das Docas, lotando a casa diariamente com programações diversas. Lembro que ao Sesc, não pode ser cobrada a criação de mercado de trabalho para os artistas. A Prefeitura, há uns 30 anos está afastada. O último secretário na área foi João de Jesus Paes Loureiro, há muitas luas atrás. Quanto à Secult, tudo já foi dito. Uma pena.

Postado por Edyr Augusto Proença às 12:32

Fonte: http://www.opiniaonaosediscute.blogspot.com.br/2013/05/portas-fechadas.html

Nenhum comentário: