Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Álcool prejudica a memória

04/4/2012

por Redação do Saúde em Pauta

alcoolismo 300x224 Álcool prejudica a memória

Amnésia alcoólica pode ocorrer sem a perda da consciência.

É comum em nossa sociedade o consumo de substâncias etílicas em festas e confraternizações, porém, em alguns casos, o uso abusivo pode gerar atitudes desagradáveis e constrangedoras. Após a bebedeira, alguns sintomas e consequências são incontroláveis, por exemplo, a amnésia alcoólica. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de países da América que mais consomem álcool.

Pesquisa feita pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), revela que as jovens entre dez e 18 anos lideram o ranking dos consumidores de álcool. Para estas jovens, o consumo excessivo passa de estimulante a sedativo. “Provoca uma alteração química no organismo. Em alguns casos, há uma leve sedação, que resulta em estados de alegria e relaxamento. A memória fica temporariamente prejudicada e pode gerar blackouts ou deixar a pessoa fora do ar”, afirma Rita Calegari, psicóloga do Hospital São Camilo.

Nos jovens, além de poder prejudicar no rendimento escolar e convívio social, a amnésia causada pelo álcool pode danificar a memória remota e a recente e também, causar problemas neurológicos, ocasionando sequelas. Quando misturado com outras drogas, a reação no organismo é inesperada. Esta combinação pode potencializar ou desenvolver novos efeitos.

Alguns distúrbios e transtornos podem ser consequências da amnésia como crises de ansiedade, mudanças de comportamentos e perda do controle emocional. Após a ingestão de álcool, reações como desarranjos intestinais, vômitos, desidratação, coma alcoólico e desgaste do aparelho digestivo, são estragos que a substância pode causar.

Este tipo de perda de memória pode resultar em sentimentos de culpa e envergonhamento. “Quando a pessoa abusa do álcool, ela pode se sentir arrependida, vai ficar sabendo de coisas que ela fez e não se lembra. Por exemplo, em festas de empresas e família, a pessoa alcoolizada não coloca em risco só sua integridade física, mas também seus valores morais em relação ao respeito e ao comportamento”, conclui a psicóloga.

Perda da consciência e esquecimento temporário

A amnésia alcoólica pode ocorrer sem a perda da consciência e mexer diretamente com o sistema nervoso central. “É possível manter uma conversa ou executar outros atos normalmente, mas, após ficar sóbrio, não terá memória e lembranças do fato ocorrido”, alerta a especialista.

Alguns fatores contribuem para esta perda de memória como fome e cansaço. “O organismo fica sem defesa e mais vulnerável aos efeitos do álcool”, diz a psicóloga, enfatizando que consumir estas substâncias em jejum aumenta a chance de esquecimento temporário. “A absorção é mais rápida e o estrago é maior”, conclui.

* Publicado originalmente no site Saúde em Pauta.

(Saúde em Pauta)

Comentário-alerta do blog: Aos pinguços de plantão que pretendem “botar a cara no mato” nesse período de Pascoa, o texto acima está explicando, em linhas gerais, com uma linguagem científica, a velha máxima popular reproduzida entre os “biriteiro” que afirma categoricamente que “C… de bebado não tem dono!'"

Nenhum comentário: