Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Professores estão em greve não só por salário

 

A educação pública é direito social básico consagrado na Constituição Federal. Mas essa garantia só se materializará no Brasil quando a educação deixar de ser tratada como política de governo e se tornar política de Estado. Ou seja, quando, independente do partido ou do governante de plantão, as diretrizes forem executadas, e se tornar prioridade nacional. O Pará tem o pior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no Ensino Médio do Brasil e o segundo pior Índice de Desenvolvimento Humano em Educação. E os professores estão em greve, não apenas por salários.
Tal qual os alunos da rede pública, os professores convivem com a falta de ventilação e climatização das salas de aula, de água potável, de espaços educacionais adequados, onde até banheiros sem condições de uso pontificam. São obrigados a trabalhar com material didático-pedagógico insuficiente, sem falar na completa insegurança que assola a comunidade escolar. 
Para se ter uma ideia, na semana passada, após audiência pública na Alepa, uma professora denunciou que, em junho, traficantes invadiram a Escola Estadual de Tempo Integral Eneida de Moraes para levar o aluno alcunhado "Mucurinha", um adolescente de 13 anos. Toda a escola implorou que o garoto não fosse levado e fez um cordão humano para proteger o menino. Chamaram a polícia, os traficantes saíram, mas o aluno nunca mais voltou à escola e está desaparecido, provavelmente morto. Na mesma escola, essa professora relatou que foi estuprada no dia 27 de maio deste ano, por - pasmem! - um professor, e que nenhuma providência foi tomada: a direção da escola e a ouvidoria da Seduc disseram que vão esperar o trâmite do processo penal. Enquanto isso, ela é obrigada a conviver com o agressor. E, por ter chamado a imprensa à escola e denunciado o fato, foi repreendida e ameaçada de processo administrativo disciplinar. Ainda nessa escola, duas alunas adolescentes foram abordadas e levadas para um matagal onde foram estupradas.
O pior disso tudo é que o horror dessa escola não é exceção. Tanto em Belém quanto no interior a comunidade escolar está refém de traficantes, de estupradores, de assaltantes.
Os professores em greve pedem reestruturação das escolas; inclusão no PCCR dos demais trabalhadores em educação, já prevista na legislação; eleições diretas para direção de escola; jornada de trabalho com garantia de no mínimo 1/3 para hora-atividade (tempo reservado ao docente, cumprido na escola ou fora dela, para estudo e planejamento, destinado à avaliação do trabalho didático e à socialização de experiências pedagógicas, atividades de formação continuada, reunião, articulação com a comunidade e outras atividades estabelecidas no Projeto Político Pedagógico); regulamentação de aulas suplementares, e efetivação da lei do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), além do pagamento do retroativo do piso salarial de 2011, concurso público e formação continuada para os demais trabalhadores em educação.
Nada melhor do que, hoje, quando se comemora o Dia do Professor, o governo do Estado valorizar a profissão, proporcionando boas condições de trabalho e tirando das ruas os educadores, que estão mobilizados pela garantia de seus direitos.

Postado por Franssinete Florenzano

Nenhum comentário: