Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Pelo fim dos “templos do saber inalcançável”

Educação
01/2/2013 -

por Alexandre Sayad*

ed111 Pelo fim dos “templos do saber inalcançável”

"O acesso aos livros é um primeiro passo, mas não é suficiente."

O Estadão revelou recentemente em reportagem baseada em uma análise do Todos Pela Educação sobre dados do Censo Escolar, que nem um terço das escolas públicas do país possuem biblioteca. O rastilho de pólvora da informação correu os veios das redes sociais e colegas e amigos logos repercutiram a barbárie.

Eu fui um que fiquei chocado ao saber que 85% das escolas de São Paulo não têm acervo de livros, e que no Maranhão as que têm somam pífios 6%. O problema de dados como este são os buracos maiores que eles escondem – acreditem, a tragédia é mais complexa e, como sempre, esbarra na gestão.

O que os números ocultam é como funcionam as poucas bibliotecas que existem.
Livros fechados em prateleiras são tão inúteis quanto a falta deles. Muitas das escolas que têm um acervo, não têm programas ou metodologias que estimulem a criança e o jovem a abrir um livro e iniciar um gosto pelo universo literário.

Não é incomum, Brasil afora, bibliotecas fechadas a chave, com horários de funcionamento curtos; o argumento para isso beira a mediocridade. Em minha vida de repórter cansei de escutar que os livros ficavam guardados porque os estudantes acabam por “estragá-los”.

Não diferente é, muitas vezes, a situação das salas de informática; gestores preocupados em manter os equipamentos “em ordem” limitam o seu uso.

Ora, se todas as pesquisas apontam a crise da escola pública como uma questão de apelo e sentido, ou seja, o estudante do ensino evade principalmente porque a escola não cria vínculos com ele, a multiplicação de tecnologias educativas que conectem jovens aos livros e à internet deve ser prioridade. Uma questão de gestão porque tange pela enésima vez a formação dos gestores e professores das instituições públicas.

Não nego que o acesso aos livros é um primeiro passo, mas não é suficiente; as bibliotecas precisam existir, mas hoje não há governos que gastem dinheiro em metodologias adequadas. A sociedade civil já desenvolveu dezenas de projetos de círculo de leituras e de produção de comunicação por jovens, mas têm dificuldade em criar alianças com o poder público para multiplicá-las em escala nacional.

Engana-se quem pensa que essa questão é apenas brasileira; as escolas canadenses começaram a sentir falta de freqüência nas suas bem equipadas bibliotecas e resolveram isso de uma maneira simples, mas ousada: reinventaram-na, dessacralizando o livro e valorizando a linguagem. A estratégia foi aproximar os vídeo-games do mesmo espaço.

Em entrevista para site Cult Montreal, o CEO do arquivo nacional de Bibliotecas de Quebec, Dr. Guy Berthiaume, diz tratar-se de um efeito semelhante quando os quadrinhos e os jornais passaram a dividir espaço com a chamada “alta literatura”, para atrair públicos mais jovens às bibliotecas; novas linguagens se complementam num mesmo espaço e, segundo ele, uma estimula a outra.

Alguns especialistas americanos vão um pouco além; a biblioteca atual deve ser um espaço de eventos, tecnologia e criação. No caso, há o resgate da velha garagem novamente em cena, como espaço criativo.

Nesse sentido, devia preocupar os governos menos a meta de construção de 130 mil bibliotecas até o final de 2020, mas o que fazer para que as existentes não se tornem almoxarifados higiênicos  ou templos de um saber inalcançável.

* Alexandre Sayad é jornalista especializado em direitos humanos, colaborou com O Estado de S. Paulo e Rádio Eldorado, e coordena programas de Civic Midia, com a Universidade de Harvard.

** Publicado originalmente no site Portal Aprendiz.

Nenhum comentário: